
A cidade de Igarapé do Meio (MA) sediou a 6ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), nos dias 30 e 31 de julho. A avaliação foi realizada no frigorífico Fribal, onde foram avaliados 533 animais – sendo 190 terminados em confinamento e 343, a pasto – de 10 pecuaristas de sete municípios do estado.
A etapa, que foi a 6ª realizada no Brasil este ano, foi resultado da parceria entre a ACNB com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Fribal.
Ao total foram avaliados 514 machos não castrados e 19 castrados: 84% dos animais tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com o peso médio de 19,9 arrobas.
O Maranhão é um estado muito importante para a pecuária nacional, possui um rebanho com mais de 10 milhões de cabeças de gado. O município de Igarapé do Meio possui cerca de 28 mil bovinos e a atividade pecuária local vem crescendo ano a ano.
“A 9ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025 foi um grande sucesso. É sempre um prazer ver a dedicação de todos os pecuaristas envolvidos e acompanhar a evolução dos animais avaliados. O estado do Maranhão vem se consolidando como uma força na pecuária nacional, com grandes avanços e uma forte atuação no melhoramento genético da raça Nelore. Estamos confiantes que as próximas etapas serão cada vez melhores”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos a Pasto:
José Jeremias Costa dos Santos, do Nelore JRR (Vitorino Freire/MA) recebeu a Medalha de Ouro. Ricardo Celso Pinheiro, da Fazenda Santa Tereza (Olhos D’Água das Cunhãs/MA) ficou com a Medalha de Prata e Livio Ribeiro Andrade, da Fazenda São Francisco do Carema (Itapecuru Mirim/MA) conquistou a Medalha de Bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Machos Confinados:
A CFSO Agropecuária, da Fazenda São João (Campestre do Maranhão/MA) ganhou a Medalha de Ouro. José Carlos Nobre Monteiro, da Fazenda Vitória (Bacabal/MA) recebeu a Medalha de Prata, enquanto Eduardo Ferreira de Vasconcelos Silva, da Fazenda Triunfo (Governador Edison Lobão/MA) ficou com a Medalha de Bronze na categoria.
“A etapa de Igarapé do Meio foi um sucesso total. Teve um aumento de 30% do número de animais em relação ao ano anterior e tivemos sete concorrentes na categoria de boi a pasto e três na categoria de bois confinados. A CFSO é bicampeã na categoria de Machos Confinados e se sente orgulhosa por participar desse Circuito que é o maior campeonato de avaliações de carcaças do mundo”, comenta Renato Correa, da CFSO Agropecuária.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Gabriela Carvalho – Texto Comunicação Corporativa – SP |