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Estudo aponta que quase 60% dos consumidores brasileiros valorizam certificação socioambiental no momento da compra

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Pesquisa foi realizada pela CNC; Selo Verde Brasil promete trazer ainda mais confiança aos consumidores

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que 58% dos brasileiros consideram importante os selos e certificações socioambientais. O estudo foi realizado para entender os perfis dos consumidores brasileiros, com foco em como os aspectos ambientais, sociais e econômicos influenciam suas decisões de compra.

Ainda segundo o levantamento, 94% dos entrevistados declararam adotar um consumo mais racional, pesquisando preços e evitando compras por impulso. Para a maioria, o consumo consciente está relacionado a questões ambientais, como a redução da poluição (61%) e o uso responsável dos recursos naturais (58%). Os consumidores também optam por marcas que não estejam associadas ao trabalho infantil ou análogo à escravidão (56%).

“Os dados mostram que a adoção de práticas ESG – Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) – deixou de ser opcional para se tornar essencial à sobrevivência no mercado,” afirma Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Neste ano, por meio do Decreto 12.063/24, o Governo Federal criou o Selo Verde Brasil. A marca levará em consideração as práticas ambientais, sociais e de governança das organizações, garantindo aos consumidores que os produtos ou serviços adquiridos respeitam o meio ambiente e os direitos humanos.

As normas que servirão de base para essa certificação serão elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e aplicadas por certificadoras acreditadas pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“O Selo Verde Brasil vai, de fato, revolucionar o comércio brasileiro, trazendo mais credibilidade aos produtos e serviços e, consequentemente, mais confiança ao consumidor. Uma organização que já implementou normas como a ISO 14001, de gestão ambiental, e a NBR 16001, de responsabilidade social, estará mais preparada para essa nova certificação,” destaca Alexandre Xavier.

Segundo o vice-presidente de ESG da Abrac, a Avaliação da Conformidade é essencial para uma economia mais forte e competitiva. “Normas e certificações no âmbito ESG elevam o Brasil no cenário internacional, uma vez que, assim como outras certificações emitidas por organismos acreditados, o selo em desenvolvimento também possui reconhecimento global,” conclui.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda e Ana Flavya Hiar

E-mail: contato@infographya.com.brflavyahiar@infographya.comimprensa@abrac-ac.org.br