Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

“Desafios do Agro em Cenário de Incertezas” será o tema do 59° Encontro Ruralista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Lima Rodrigues, em foto de arquivo em Belém, quando entrevistou o presidente da Faepa, Carlos Xavier, após a sua reeleição dia 8 de fevereiro deste ano

“Desafios do Agro em Cenário de Incertezas” será o tema do 59° Encontro Ruralista
Na oportunidade, serão debatidos, por exemplo, a realização da COP-30, no Pará, o Crédito de Carbono e a Monetização das Florestas.

Os cenários políticos e econômicos do setor produtivo do país, e informações de como proceder mediante a embargos ambientais serão alguns dos temas abordados no 59° Encontro Ruralista, a ser realizado na próxima terça-feira, 6, e quarta-feira, 7, na sede do Palácio da Agricultura, das 8h às 18h. Nesta edição, o tema central ao longo dos dois dias de conversa com o setor produtivo será os “Desafios do Agro em Cenário de Incertezas”.

O Encontro é promovido pelo Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos, com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), e tem o objetivo de reunir as lideranças sindicais rurais, coordenadores dos Núcleos Regionais e produtores rurais dos 144 municípios do Estado, para discutir diversos assuntos em favor da classe agrícola.

A abertura do evento na terça-feira, 6, será realizada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier. Na ampla lista de palestras, o tema “Cenário Econômico e Reforma Tributária”, será ministrado pelo coordenador do Núcleo Econômico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Renato Conchon. Também haverá apresentação do consultor do Núcleo de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão.

Na temática sobre meio ambiente, a programação contará com as orientações do consultor Sênior de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus, que abordará a temática “Embargos Ambientais: Como proceder?”.

A Defesa Sanitária do Estado estará na pauta do Encontro e será discutida por meio da apresentação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) sobre o Plano Estratégico de Retirada da Vacina Contra Febre Aftosa. O assunto será apresentado por Catherine Fragoso, auditora fiscal do MAP, e por George Santos, fiscal agropecuário da Adepará. Também serão repassados os informes sobre as medidas de combate da Influenza Aviária. As informações serão repassadas pela fiscal agropecuária da Adepará, Lettier Lima.

O ciclo de palestras contará ainda, com o tema “Proposta de Rastreabilidade da CNA para o MAP”, que será apresentado pelo presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco Castro. E o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, abordará o tema “Rastreabilidade de Bezerros”.
Na temática “Assuntos Fundiários” serão abordados os subtemas “Reintegração de Posse de Propriedade Rural”, “Cancelamento e Requalificação de Matrículas – ADPF 1056 – CNA” e o “Marco Temporal Terra Indígena – PL490/2007”. Os assuntos serão apresentados pela assessora técnica do Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos, Eliana Zacca, e o assessor do Núcleo de Apoio Empresarial da Faepa, Mário Solano.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, participará do Encontro e fará uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pela Instituição, no que se refere às atividades de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

O 59° Encontro Ruralista também reunirá a Frente Parlamentar da Agricultura do Estado do Pará, com a finalidade de discutir as prioridades para o agronegócio paraense.

Assessoria de Comunicação do Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos

Carla Moura
98858-0228
Íria Maria
98822-8132