Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Diversificação da mão de obra no agronegócio amplia a presença feminina do campo aos centros de pesquisa 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No campo, Dayanne Mororó, Representante Técnica de Vendas da BRANDT Brasil no oeste da Bahia (Foto: Divulgação)

Com um aumento de mais de 300 mil mulheres no setor entre 2023 e 2024, elas assumem o controle, promovendo mudanças no perfil do agronegócio
 

Além de mais jovem e tecnológico, o campo também está se tornando cada vez mais feminino. Empregando mais de 28 milhões de pessoas e representando cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, o agronegócio tem diversificado a mão de obra. Segundo o relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), somente no terceiro trimestre de 2024, o número de mulheres no setor chegou a 10.751.012, um aumento de 332.343 em relação ao mesmo período de 2023. Comparado ao segundo trimestre de 2024, o crescimento foi de 95.676.

Esse movimento é observado em todas as posições, seja no comando das propriedades rurais, nos laboratórios e em cargos de representação técnica no campo. A BRANDT Brasil, empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e biossoluções, demonstra como essa mudança tem levado as mulheres a assumirem o controle de suas carreiras, ao compartilhar histórias inspiradoras de profissionais que vêm se destacando no setor em todas as áreas.
 

Consolidando o legado familiar

Foto: Carregando Bag de Plantio – Izabela Batalini

Bisneta, neta e filha de produtores, Izabela Batalini, conta que sempre esteve conectada com o campo. Inicialmente, se formou em Biomedicina, mas ao concluir seus estudos, percebeu que seu verdadeiro desejo era continuar ao lado da família, no campo. “Pedi ao meu pai para continuar com ele e, para minha felicidade, ele aceitou. Acredito que, naquele momento, foi Deus que permitiu essa mudança de caminho, para que eu me desenvolvesse ainda mais e respeitasse tudo o que minha família construiu com tanto esforço”, comenta.

Com o tempo, Izabela, que agora está se formando em Agronomia, conta que foi adquirindo mais conhecimento sobre os diferentes setores da empresa. Hoje, além da parte administrativa e financeira, também aplica na prática o que está aprendendo na faculdade. “Posso dizer que me sinto realizada”, finaliza a produtora rural.





Trazendo resultados para o campo

Foto: Palestra – Ana Ruschel

Ana Claudia Ruschel, pesquisadora em Fitopatologia na Fundação MS, também está assumindo o controle. Natural do Paraná, iniciou sua trajetória ainda muito jovem trabalhando ao lado de seu pai em uma loja agropecuária, o que a conectou com as demandas do campo.

Durante a graduação, ela já sabia que queria retribuir aos produtores o que estava aprendendo. Após se formar, trabalhou em fazendas e sonhava em ser consultora. Porém, ao ouvir que “mulher para ser consultora precisa ter mestrado e doutorado”, decidiu buscar exatamente isso. Iniciou o mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, com foco no desenvolvimento de soluções. O que poderia a desmotivar, a levou para um novo caminho em sua vida profissional, e atualmente se dedica à geração e validação de tecnologias agrícolas.




 

Levando soluções aos produtores rurais

Foto: Dayanne Mororó

No campo, Dayanne Mororó, Representante Técnica de Vendas da BRANDT Brasil no oeste da Bahia, percorre as propriedades rurais levando conhecimento técnico com foco na saúde das plantas e na otimização dos resultados. Após se tornar mãe, Dayanne somou a realização profissional a sua jornada materna. ”Ser mãe me impulsionou ainda mais a seguir o meu sonho, meu filho é meu maior motivador”, conta.
 

Em seu dia a dia no campo, Dayanne tem a missão de conectar as inovações tecnológicas com as necessidades dos produtores, para que eles possam melhorar seus resultados e garantir maior produtividade, o que contribui para fazer a diferença no agronegócio. “Me orgulho muito de ser essa ponte entre as inovações e as demandas do campo”, afirma.

A profissional comenta ainda que o amor pelo campo já está crescendo no coração do pequeno Heitor. “Hoje ele tem três aninhos e já adora o campo, viu? Usa bota e tudo!”, brinca.
 

Sobre a BRANDT

A BRANDT Brasil é uma subsidiária da norte-americana BRANDT, uma empresa agrícola líder, que atende agricultores em todo o mundo. Fundada em 1953, desenvolve tecnologias que atuam na fisiologia vegetal, tecnologia de aplicação e biossoluções para diversas culturas. Presente em mais 80 países, carrega o propósito de respeitar o investimento do produtor, entregando resultados reais no campo por meio de tecnologias inovadoras. No Brasil desde 2015, possui sede em Cambé (PR).

Informações para imprensa:

CDI Comunicação
Gabriela Salazar – gabriela.salazar@cdicom.com.br – (15) 99783-8577

André Guerra – andre.guerra@cdicom.com.br (11) 99674-7758

Jorge Valério – jorge@cdicom.com.br (11) 99822-9013