Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Complexo de pragas desafiam produtividade da cana e reforçam a importância do manejo estratégico e eficaz 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Sphenophorus e cigarrinha podem reduzir em até 40% a produção da cana-de-açúcar. Solução da UPL ajuda a proteger e manter a produtividade dos canaviais 

  

A cana-de-açúcar é uma das principais atividades econômicas do Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial. A safra 2025/2026 é estimada em 663,4 milhões de toneladas, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além de ser matéria-prima para açúcar e etanol, a cana contribui para a sustentabilidade, já que seus resíduos são utilizados para geração de energia elétrica e de biometano. Porém, a cultura enfrenta diversos desafios fitossanitários, que exigem a atenção dos agricultores e afetam diretamente a produtividade e a rentabilidade. É o caso do ataque e da infestação de insetos. 

  

A UPL Brasil, do grupo UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, alerta os agricultores em relação a duas pragas de difícil controle: o bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) e a cigarrinhadacana (Mahanarva fimbriolata), que podem reduzir a qualidade e a longevidade do canavial. 

  

Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, explica: “O Sphenophorus é uma das pragas mais agressivas da cana. Suas larvas atacam o sistema radicular e o rizoma, interrompendo o fluxo de seiva e reduzindo o vigor da planta. Além disso, esse inseto dificulta a brotação da soqueira, diminuindo o número de cortes viáveis do cultivo”. 

  

Por apresentar ciclo longo e ficar protegido pela palha acima do solo, o Sphenophorus é a praga de mais difícil controle e a infestação se espalha facilmente por mudas contaminadas e máquinas agrícolas.  De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a praga pode causar perdas de até 30 toneladas por hectare ao ano, o que representa quase 40% de uma produção média. 

  

Valerim acrescenta: “Outro desafio importante é a cigarrinha, que tem dois momentos principais de ação: as formas jovens (ninfas), que vivem no solo e se alimentam da seiva das raízes, e os adultos (cigarrinhas aladas), que sugam a seiva das folhas, injetando toxinas que provocam amarelecimento, secamento e redução da fotossíntese. Isso causa perda de vigor e de sacarose (açúcar), além de favorecer o desenvolvimento de fungos, como o Capnodium”. 

  

Para combater o Sphenophorus e a cigarrinha, o manejo fitossanitário deve ser estratégico e eficaz, combinando monitoramento constante, controle biológico e uso criterioso de inseticidas. Soluções eficazes, como o inseticida Sperto, da UPL, se destacam por oferecer proteção comprovada e contribuir para o equilíbrio ambiental dos canaviais. 

  

O gerente de inseticidas da UPL afirma: “Combinando dois modos de ação complementares, com efeito de choque extremo e longo residual, Sperto é a solução de controle multi-pragas para o canavial. Sperto também oferece segurança para as usinas, pois é uma das poucas soluções inseticidas do mercado com registro de aplicação aérea. Além disso, possui a maior concentração por hectare de bifentrina, trazendo segurança e confiança no controle das pragas”. 

  

Em estudo realizado em parceria com a Global Cana, foi observado que a área tratada com Sperto obteve 80,5 toneladas de cana por hectare (TCH), enquanto a área “testemunha” (sem tratamento) alcançou apenas 51,6 t/há. Ou seja, ganho de 56,1% de TCH. 

  

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, destaca: “Sperto é uma solução única e patenteada, que entrega a melhor performance contra as pragas mais difíceis de controlar na cana. Os resultados do estudo mostram essa proteção e aumento da produtividade, reforçando o compromisso da UPL com a alta performance no campo. A gestão eficiente das pragas não é um custo. Trata-se de investimento direto em produtividade e deve sempre caminhar junto da sustentabilidade”. 

  

Sobre a UPL 

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 15.000 registros. Estamos presentes em mais de 140 países, representados por mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar – incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais –, visite www.uplcorp.com/br e siga-nos no Linkedin, no Instagram e no Facebook

Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa (SP)