O lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães vai passar por Levantamento Hidrográfico, garantindo, assim, melhorias e segurança para a população. Isso foi possível graças ao Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado pelo Governo do Tocantins, na quinta-feira, 26, em parceria com a Marinha Brasileira. O evento ocorreu na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), sede da Marinha em Palmas, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
O Levantamento Hidrográfico vai ser realizado na extensão do lago na capital Palmas, incluindo ainda áreas no município de Porto Nacional e esse estudo vai resultar na Planta Batimétrica do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães, que irá definir áreas perigosas as embarcações de veículos aquáticos, vai avaliar operações de dragagem e ainda analisar e mapear a profundidade em alguns pontos do lago.
Com esse documento será possível realizar sinalização, limitação, isolamento de trechos considerados perigosos e ainda o balizamento no lago, garantindo mais segurança para os usuários. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância dessa ação, já que o Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães é composto por praias e áreas para banhos em diversas cidades do Tocantins. “Esse nosso levantamento, esse trabalho que será feito vai trazer mais segurança, já tivemos muitos acidentes e se nós pudermos evitar assim faremos e queremos a Marinha conosco. O Lago é muito utilizado para o turismo, agradecemos essa parceria e vamos continuar usando as nossas águas para os esportes náuticos, para o lazer e o turismo, mas sem colocar em risco a vida das pessoas”, afirmou o Governador.
Na extensão do lago existem inúmeros bancos de areia, troncos e galhadas de árvores, que acabam contribuindo para acidentes envolvendo embarcações. Segundo o comandante do 7º Distrito Naval, vice-almirante Gilberto Santos Kerr, a Planta Batimétrica do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães é um desejo antigo da Marinha, que agora vai trabalhar mais respaldada, garantindo melhores resultados na segurança para a população. “É uma alegria estar assinado esse acordo que é muito importante para a Marinha, há mais de um ano eu busco esse acordo para que pudéssemos fazer esse levantamento hidrográfico e dar mais segurança para a população que utiliza o lago. Esse levantamento é fundamental e agradeço o Governo por abraçar essa missão com a Marinha”, afirmou o vice-almirante Gilberto Santos Kerr.
A expectativa é que a Planta Batimétrica fique pronta em outubro deste ano e a assinatura do Acordo de Cooperação é resultado de uma solicitação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Hercy Filho, afirmou que além de estruturar o lago e garantir assim mais segurança, o documento vai garantir o fomento do turismo local. “Esse trabalho é extremamente importante para o turismo e para o esporte náutico. Teremos uma radiografia completa, uma fotografia de profundidades de questões que aparecem no decorrer dos corredores de navegação e de exercício de esportes náuticos, o Tocantins é um Estado de águas e a Marinha é nossa parceira no turismo, queremos atrair mais turistas, mas de forma segura”, destacou o secretário.
Acompanharam o Governador no evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica o Capitão de Fragata Capitão dos Portos, Artur Roberto Quirino da Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Silva Neto; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Coronel Carlos Eduardo Farias; secretários do governo e equipe da Marinha no Tocantins.