Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

GlobalSynch Group, em Piracicaba (SP) discute estratégias para aumentar eficiência reprodutiva da pecuária leiteira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Apesar das biotecnologias disponíveis, muitas fazendas leiteiras ainda utilizam monta natural ou inseminação convencional, limitando o desempenho reprodutivo das vacas. Para enfrentar esse cenário, a GlobalGen vet science promove, de 22 a 24 de maio, na ESALQ/USP, em Piracicaba (SP), o GlobalSynch Group – Amigos do Leite, encontro técnico voltado a profissionais da reprodução, com foco na aplicação de programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e como atingir o Ciclo de Alta Fertilidade em rebanhos leiteiros.

O evento terá a presença dos pesquisadores Milo Wiltbank (University of Wisconsin–Madison) e Richard Pursley (Michigan State University)  pela primeira vez juntos no Brasil -, criadores do primeiro protocolo de IATF do mundo, o Ovsynch, base para uso desta biotecnologia em escala mundial. Participam também o professor Roberto Sartori (ESALQ/USP), hoje um dos grandes nomes da reprodução animal atual, além do coordenador técnico da GlobalGen, Carlos Consentini, e do gerente técnico, Alexandre Prata, com amplos estudos medindo o desempenho da IATF no leite de Norte a Sul do país.

Durante os três dias, serão discutidos temas como fisiologia da reprodução, pré-sincronizações, protocolos hormonais, perdas gestacionais e estratégias para concepção no início da lactação, pilares do ciclo de alta fertilidade.

A programação inclui cases de sucesso de fazendas que utilizam programas otimizados de IATF com resultados consistentes. Entre os tópicos: farmacofisiologia hormonal, manejo do primeiro serviço pós-parto, re-inseminações e perda gestacional. “Hoje, muitas fazendas ainda enfrentam desafios de baixas taxas de serviço e concepção, resultando em elevados intervalos entre partos. Uma série de fatores (nutrição, conforto, saúde, genética) afeta o desempenho reprodutivo. No entanto, a implementação de programas de IATF otimizados com pré-sincronizações para o 1º serviço pós-parto e estratégias eficientes para re-inseminar as vacas vazias são essenciais para melhorar a eficiência reprodutiva e colocar as vacas no Ciclo da Alta Fertilidade”, observa o Dr. Carlos Consentini, coordenador técnico da GlobalGen e responsável pela programação do encontro.

Sobre a GlobalGen Vet Science

A GlobalGen Vet Science é uma joint venture controlada pela UCBvet Saúde Animal com a holding americana ReproGen. Sediada em Jaboticabal, no interior paulista, atua com protocolos, produtos e suporte técnico voltados à reprodução bovina, superando a impressionante marca de 12 milhões de sincronizações, desde o início das operações.

robson@pecpress.com.br
robson@pecpress.com.br
(11) 98642-8773