Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Grupo Carrefour Brasil adere a programa do Governo do Pará para fortalecer a pecuária sustentável no estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Da esquerda para a direita: Hana Ghassan, Vice-Governadora do Pará; Helder Barbalho, Governador do Pará; Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil; e Raul Protázio, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Foto: Divulgação)


Companhia, JBS, e os frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte formalizam acordo que oferecerá carnes certificadas nas gôndolas do varejista no estado a partir do segundo semestre deste ano

São Paulo, abril de 2025 – O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar no Brasil, a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e os frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte formalizam com o Governo do Estado do Pará na quinta-feira, 24 de abril, a assinatura do Termo de Intenções e Colaboração ao Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da produção responsável no estado e ao combate ao desmatamento ilegal. Essas empresas são as primeiras signatárias do programa, e a meta é, até 2026, implementar a rastreabilidade individual de todo o rebanho bovino paraense – do nascimento ao abate.
 As signatárias do termo se comprometem em contribuir para o avanço do Programa Pecuária Sustentável do Pará, que foi desenvolvido como um importante mecanismo para o combate ao desmatamento ilegal, desenvolvimento econômico, promoção do bem-estar social e intensificação sustentável da pecuária no estado do Pará.
 Reconhecendo a relevância do Programa para ampliar a transparência e a conformidade na cadeia produtiva da pecuária, as empresas se comprometem incentivar a produção de carne rastreada e livre de desmatamento ilegal, apoiando a transformação da pecuária paraense, gerando empregos, renda no campo e oportunidades de negócios, além de desenvolver esforços para informar aos consumidores sobre os diferenciais da carne rastreada, valorizando sua origem sustentável e criando oportunidades para promover a pecuária paraense como referência em práticas responsáveis e conscientes.
 O Grupo Carrefour Brasil será a única varejista brasileira a integrar a iniciativa, e terá suas lojas no estado como as primeiras a comercializar produtos com a certificação do programa, a partir do segundo semestre deste ano.
 Para o programa, o Grupo Carrefour Brasil investirá R$ 10 milhões que serão destinados à aquisição de brincos eletrônicos e chips, que alimentarão o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), lançado em 2024, e também ao apoio a pequenos e médios produtores rurais do estado, com assessoria gratuita para regularização de fazendas, em um esforço colaborativo e multifinanciado entre o Grupo e a JBS. As empresas se comprometeram ainda a auxiliar no engajamento de outros atores da cadeia, como associações, bancos, outros frigoríficos e entidades do setor público.
 “A proteção do planeta e da biodiversidade é um dos pilares da estratégia do Grupo Carrefour Brasil, além de criar mecanismos para rastreabilidade e monitoramento da carne que adquirimos de nossos fornecedores, entendemos que temos um papel e uma responsabilidade em agendas colaborativas de alto impacto para proteção da biodiversidade”, explica Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
 O aporte da companhia faz parte do Fundo de Florestas, iniciativa que destina R$ 50 milhões em projetos destinados para o combate ao desmatamento por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.
 “Para nós, uma pecuária sustentável significa benefícios para o meio ambiente e para o produtor. Por isso, desde que instituímos esse programa, na COP 28, em Dubai, nós temos trabalhado para, por um lado, garantir a rastreabilidade do rebanho e, ao mesmo tempo, levar incentivos ao produtor, para garantir com que nessa transição, nesse avanço, ninguém fique para trás. Hoje, o Pará está garantindo a redução do desmatamento sem perder a sua produtividade. Somos o estado com o segundo maior rebanho bovino do Brasil e estamos alcançando índices históricos na redução do desmatamento, como a menor área desmatada desde 2019 alcançada no último mês de março, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isso comprova que estamos no caminho certo e que seguiremos avançando”, destacou o Governador do Pará, Helder Barbalho.
 Segundo a última Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Pará abriga o segundo maior rebanho bovino do país, com cerca de 25 milhões de animais, e compreende uma parcela significativa da Amazônia Legal. A política de rastreabilidade será essencial para atender a exigências crescentes de mercados internacionais, como União Europeia e China, que demandam comprovações robustas de origem e sustentabilidade dos produtos.
 “A JBS atua em uma coalizão liderada pelo governo do Pará, em parceria com ONGs como a TNC (The Nature Conservancy) e outros atores, para impulsionar um ambicioso plano de rastreabilidade e pecuária de baixo carbono na região. Por meio de investimentos em programas de rastreabilidade, regularização ambiental e requalificação comercial de pequenos produtores, a empresa tem contribuído com a evolução da pecuária no Estado”, disse Bruno Brainer, diretor de operações da Friboi na região Norte.
 O frigorífico Rio Maria, com forte atuação no sul do Pará, também integra o grupo e desempenha papel relevante na implementação do programa. A companhia já participa de um projeto piloto de rastreabilidade animal, que utiliza tecnologia para garantir a origem e a conformidade ambiental das fazendas fornecedoras. Sua adesão ao Programa Pecuária Sustentável do Pará reforça o compromisso com práticas produtivas responsáveis e com a construção de uma cadeia de fornecimento mais transparente e sustentável.
 “Entendemos que a rastreabilidade é uma exigência do futuro, e participar dessa transformação junto ao Governo do Pará e demais parceiros mostra que é possível produzir com responsabilidade e agregar valor à cadeia da carne e do couro”, afirma Roberto Paulinelli, presidente do frigorífico Rio Maria. Sobre o Grupo Carrefour Brasil Há 50 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), inclusão e diversidade (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aquie conheça mais sobre o Grupo.
 Sobre a JBSA JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável. 

Informações para a imprensa:Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | imprensacarrefour@loures.com.br 
 JBSE-mail: jbs@fsb.com.brTelefone: (11) 3165-9673Visite a sala de imprensa da JBS e fique por dentro das principais novidades:Link