Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Desmame eficiente requer planejamento para garantir bem-estar dos animais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Separação do bezerro da mãe pode ser traumático; cuidados evitam estresse tanto da cria quanto da matriz

O desmame de bezerros faz parte da rotina da fazenda, mas é um processo que demanda planejamento acertado, uma vez que pode ser traumático tanto para a mãe quanto para a cria. Com os cuidados adequados, o desmame eficiente garante o bem-estar do animal, sem perda de produtividade da propriedade.

O processo pode ser feito entre quatro e oito meses de idade, quando os animais já não dependem do leite materno e estão plenamente aptos ao consumo de alimentos sólidos. Isso ocorre porque nessa fase as crias já são consideradas ruminantes.

“A fazenda deve ter como meta produzir em torno de 160 kg de bezerros desmamados por vaca exposta na estação de monta. Ou seja, se uma fazenda colocou na estação de monta 500 vacas, precisamos desmamar 80 mil quilos de bezerros. A amamentação é parte importante da fase de crescimento e determinante para atingir esta meta”, explica o zootecnista e diretor técnico comercial da Connan, Bruno Marson.

Segundo ele, é importante considerar que o período de desmame é um dos mais estressantes na vida do animal, pois está afastado da segurança da mãe e se adaptando a uma nova condição. Por isso, o estresse desse manejo causa diversas perdas na produtividade do rebanho, afetando o ganho de peso dos animais.

Assim, o bom planejamento é fundamental para minimizar esses efeitos negativos e a queda do desempenho nesta fase. É muito comum os bezerros perderem peso após o desmame. Para reduzir este efeito negativo os animais devem ser condicionados por no mínimo 30 dias, com uma técnica que fornece alimento concentrado palatável e de boa qualidade, além de boa disponibilidade de volumoso. A água também precisa estar sempre limpa, ser de boa qualidade e à vontade para os animais.

“Na hora de separar os bezerros, é importante realizar o condicionamento com suplemento proteico energético, realizar visitas diárias aos lotes e manter o contato visual entre a mãe e a cria. Nesse tipo de desmama, as vacas e os bezerros são mantidos lado a lado, separados apenas por uma cerca ou uma estrada, melhorando o bem-estar dos animais. A utilização de algumas vacas solteiras, as ‘madrinhas’, junto aos bezerros é recomendada, pois acabam orientando os animais recém-desmamados em relação à localização da fonte de água e do cocho de suplementação. Também é preciso estar atento à saúde dos animais e, no caso de bezerros doentes, isolá-los do restante do lote”, explica Marson.

O especialista ainda ressalta que se deve evitar o transporte e comercialização dos animais recém-desmamados. Além de fornecer alimentos de qualidade, manter locais de descanso e colocar os bezerros em pastagens de boa qualidade.

“Caso haja necessidade de transportar os animais, é necessário reduzir ao máximo o estresse desse manejo, evitando os horários mais quentes do dia e se possível realizando a comercialização e o transporte para propriedades mais próximas. Quanto maior o trajeto, mais estresse ao bezerro”, finaliza Marson.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca, o engenheiro agrônomo pela ESALQ, Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.

Mais informações: http://www.connan.com.br.

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824