Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Líderes abrem 54ª Expoagro com destaque para potência do agro sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na programação da 54ª Expoagro, há um “Road Show para 27 jornalistas e influenciadores do agro” de 9 Estados do Brasil, que visitarão fazendas e sua produção em Cuiabá e Campo Verde

Por Jonas da Silva/AGRONEWS®

Lideranças do agro fizeram abertura da 54ª Expoagro e destacaram a potência global do agro de Mato Grosso e brasileiro cuja missão é ter equilíbrio entre produção e sustentabilidade.

Após 4 anos sem realização, 2 dos quais devido à pandemia, a feira agropecuária foi aberta no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá (MT), na noite de segunda-feira, (4/7). O evento ocorre até domingo, dia 10, com programação diversificada, como shows, Fórum das Cadeias Produtivas, rodeio, hipismo, prova de laço e atrações de entretenimento.

expoagro
Celso Nogueira – Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá/MT

O anfitrião e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, ressaltou a produção sustentável. “Os jornalistas de fora vão ter conhecimento para falar da grandeza do Estado de Mato Grosso, na produção com respeito ao meio ambiente e que é pulmão do Brasil”, disse. Na programação da Expoagro há um “Road Show para 27 jornalistas e influenciadores do agro” de 9 Estados do Brasil que visitarão fazendas e sua produção em Cuiabá e Campo Verde nesta terça e quarta-feira (5 e 6/7). O evento é organizado pelo Agronews em parceria com a Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, idealizadora do projeto.

expoagro
José Roberto Stopa – Vice Prefeito de Cuiabá/MT

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, destacou também a produção do agronegócio com respeito ao meio ambiente. “Até pouco tempo atrás se tinha o mito de que a agricultura e a pecuária agrediam o meio ambiente. E hoje produzimos respeitando o meio ambiente“, afirmou. Ele ainda informou que no próximo ano uma parte do Parque de Exposição estará reformado, após investimos de R$ 5 milhões da prefeitura do total de R$ 17 milhões.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do governo, César Miranda também ressaltou a produção agropecuária com preservação ambiental. “Trabalhamos para um Estado cada vez mais empreendedor, que garanta segurança alimentar e exemplo de preservação ambiental. Preservamos 62% do nosso território”, chamou a atenção. “Temos condição de dobrar nossa produção em 10 anos sem derrubar uma árvore. Só usando áreas degradadas”, descreveu uma tendência.

Já o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Osvaldo Pereira Junior, afirmou sobre a pujança do agro local e a importância dele para regiões não produtoras, como a capital. “A gente ouve falar que o Mato Grosso é a bola da vez, que esse Estado ninguém segura. E Cuiabá tem que ser o centro das atenções e não pode ficar fora desse circuito de crescimento. Essa onda. O Brasil fornece alimentos para o mundo”, explicou.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Crescimento chinês

O diretor administrativo financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, lembrou do recorde da produção de grãos e proteínas animais que o Estado lidera com aplicação de novas tecnologias. Ele comparou o crescimento de Mato Grosso ao da China para demonstrar o poder do agro.

“Quem faz isso são os homens do campo. Que alimentam nós e o alimentam o mundo. Temos problemas. Mas aprendermos a produzir e respeitar o meio ambiente”, apontou. Para arrematar: “Tenho orgulho de fazer o correto dentro da minha propriedade. E quem está errado, vamos buscar informações para ele corrigir”, recomendou.

O tom das autoridades e lideranças ao pesar o agronegócio no desenvolvimento do Estado pode ser explicitado nas grandezas que vem da lavoura. Mato Grosso é o maior produtor de soja, algodão e biodiesel do Brasil. E tem o maior rebanho bovino, com cerca de 32 milhões de cabeças em comparação com os 3,5 milhões de habitantes. Além do destaque na produção de milho. Já o Brasil tem o agro que ampara 29% do Produto Interno Bruto (PIB), primeiro produtor mundial de soja, laranja, café e cana de açúcar. E segundo produtor mundial de bovinos e aves.

A programação completa da 54ª Expoagro você acompanha clicando aqui.

AGRONEWS® é informação para quem produz