Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Documentário inédito apresenta panorama da Agricultura Biodinâmica e seus conceitos que vão além das práticas orgânicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Método de cultivo agrícola criado há 100 anos pelo filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, a Agricultura Biodinâmica é a  interação entre solo, plantas e ritmos cósmicos. Em sua concepção, cada elemento do ecossistema desempenha papel crucial na produção agrícola. Foi o primeiro movimento de agricultura regenerativa, orgânica e agroecológica a surgir de forma organizada no Ocidente.

Por meio de incentivo a projetos culturais da Lei Rouanet e patrocínio da Indaco, o Documentário Biodinâmicas foi idealizado pela videomaker paulistana Ruth Slinger e parceria com o roteirista e apresentador do projeto, o músico e agricultor Raphael Vasconcelos Balboni que tem como pseudônimo Raphael Arcänjo. O objetivo é mostrar o impacto e um panorama da Agricultura Biológica Dinâmica, suas influências e traçar um retrato das formas de agricultura praticadas atualmente no Brasil. Resgata a dimensão solidária na economia, tema tão urgente em um mundo cada vez mais assolado pelas mudanças climáticas.

O documentário Biodinâmicas será lançado no site oficial biodinamicas.com.br e pelo Youtube @biodinâmicas. A página no Instagram abriga conteúdos com mais informações. 

Os Preparados Biodinâmicos

A Agricultura Biodinâmica utiliza várias técnicas criadas pelo Dr. Rudolf Steiner em 1924 com base na Antroposofia (ciência do espírito), como a preparação de compostos orgânicos especiais e homeopáticos, o uso de técnicas de plantio e colheita em momentos específicos dos ciclos planetários e zodiacais. Considera-se a propriedade um organismo vivo, no qual a interação entre solo, plantas, animais e seres humanos é fundamental para o sucesso do sistema auto-sustentado. Não concebe o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos sintéticos, mas o uso de práticas de manejo integrado, como a rotação de culturas, adubação verde e integração de animais, uso de cristais e plantas medicinais e órgãos animais (como os chifres das vacas), a utilização de cobertura vegetal e mais.

O trabalho agrícola segue os ritmos da natureza, das estações e constelações. As fases lunares e os movimentos cósmicos orientam o plantio, a poda e a colheita, em sintonia com o tempo da Terra como organismo vivo. Cada ser (solo, plantas, animais e o agricultor) faz parte de um mesmo corpo. Quando há equilíbrio surge a saúde da terra. O conceito de organismo agrícola é uma grande contribuição para pensar a individualidade de cada sítio ou fazenda.

Conteúdo do documentário

A fim de trazer à luz o tema para as novas gerações, Ruth Slinger e Raphael Arcänjo entrevistaram agricultores, pesquisadores e pessoas de comunidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo que adotam a prática da Agricultura Biodinâmica. Entre os locais visitados estão Ilhéus, Itacaré, Uruçuca e Serra Grande, na Bahia, Parque do Zizo e UOAEI em São Miguel Arcanjo, Botucatu, Iperó e Itaberá, no estado de São Paulo.

Eles também participaram recentemente da 3ª Conferência Internacional de Pesquisa Biodinâmica entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2025 na Royal Agricultural University, em Cirencester, no Reino Unido, que teve como tema “The Whole and Its Parts” (O Todo e Suas Partes). Esse encontro reuniu pesquisadores, agricultores e instituições de 46 países, promovendo trocas de experiências e aprofundando o diálogo científico sobre os avanços da Agricultura Biodinâmica e suas práticas sustentáveis em diferentes contextos e culturas.

Durante o evento foram entrevistadas 12 profissionais que desempenham papéis significativos na promoção da Agricultura Biodinâmica e da pesquisa relacionada: a Phd Manuela de Lachapelle (diretora de P&D em Viticultura e Enologia da DBR Lafite, França), Liesl Haasbroek (proprietária e CEO da Flowforms na África do Sul), Doutor Jonathan Code (Docente Sênior em Gestão Sustentável da Terra na Royal Agricultural University, UK), André Tranquilini (agricultor biodinâmico e educador. brasileiro, gestor da propriedade Waltham Place no Reino Unido), Binita Shah (agricultora biodinâmica, empreendedora social e profissional do desenvolvimento agrícola do Nepal), Eduardo Rincón (Co-líder da Seção de Agricultura no Goetheanum, Suiça), Alysoun Bolger (Coordenador de Normas na BFDI – Biodynamic Federation Demeter International), Richard Swann (editor da revista “Star and Furrow” e Coordenador de Pesquisa na Biodynamic Association, Reino Unido), Jean-Michel Florin (Coordenador do Movimento Biodinâmico Francês), David Martin (Médico Sênior na Filderklinik, em Stuttgart, Alemanha), Charlotte Southall (do Centro de Agroecologia, Água e Resiliência (CAWR) da Universidade de Coventry, Inglaterra) e Patrick Holden (Fundador e Diretor do Sustainable Food Trust and Patron of the Biodynamic Association, UK). Eles compartilharam experiências, conhecimentos e perspectivas sobre como a biodinâmica pode contribuir para práticas agrícolas sustentáveis e conscientes que impactam positivamente sobre a crise climática.

Em viagens pelo Brasil ou através de vídeochamadas, foram entrevistados João Volkmann, (engenheiro agrônomo, produtor biodinâmico brasileiro e sócio fundador da Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul), Peter Webb, (australiano e Permacultor, facilitador de cursos práticos, vivências de ecopsicologia aliada ao budismo tibetano), entre outros. 

Sobre Ruth Slinger

Videomaker desde 1981, Ruth Slinger faz uso das mais diversas tecnologias de vídeo para criar uma linguagem única: direta, pessoal e artística. Desde o primeiro festival brasileiro de vídeo, o Fotoptica-MIS, vem marcando presença nos grandes eventos de vídeo arte, como Vídeo Brasil e In Edit. Sua versatilidade a levou a explorar o vídeo como linguagem em cenários de teatro e shows, sendo considerada a primeira VJ brasileira. Como diretora transitou por formatos audiovisuais, como programas para TV (MTV a GOGO, Top Teen do Canal 21) e DVDs (Especial Paulo Ricardo e 10 Anos de Noite Ilustrada), além de videoclipes e documentários (Moda Brasileira, 10 Anos de Música Eletrônica no Brasil, Projeto Saúde e Alegria, Cop 15 Só Quero Saber do que Pode Dar Certo e Rio +20), entre outros. Seu mais recente trabalho foi a realização como idealizadora, roteirista e diretora da série de TV Doutora Querida, com produção executiva da produtora Grifa. A obra de Slinger já foi homenageada em exposições, como Arquivivo de Iluminação (2000, Sesc Pompéia), Vídeo Recortes (2011, Museu da Imagem e do Som de São Paulo) e Arquivo Vivo (2015/2016 no Sesc Pinheiros e Araraquara).

Sobre Raphael Vasconcelos Balboni

Raphael Arcänjo é roteirista, interlocutor, professor e consultor de Agricultura Biodinâmica. É vice-presidente da ONG APAZ (Associação do Parque do Zizo), graduado em Gestão Ambiental pelo SENAC, professor e consultor, pós-graduado e especializado em Agricultura Biodinâmica pela UNIUBE e atual Mestrando em música na UNESP no Instituto de Artes da UNESP, sob a orientação a doutorada em Antropologia, mestrado em Psicologia da Educação (PUC-SP) e bacharelado em Música, Marisa Fonterrada, referência em ecologia acústica e educação musical, pesquisadora da relação entre paisagem sonora, meio ambiente e processos de escuta consciente. Raphael é músico, cantor e compositor, iniciou seus estudos no Conservatório Zimbo Trio aos 13 anos, passando por diferentes escolas e conservatórios, com iniciação em contrabaixo, canto lírico e piano clássico. Lançou três discos autorais, tem formação em Antropomúsica e é Cantoterapeuta pela Escola do Desvendar da Voz, na Suíça.

Produção Executiva: Via Video Ruth Slinger

Direção Geral e Direção Artística: Ruth Slinger

Roteiro e Apresentação:Raphael Arcänjo

Coordenação Geral: Alexandre Duarthe

Direção de Fotografia e Drone: Rica Saito I Thiago Pires Nunes

Som direto: Miqueias Andrade da Motta

Produção: Aarón Fernández

Edição e Correção de Cor: Pablo Menna

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: DE FATHO COMUNICAÇÃO

Bride Machado: bridemachado@defatho.com.br – 11-99930-3343

Cris Landi: crislandimprensa@gmail.com – 11-97048-0602

ASSINATURA BRIDE.jpg