Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

É logo ali: foi dado início ao plantio da competição de cultivares de soja da AgroBrasilia 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Serão plantados 69 materiais de 16 empresas

10 de novembro, foi dado o pontapé inicial de plantio para a competição de cultivares de soja da AgroBrasilia 2023. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a Feira AgroBrasília, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o ensaio é a oportunidade para as empresas apresentarem suas cultivares para os produtores.

Lafayette Machado, agrônomo e responsável técnico da Coopa-DF, disse que a iniciativa conta com a participação de 16 empresas, 69 materiais e destacou algumas novidades para a edição do ano que vem.

“Esperamos ter sucesso igual aos anos anteriores, com respostas para o produtor e para as empresas, avaliando os prós e contras de cada material. Foi mudado um pouco o sentido de plantio em relação aos anos anteriores para aproveitar a mesma palhada para todos os materiais. Na safrinha, tinha os ensaios de sorgo e de milho, e então, para não prejudicar material nenhum, nós mudamos todos para cima de palhada de milho”, explicou Machado.

A Competição de Cultivares de Soja é uma prova tradicional e o marco inicial da AgroBrasilia. Faz parte da competição, o tradicional Dia de Campo, quando os produtores têm a oportunidade de conhecer o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes, auxiliando na tomada de decisões para as próximas safras. O Dia de Campo acontecerá em fevereiro de 2023.

Em 2023, a AgroBrasília será realizada de 23 a 27 de maio.

(Pedro Costa- Assesssoria de Imprensa – AgroBrasília).