Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Experiências globais serão apresentadas na primeira Jornada da Agricultura Saudável, nos dias 10, 11 e 12 de agosto, em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Experiências globais de implementação de uma agenda de preservação, de sustentabilidade e de conservação na agricultura serão apresentadas na primeira Jornada da Agricultura Saudável, que o Instituto Moara promove nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). É possível participar do evento de forma presencial ou online. As inscrições, limitadas, estão abertas e podem ser feitas pelo sitehttp://www.institutomoara.org/.

No dia 12 de agosto, a partir das 9 horas, um time de especialistas de vários países traz informações sobre o que está acontecendo ao redor do mundo e sobre quais são os desafios e as oportunidades que existem em cada continente, referentemente à agricultura saudável.

Thiago Gimenez Barbosa, da Syntropic Solutions, irá abordar agricultura sintrópica na Austrália, país que é um dos maiores produtores de orgânicos do mundo. Jean Mourot, presidente da empresa Red Clay Bio Food, traz sua experiência em orgânicos da França. Agricultura orgânica é também o tema de Andrea Calgaro, da Confederazione Italiana Agricoltori, da Itália.

Daniel Bertani Lopes da Costa, da empresa Regenagri, da Holanda, trata de agricultura regenerativa. A Regenagri faz parte do organismo de registro internacional Control Union e tem sob sua certificação mais de 400 mil hectares de terra ao redor do mundo. Luís Eduardo Santos, da Moara União Europeia, em Portugal, e Alexandre Trabbold, diretor regional do Instituto Brasil África, em Angola, completam as apresentações. A mediação será do produtor de orgânicos Joe Carlo Vianna Valle, da fazenda Malunga, no Distrito Federal.

Conceito

Agricultura saudável é um conceito que se refere à produção de alimentos saudáveis, adequados e nutritivos, com uso prioritário de agentes biológicos, buscando o equilíbrio dos ecossistemas agrícolas por meio da melhor utilização de energia, dos recursos naturais, da conservação da biodiversidade, e da melhoria da fertilidade e da estrutura do solo e da qualidade da água. Relaciona-se ainda com o desenvolvimento de sistemas alimentares social e ambientalmente sustentáveis.

Difundir conhecimento sobre agricultura biológica e fomentar a sua aplicação são alguns dos objetivos do Instituto Moara, que atua desde 2020, formado pela Moara Bioestimulantes Agroambientais, indústria de insumos biológicos. Nesse caminho, o instituto posicionou-se como pioneiro em soluções inovadoras, que envolvem pesquisa, desenvolvimento, extensão, abordagem prática, na promoção de uma agricultura regenerativa e saudável para o consumidor final.

CEO da Moara e vice-presidente do Instituto Moara, Douglas Scheunemann avalia que a pandemia de covid-19 fez surgir nas pessoas ao redor do mundo uma busca por melhores práticas em saúde e por maior qualidade de vida, o que inclui alimentação saudável. Ele, no entanto, avalia que muitas vezes essa busca fica prejudicada pela falta de informação qualificada. “O Instituto Moara se guia pelo princípio de que o maior ativo existente atualmente é a informação, porque é a partir dela que produtores e consumidores podem fazer escolhas melhores. E é por isso que a Jornada da Agricultura Saudável está aberta para qualquer pessoa que se interesse por alimentação saudável”, afirma.

Serviço

Jornada da Agricultura Saudável

Data: 10, 11 e 12 de agosto, às 9 horas

Local: Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Também haverá transmissão online

Inscrições: Pelo site do Instituto Moara – http://www.institutomoara.org/. São gratuitas e o participante na modalidade presencial deve entregar, no primeiro dia do evento, um quilo de alimento não perecível

(Vincere Comunicação – Brasília – DF)