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Fortalecer a mídia especializada no Agro é a essência da campanha promovida pela ABMRA

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Campanha “O Agro é grande e com o marketing fica ainda maior” é iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro.

Valorizar os veículos segmentados do agronegócio, dando o destaque devido ao conteúdo de qualidade que produzem para o fortalecimento de um dos setores mais importantes e que mais crescem no país. Este é o foco da nova campanha da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), cuja primeira fase foi apresentada a reunião do Comitê de Veículos de Mídia da entidade, ocorrida no dia 20 de maio, que reuniu comunicadores e debateu os caminhos para a comunicação e marketing no Agro brasileiro.

“Valorizamos a produção de conteúdo em todos os veículos, sejam impressos, eletrônicos ou digitais, mas é preciso mencionar a força das revistas especializadas. Com o avanço da comunicação digital, sua relevância parecia ter diminuído. No entanto, elas mantêm o grande alcance. É preciso disseminar essa informação. Também devemos contribuir para mostrar os veículos do Agro para anunciantes em potencial e incluir a indústria nesse meio. Como a única entidade com foco exclusivo em marketing e comunicação, nosso objetivo é discutir formas de gerar novos negócios para esses veículos”, explicou Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA.

Essa frente de trabalho da ABMRA está sendo estruturada por meio do contato com profissionais de marketing, gerentes de produtos, profissionais de agências, em alianças e agendas com entidades como ABAP (Associação Brasileira de Agentes de Propaganda) e Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), associados de entidades do Agro, empresas que atuam no agro e, também, empresas que podem ingressar no Agro. “Queremos que as empresas de fora da porteira entendam que o Agro é um campo de oportunidades. Para ter acesso a esse mercado gigante, elas precisam saber quem somos e como o Agro impulsiona diferentes segmentos da economia”, destaca Fernanda Ibañez, Diretora responsável pelos Comitês ABMRA.

Para contribuir com a discussão, Pedro Silva, presidente do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), destacou na reunião do Comitê de Veículos de Mídia o trabalho realizado pelo seu instituto. “Nós fazemos auditorias, checando se as publicidades contratadas foram realmente empregadas e de que forma, além de analisar o comportamento, tanto de anunciantes, como de agências e veículos. Auditar esses dados garante maior credibilidade “, pontuou Pedro. A campanha promovida pela ABMRA conta com a parceria do instituto que oferece aos associados o seu selo, dando o aval de tiragem e audiência de seus canais.

Cassiano Ribeiro, jornalista da Revista Globo Rural, provocou os participantes a refletirem que, nas negociações, a verificação do IVC não tem surtido tanto efeito para trazer anunciantes, assim como influenciadores que dizem que, hoje, o número de curtidas já não é mais tão importante quanto o engajamento. “Temos que mostrar a importância de ter essa verificação – o selo –, que sempre foi a nossa régua. A filiação ao instituto é o que determina a audiência do nosso produto, de forma transparente”.

O presidente do IVC lembrou que, para haver sucesso, é necessário um esforço conjunto. Para ele, a busca por credibilidade caiu muito. “As empresas investem em redes sociais, sites de busca e inúmeras plataformas onde não existe nenhum tipo de auditoria, gerando o risco de compra de bots, sem qualquer tipo de garantia de retorno em engajamento. Nós percebemos que, à medida que o investimento em digital e redes sociais cresceu, o contrário ocorreu com jornais e revistas”, alertou.

Eduardo Monteiro, Coordenador do Comitê de Veículos de Mídia da ABMRA, lembrou que o marketing e a comunicação estão em constante mudança, por isso a iniciativa da ABMRA em iniciar a campanha. “A mesma estratégia pode não funcionar para as empresas de um mesmo setor. Nós sempre batemos na tecla de como o marketing precisa ser uma pauta entre as prioridades das lideranças, porque é com ele que vão acessar seu público e vender produtos e serviços. O trabalho feito pelos veículos de comunicação especializados em agronegócio mostra como o conhecimento no setor é importante na hora de acessar seu público. E quanto mais as empresas abrirem mão de um único meio para se comunicar, mais portas vão abrir em seus negócios”.


Raphaela Candido Texto Comunicação