A tecnologia desses produtos contribui para o cultivo e, consequentemente, aumentam a produtividade e a qualidade do produto final
Os fertilizantes com aminoácidos contribuem para que as plantas tenham maior eficiência energética e melhoria na produtividade
São Paulo, julho de 2022 – Complementares à adubação convencional, os fertilizantes com aminoácidos da Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, contribuem na melhor absorção de nutrientes e no combate a estresses bióticos e abióticos. Estes podem se tornar essenciais para o produtor, dado que a função dos aminoácidos é tornar as plantas mais eficientes em seus processos fisiológicos, auxiliando nos períodos em que as condições climáticas não são favoráveis e quando ocorrem ataques de pragas e doenças.
Segundo o especialista sênior da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, Rafael Hirano, os fertilizantes com aminoácidos colaboram para que as plantas tenham maior eficiência energética e, consequentemente, melhoria na produtividade quando estão vivenciando momentos críticos. “De maneira geral, os fertilizantes com aminoácidos são utilizados em menores proporções, se comparados aos fertilizantes tradicionais. Desta forma, conseguem gerar grandes efeitos na fisiologia das plantas. Por exemplo, o aminoácido prolina, utilizado para controle osmótico em momentos de déficit hídrico”, destaca Hirano.
A estimativa de aumento da produtividade e rendimento no cultivo, com o uso de fertilizantes com aminoácidos, pode variar de cultura para cultura. Contudo, em alguns estudos científicos realizados pela Ajinomoto do Brasil, os resultados apontam o crescimento de rendimento de 1% a 15%. (“Em trabalho de campo realizado junto ao pesquisador da ESALQ/USP Rafael Pedroso, a utilização de AMINO Plus pós fito na cultura do tomate auxiliou na recuperação das plantas e incrementou na produtividade de 5 a 9%.”).
“Quando associados a outros produtos para controle de pragas e doenças, os aminoácidos também podem potencializar o efeito contra as pragas encontradas na produção agrícola, gerando efeito sinérgico. Cada um possui uma ou mais funções que pode auxiliar no controle de agentes bióticos, desde a produção de compostos de defesa até a eliminação de compostos tóxicos produzidos”, ressalta Rafael.
Entre o vasto portfólio de fertilizantes da Ajinomoto do Brasil, os mais indicados para evitar o estresse da produção são o AMINO Proline, podendo ser aplicado no momento pré-florada e pós-florada, e o AMINO Plus, com aplicação para a evolução da absorção de outros nutrientes e recuperação das plantas pós-fito.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
Race Comunicação