Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Governo do Tocantins discute parceria com programa privado de assistência técnica agrícola para capacitar o produtor rural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Reunião realizada no gabinete da Semarh contou com a participação da Seagro, Naturatins e Ruraltins

AgroPlus capacita gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da gestão a partir de visitas técnicas para a análise e monitoramento de 182 indicadores sociais, ambientais e econômicos.

Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

A secretaria do Meio Ambiente e Recursos  Hídricos (Semarh) recebeu, nesta terça-feira,22,os gerentes Douglas Carneiro e Bernardo Pires da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para tratar da execução de um termo de parceria público-privada entre as partes para execução no Estado do programa privado de assistência técnica agrícola AgroPlus. O programa capacita gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da gestão da sua fazenda a partir de visitas técnicas para a análise e monitoramento de 182 indicadores sociais, ambientais e econômicos.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva da Semarh, Karynne Sotero, acompanhada de técnicos e diretores da pasta, e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, do subsecretário da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagro),  Adenaux Santana,  do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Rafael Roques Felipe,  e demais técnicos das respectivas pastas.

O AgroPlus foi apresentado pelo gerente do programa no Tocantins, Douglas Carneiro que destacou a importância da iniciativa para ajudar os produtores na gestão das propriedades rurais com a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais que formam o tripé da sustentabilidade.

“As ações sustentáveis realizadas no campo proporcionam benefícios diretos na melhoria de toda a cadeia, aportando saúde e segurança para todos os funcionários envolvidos e familiares residentes nas fazendas. Além da questão econômica e social, o Agro Plus auxilia os produtores no cumprimento do Código Florestal Brasileiro, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais, explicou.

O programa já atende sete estados no país, incluindo,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, e os  estados do Matopiba:  Maranhão, Piaui, Bahia e, agora, o  Tocantins. No Estado, a meta é  contemplar em  torno de 200 produtores, anualmente,com as seguintes linhas de ação: Construções Rurais, Melhores Práticas de Produção, Qualidade de Vida, Qualidade do Produto, Responsabilidade Social e Viabilidade Econômica e Financeira.

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, reafirmou o interesse em firmar a parceria com a Abiove para a operacionalização do programa no Estado, destacando a necessidade de reforçar o trabalho de monitoramento e combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal.

“Essa agenda é de total interesse porque vai nos ajudar a implementar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e outras importantes  ações com a implantação do Selo Verde para termos acessos ao mercado internacional de venda de crédito de carbono ” pontuou.O presidente do Ruraltins reiterou que “é fundamental a iniciativa privada investir na sustentabilidade, na produção,  em apoio ao agricultor rural”.

A Semarh, em conjunto com as demais pastas, irão, a partir de agora, formatar a minuta de cooperação técnica,  para posterior assinatura  do termo de cooperação técnica previsto para o primeiro semestre do ano.

AgroPlus

O Programa AgroPlus é fruto de parcerias institucionais entre produtores rurais, indústria, sociedade civil, academia, governo e instituições financeiras, para o desenvolvimento de uma agenda sustentável comum. Existe um trabalho de estreita coordenação das atividades entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT/MG/MS/BA/MA), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg), o Instituto BioSistêmico (IBS), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). (Ascom Governo do Tocantins).

Crédito: Marcel de Paula