Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Governo garante luz para zonas rurais com Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Pedro Guerreiro – Agência Pará)

Sistemas de energia elétrica no campo, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), incentiva o desenvolvimento socioeconômico

Por Aldirene Gama (SEDEME)

A implantação de sistemas de energia elétrica em zonas rurais, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), tem sido fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de localidades que ainda não dispõem do serviço ou que precisam de ampliação.

De 2021 a 2024, o PIS, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), através da sua Diretoria de Energia (Diren/Sedeme), contemplou mais de 190 comunidades, distribuídas entre 44 municípios paraenses, com recursos superiores a R$ 100 milhões. Ao todo, foram construídos mais de 1.300 km de nova rede de energia elétrica, beneficiando 4.076 famílias. Além disso, há 119 km em andamento e mais de 117,2 km já autorizados para execução.

As ações são executadas pela Equatorial Energia, por meio de um Termo de Compromisso, que prevê investimentos de 1,5% da receita operacional líquida da concessionária, que realiza a obra observando os parâmetros legais e ambientais vigentes, garantindo um fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social que ainda carecem do serviço.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

No exercício de 2024, quinze municípios paraenses receberam a equipe técnica da Diretoria de Energia (Diren/Sedeme), responsável pelo gerenciamento do PIS, que realizou visitas técnicas para a implementação do serviço em áreas rurais. São eles: Afuá, Anapu, Augusto Corrêa, Curuçá, Goianésia do Pará, Irituia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Muaná, Oeiras do Pará, Prainha, Santa Maria das Barreiras, Santa Isabel do Pará, Santarém e Tomé-Açu.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), Paulo Bengtson, destacou que o programa implementado pelo governo por meio da Sedeme visa expandir a energia elétrica para zonas rurais e promover o uso de fontes renováveis no Pará, garantindo o desenvolvimento socioeconômico, priorizando baixas emissões de carbono e alinhando-se ao compromisso do Governo do Estado com a agenda mundial de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).

(Fonte: Agência Pará)