
Objetivo é destacar experiências que conectam inovação
e sustentabilidade
Unidades do Sebrae dos nove estados da Amazônia Legal se reuniram em Roraima até este sábado, 6 de setembro, para a Amazontech 2025, um dos maiores eventos de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da região. Este ano, a COP 30 é um dos destaques: painel com representantes do Sebrae do Pará mostrará como o evento se conecta com os pequenos negócios da região.
Para Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, o evento em Roraima é um aceno à busca integrada de soluções para a região amazônica e uma prévia das atividades que serão realizadas em novembro, em Belém. “O Amazontech é mais do que um evento. É um chamado para unirmos esforços em busca de soluções para desafios comuns a todos os estados da Amazônia. Também é uma oportunidade de apresentar uma prévia das ações que vamos realizar na COP 30, em Belém. Esse trabalho conjunto fortalece cadeias produtivas, estimula a inovação e prepara os empreendedores para competir em mercados cada vez mais exigentes, sempre com a sustentabilidade como pilar do futuro da Amazônia”, explica.
Durante os três dias de evento, o Sebrae/PA esteve presente em outras frentes, como na Taberna Amazônica, onde foram apresentados e comercializados produtos de 25 pequenos negócios paraenses, incluindo dois empreendedores de Indicação geográfica (farinha de Bragança e cacau de Tomé-Açu), e dois painéis – um sobre “Transformação econômica, inovação e cidades inteligentes” e outro com o tema “COP 30 e os pequenos negócios”, com participação do diretor-superintendente Rubens Magno.
Para Francisco Sakagushi, produtor do cacau de Tomé-Açu, o apoio do Sebrae/PA é fundamental para que os empreendedores e pequenos negócios consigam participar de encontros como o Amazontech. “Nesses eventos, conseguimos expor nosso produto e participar de rodadas de negociação, o que nos ajuda a realizar bons negócios”, afirma.
Sobre o Amazontech
Com 20 mil metros quadrados de infraestrutura no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mais de 100 atividades distribuídas ao longo de três dias, o Amazontech se consolida como uma vitrine de soluções práticas para a Amazônia. A programação é guiada por três eixos: ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento; empreendedorismo sustentável e inclusão econômica; e inclusão social, valorização cultural e popularização da ciência.
Realizado pelo Sebrae Roraima, em parceria com a UFRR, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) e a Embrapa, o encontro reúne representantes do Sebrae dos nove estados da Amazônia Legal e do Sebrae Nacional em um ambiente de troca de conhecimentos e experiências voltadas à integração amazônica.
Sobre a COP 30 – Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A expectativa do Sebrae/PA é que toda a mobilização gerada para a preparação da COP 30, em Belém, deixe um legado importante para a capital paraense, consolidando-a como um novo polo receptivo turístico brasileiro.
Sobre o Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todos os municípios paraenses, por meio de 13 agências regionais, sediadas em municípios polo, e por meio de pontos de atendimento e das Salas do Empreendedor, em parceria com entidades de classe e prefeituras municipais, respectivamente.
Informações para a imprensa:
AViV Comunicação
Ana Vitória Gouvêa – ( 91) 8649-8484 – ana.vitoria@avivcomunicacao.com.br
Bianca D’Luca (73) 9 8805-9892 – bianca.dluca@avivcomunicacao.com.br
Katia Cardoso (11) 9 3775-6426 – katia.cardoso@avivcomunicacao.com.br