Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 Conexsus lança edital para fomentar inovação na sociobioeconomia amazônica em parceria com a Embrapii 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Conexsus, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), lança o Edital “Fundo de Oportunidades para Inovação – FOPI”, uma iniciativa voltada ao fomento da inovação industrial na sociobioeconomia amazônica. O edital tem como objetivo apoiar projetos de base comunitária que impulsionam, a partir da inovação, novos mercados e usos para produtos da sociobiodiversidade, promovendo a agregação de valor, o aumento da competitividade e o fortalecimento das cadeias produtivas da região. As inscrições já podem ser feitas no link.
 

O edital é direcionado a organizações produtivas que atuam no bioma amazônico, como associações de produtores, cooperativas singulares e centrais, federações de cooperativas e outras estruturas jurídicas formadas e lideradas por comunidades tradicionais, povos indígenas e agricultores familiares. As organizações devem possuir endereço fiscal na Amazônia e/ou atuação direta com produtos da sociobiodiversidade amazônica. “A chamada reforça o compromisso da Embrapii com modelos de desenvolvimento que combinam inovação, competitividade e valorização da sociobiodiversidade. Trata-se de apoiar iniciativas capazes de gerar valor para a indústria e, ao mesmo tempo, fortalecer cadeias produtivas baseadas na floresta em pé e nos saberes tradicionais”, disse Igor Nazareth, Diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii.
 

Uma vez que a abertura e consolidação de mercados é um dos maiores desafios para o crescimento da sociobioeconomia, o Edital FOPI buscará apoiar propostas inovadoras que contribuam para a agregação de valor aos produtos da sociobioeconomia, desenvolvimento de novos ingredientes ou ampliação de novos modos de adoção dos insumos derivados da sociobiodiversidade amazônica em processos industriais. É o que destaca Pedro Frizo, diretor de programas e inovação financeira da Conexsus: “Em que pese haja uma percepção quase que generalizada que a sociobioeconomia é composta por grande diversidade de produtos e insumos, ainda sabemos muito pouco sobre o seu potencial de utilização em processos industriais das mais variadas escalas. Expandir as relações de pesquisa e cooperação entre agentes de inovação científica-tecnológica com negócios comunitários é essencial para ampliar as possibilidades de comercialização e adoção em larga escala dos insumos derivados da sociobiodiversidade amazônica. Isto certamente contribuirá em muito para a geração de renda às populações envolvidas nesta economia”, ressaltou Pedro Frizo.
 

Um dos diferenciais da iniciativa é a exigência de que os projetos sejam desenvolvidos em parceria com uma Unidade Embrapii, garantindo suporte técnico e científico especializado ao longo do processo. Isto permitirá a conexão direta e inédita entre negócios comunitários e o ecossistema de inovação da Embrapii. A expectativa é que os projetos selecionados gerem impacto positivo direto nos territórios amazônicos, ampliando oportunidades econômicas sustentáveis, fortalecendo negócios comunitários e contribuindo para o desenvolvimento de uma economia baseada na valorização da floresta em pé e dos saberes tradicionais.
 

Para mais informações sobre o edital, critérios de elegibilidade e prazos, acesse o site da Conexsus: www.conexsus.org.
 

Sobre a Conexsus:

O Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus atua na promoção da conexão dos negócios comunitários com os mercados, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais, disponibilizando acesso a investimentos financeiros customizados para apoiar a estruturação dos arranjos comerciais e viabilizar as operações.
 

Assessoria de imprensa:

Myllena Amorim – (21) 99889-5708