Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COP30: Redução de 60% no consumo de água é possível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Tecnologia inédita já economizou 35 vezes o total de água dos lagos do Ibirapuera

       A crise hídrica será um dos temas centrais da COP30, marcada para novembro em Belém, na Amazônia — região onde os efeitos da escassez de água já são cada vez mais evidentes. Um estudo recente aponta que o Brasil pode perder até 40% da sua disponibilidade de água potável até 2040, agravando um cenário que já é alarmante. Hoje, o país desperdiça 37,78% da água tratada, o equivalente a 7.636 piscinas olímpicas por dia, volume capaz de abastecer 54 milhões de brasileiros durante um ano. Segundo  Isaelson Oliveira, fundador e CEO do Grupo Hi, “a escassez hídrica é uma realidade cada vez mais urgente, e empresas que dependem intensamente da água, como as do nosso setor, não podem se omitir. Temos uma responsabilidade ética, ambiental e social de liderar práticas sustentáveis e combater o desperdício. Não é mais uma escolha, e sim, uma obrigação”.

       Enquanto as mudanças climáticas intensificam a seca no Nordeste, reduzem o fluxo dos rios no Norte e tornam o acesso à água mais imprevisível no Sul e Sudeste, especialistas e líderes mundiais buscam, na COP30, soluções sustentáveis para frear esse avanço. Atenta a essa urgência, a Lavanderia 60 Minutos, rede de lavanderias self-service do Grupo Hi, adota um sistema que reduz o consumo de água. Em mais de 500 lojas, as máquinas utilizam 60% menos água por ciclo em comparação com lavadoras convencionais, o que já resultou em uma economia superior a 8 bilhões de litros nos últimos 10 anos, o equivalente a 1 milhão de caminhões-pipa e 35 vezes o total de água dos lagos do Ibirapuera, que juntos, somam 225 milhões de litros.

       Diante da crise hídrica no Brasil, a empresa aposta em inovações que reduzem o consumo de recursos naturais sem comprometer a qualidade dos serviços. A empresa também atua na conscientização dos consumidores sobre os benefícios das lavanderias compartilhadas, que ajudam a minimizar o desperdício de água e energia. Além disso, esse modelo contribui para a redução da poluição e da extração de insumos utilizados na fabricação de máquinas domésticas, que, por sua vez, têm menor durabilidade em comparação às máquinas industriais self-service, projetadas para atender centenas de pessoas. Como resultado dessas iniciativas, a empresa já alcançou uma economia de aproximadamente 1 bilhão de kWh em consumo energético e adota insumos biodegradáveis em suas operações. “Nosso objetivo é oferecer soluções eficientes e acessíveis, contribuindo para um futuro mais equilibrado e sustentável”, completa Isaelson Oliveira.


Sobre o Grupo Hi

Grupo Hi é a holding por trás da maior rede de lavanderias self-service da América Latina, a Lavanderia 60 Minutos. Fundado em 2015 por Isaelson Oliveira, o grupo revolucionou o mercado com um modelo de franquia inovador, acessível e escalável, unindo tecnologia, sustentabilidade e conveniência para transformar a experiência de higienização têxtil. 

Com um crescimento exponencial, a rede encerrou 2024 com 1,5 milhão de clientes fidelizados e um faturamento de R$ 53 milhões, além de 890 unidades ativas e um ambicioso plano de expansão para atingir 1.400 lojas até o final de 2025 e internacionalizar a rede de lavanderias self-service em breve para países como Estados Unidos e Portugal. Esse avanço é impulsionado pela recente entrada de João Kepler, CEO da Equity Group, como investidor e chairman do conselho.

Grupo Hi se diferencia pela criação e desenvolvimento de soluções inteligentes, como os armários automatizados Laundry in Box, os produtos biodegradáveis HiPlim, e a digitalização dos serviços com plataformas como BolePix, um meio de pagamento próprio, e HiChat, um chat e voicebot baseado em inteligência artificial desenvolvido pela IKLI, braço tecnológico do grupo. Além disso, a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos seus colaboradores. Através do programa HI Academy, a empresa disponibiliza cursos e grupos de aprendizado e destina 4 horas da carga horária semanal para que a equipe possa se dedicar a adquirir mais conhecimento.

Com um olhar estratégico para o futuro, o Grupo Hi não apenas lidera o setor de lavanderias self-service, mas também projeta um valuation de R$ 1 bilhão nos próximos três anos, consolidando-se como referência global em inovação, franquias e soluções sustentáveis, além do foco em fazer o primeiro IPO do setor.


Assessoria de Imprensa

Fabrizio Gueratto: 11 9 8272-8676

Priscila Oliveira: 11 9 8171 4242