Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Equipamento de proteção é essencial para quem lida com defensivos agrícolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC) Hamilton Ramos (Foto: Divulgação)

Novo episódio do “Conversando com o Especialista!”, iniciativa do Sindiveg, explica como práticas adequadas protegem o trabalhador rural no campo

O uso de defensivos agrícolas é uma etapa fundamental no manejo de pragas e doenças nas lavouras, mas também exige atenção rigorosa às práticas de segurança. O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é uma das principais medidas para reduzir riscos de exposição e proteger a saúde dos trabalhadores envolvidos na aplicação. 
 
Neste contexto, “Segurança na Aplicação de Defensivos” foi o tema do novo episódio da série “Conversando com o Especialista”, produzida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). O vídeo conta com a participação do pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC) Hamilton Ramos, que explica os principais riscos envolvidos no processo e ressalta a importância do uso adequado dos EPIs.  
 
“Levamos em consideração todas as mudanças relacionadas à qualidade e à forma de seleção do equipamento de proteção ideal para elaborar o módulo que integra os treinamentos do Sindiveg. No uso de defensivos agrícolas, saber utilizar o EPI é essencial, pois ele representa a última barreira de segurança para o trabalhador”, afirma Ramos. 

O pesquisador destaca que o equipamento deve equilibrar proteção e conforto térmico para evitar rejeição ao uso e manter a efetividade da proteção. Ele alerta que equipamentos de baixa qualidade ou inadequados podem aumentar a exposição aos produtos. 

Ramos também ressalta a importância de máquinas bem reguladas e calibradas, operadas por profissionais capacitados. Segundo ele, o EPI deve ser utilizado para controlar exposições residuais, após a adoção das demais medidas de segurança. 

“Precisamos entender as exposições e os cenários de trabalho para selecionar corretamente o equipamento de proteção. O módulo apresenta o que há de mais moderno em seleção e qualidade de EPI, contribuindo para aumentar a segurança dos profissionais que lidam com defensivos”, conclui o pesquisador. 

O episódio completo da série “Conversando com o Especialista” está disponível nas redes sociais do Sindiveg.  

Plataforma com cursos gratuitos 

O Sindiveg disponibiliza uma plataforma on-line e gratuita de cursos, que oferece treinamentos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, boas práticas no campo, relação entre agricultura e apicultura e controle biológico. O objetivo é capacitar agricultores e profissionais do setor, com emissão de certificados.  

Ramos é o responsável pelo Módulo 1 do curso “Uso correto e seguro”, que apresenta orientações sobre controle de riscos durante a aplicação e o uso adequado de EPI. O conteúdo inclui o Manual de Segurança de Aplicação de Agroquímicos e foi desenvolvido com base nas normas e legislações mais recentes sobre o tema.  
 
Os cursos gratuitos podem ser acessados em http://sindiveg.org.br/cursos   
 
Sobre o Sindiveg 

Há mais de 80 anos, o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal atua no Brasil representando o mercado de defensivos agrícolas no País, com suas 23 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. O Sindicato tem como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto dos defensivos, bem como apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, na promoção do uso consciente de defensivos agrícolas, sempre respeitando as leis, a sociedade e o meio ambiente. Mais informações: www.sindiveg.com.br 

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824