A maior feira de zebuínos do mundo termina dia 4 de maio

Discursos que enfatizaram a necessidade de união e de valorização do Agro deram o tom da abertura da feira, que há quase 100 anos recebe políticos e criadores de todo o Brasil em sua inauguração. Questões relacionadas aos mesmos problemas que há anos assombram a produtividade pecuária, como é o caso da invasão de terras, foram abordadas.
O deputado federal e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, chamou atenção para as questões como o “abril vermelho”.
“Estamos em pleno 2025 e ainda temos que vivenciar esse tipo de situação”, disse o deputado, lembrando que a FPA atua sempre em defesa dos produtores. “Ninguém cumpre o compromisso ambiental que o produtor brasileiro cumpre. Nossos concorrentes não estão nem aí para o respeito com as matas ciliares, eles abrem espaço para produção e não têm o mesmo compromisso que nós”, explicou.
Lupion ainda finalizou falando das políticas para o agronegócio, que ainda não respeitam o potencial de produtividade do país. “Aquela máxima que a política está da porteira para fora acabou; ela influencia, sim, da porteira para dentro”, ressaltou.
O Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, ressaltou a necessidade de reconhecer e reverenciar os pioneiros pelo trabalho que abriu o caminho para todo esse avanço produtivo no setor pecuário.
“Temos, todos aqui, o dever de defender quem produz alimentos. E podemos, sim, fazer a boa política, sem nunca perder nossos valores. O Brasil tem a sorte de ter uma FPA forte e atuante, liderada pelo deputado Pedro Lupion. Temos governadores que apoiam e defendem o Agro, como o Governador Zema, Governador Caiado, Governador Ratinho. Independentemente dos governos, todos nós, juntos, estaremos sempre prontos para defender o Agro e quem produz”, afirmou.
Gabriel alertou para a importância da união dos setores. “Governos vêm e vão, são transitórios. Nossas famílias, nosso trabalho, nossa atividade, produzir alimentos, gerar empregos: isso sim é permanente”, finalizou.
A Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou a seriedade com que o município trata a segurança no campo.
“Aqui, respeitamos que realmente trabalha em prol da produtividade no campo e nos preocupamos com a efetiva segurança dos produtores”, disse.
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, refletiu sobre as situações de intranquilidade do Agro, que são constantes, e que só vão acabar com a representatividade maior do setor em Brasília. Já o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, lembrou que tem orgulho de seus avós serem mineiros, afirmando que a genética do Zebu, como base da pecuária brasileira, é a responsável pelo patamar alcançado no mercado internacional.
“O sangue zebuíno está praticamente em todos os rebanhos que temos no país. Hoje, o Paraná tem 25% da produção de proteína animal do país. Fiquei feliz em ouvir do Governador Zema que o agronegócio mineiro ultrapassou a mineração”, afirmou.
Ratinho Júnior elogiou a ABCZ, que tem sido uma entidade que ajuda a alinhar as ações em prol da pecuária.
O Govenador de Minas, Romeu Zema, disse que é firme em relação à proteção de quem trabalha no campo. “Vamos caminhar juntos em prol de um Brasil melhor. Tiro o chapéu para o setor do Agro, que merece todo o respeito”, finalizou.
Em seus 90 anos de sucesso, a ExpoZebu tem perspectiva de superar os negócios do ano anterior e trouxe para o palanque outras autoridades, como o Presidente da Faemg, Toninho de Salvo, além de embaixadores de vários países e várias gerações de pecuaristas, vereadores de Uberaba e região e representantes de entidades ligadas ao agronegócio, como presidentes de Sindicatos Rurais da região. Representantes de diversas associações de raça e diversos seguimentos empresariais também estiveram presentes.
Pioneirismo e Legado
O Presidente Gabriel Garcia Cid enalteceu a história e o legado das famílias que trabalham há décadas pelo desenvolvimento do Zebu no Brasil. “Se, no passado, os pioneiros ousaram sonhar com o Brasil, o maior produtor mundial de alimentos, hoje, trabalhamos para garantir que esta realidade se consolide cada vez mais. Não é sinônimo de conservadorismo – para nós, significa abrir novos caminhos, pensar diferente, fazer o que ninguém fez antes”, afirmou.
Com seus 106 anos de história, a ABCZ possui mais de 25 mil associados e detém um dos maiores bancos de dados de registro e melhoramento genético de bovinos do mundo. “Estamos lançando, nesta ExpoZebu, a Galeria ABCZ de Raçadores”, revelou o Presidente. Na galeria, estão os principais reprodutores da história, dentre um total de 164.257 animais, que são pais dos mais de 16 milhões de zebuínos registrados.
Homenagens e protocolos
Três protocolos foram assinados: o Projeto Integra ABCZ foi o primeiro, assinado pelo Presidente da ABCZ e o Presidente Executivo da Associação Rede ILPF, Francisco Matturro. Nesse acordo de cooperação técnica, o objetivo é promover integração de esforços entre as partes, para a execução de atividades conjuntas, visando à ampliação e à adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Basil, com ênfase em tecnologias sustentáveis para a produção pecuária, promovendo ações de capacitação, transferência de tecnologia e inovação.
Depois, aconteceu a assinatura do Convênio CNA, Senar e ABCZ, que tem por objeto definir as condições preliminares de negociação entre as entidades, para fins de incentivar o comercio eletrônico de animais zebuínos e afins, em plataforma específica de propriedade da ABCZ. Assinaram o protocolo o Presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, e o Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara.
Por fim, foi assinado protocolo de intenções entre ABCZ e Emater-MG para que a contratada, por meio de assistência técnica e extensão rural, atue como agente de negócios junto ao ABCZ Shopping Online, agindo como parceiro estratégico na promoção de lotes de animais a serem comercializados. Assinou o Presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia.
Na abertura oficial, o Diretor das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), José Olavo Borges Mendes Júnior, trouxe homenagens a João Gilberto Rodrigues da Cunha, Arnaldo Rosa Prata e Luiz Antônio Josahkian: três nomes importantes para a instituição, que completa 50 anos de história.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa e Emater Minas Gerais. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava.
Tags:
Matéria produzida pela Assessoria de Imprensa da ABCZ
O programa Conexão Rural faz a cobertura da 90ª ExpoZebu a convite da ABCZ, com o apoio do Grupo Zucatelli, de Marabá (PA), e da COIMMA – Balanças e Troncos de Contenção – Dracena (SP)