Brasil é um dos maiores exportadores de frutas para mercado europeu e países possuem metas ambiciosas para reduzir consumo de embalagens de plástico de uso único.
Campinas, março de 2024. O mercado de exportação de frutas no Brasil tem registrado crescimento significativo nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o país teve grandes avanços nas exportações de frutas em 2023, ultrapassando a marca de US$ 1,2 bilhão em faturamento, representando um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior.
Com as exportações brasileiras de frutas para a União Europeia aumentando significativamente, a proibição de embalagens plásticas de uso único pelos países que compõe o bloco a partir de 2030 impulsiona a demanda por alternativas sustentáveis no Brasil. Recentemente, parlamentares da União Europeia estabeleceram metas de redução de resíduos de embalagens plásticas, exigindo que as embalagens sejam recicláveis até 2030 e recicladas de forma eficaz até 2035. Também estão inclusas na proibição embalagens plásticas de bandejas de frutas e legumes.
A WestRock Brasil, empresa fornecedora de soluções e embalagens de papel e papelão ondulado, possui opções para fruticultores brasileiros em embalagens sustentáveis para transporte e manejo de diversas variedades de frutas, legumes e hortaliças e se desafia, diariamente a desenvolver ainda mais alternativas: “Nossas fábricas, soluções e equipes especializadas trabalham para apoiar nossos clientes em atender às demandas do mercado internacional, com soluções personalizadas de nossas embalagens compostas de fibras virgens de origem responsável, recicláveis e biodegradáveis, alinhando-se com as iniciativas de sustentabilidade e economia circular da União Europeia e demais países com as futuras normas de produção, consumo e uso de embalagens”, afirma Vivian Cruz, gerente Sênior de Estratégia, Marketing e Customer Experience da WestRock Brasil.
Alternativas sustentáveis para mercados doméstico e internacional
Entre as soluções desenvolvidas nos últimos anos pela WestRock, estão cumbucas de fibra natural, biodegradáveis para uvas, morangos, figo e demais frutas de pequeno calibre ou que, por exemplo, necessitam unificação, em alternativa as usuais embalagens plásticas. As embalagens de papelão para frutas, legumes e hortaliças trazem também ganhos para a marca do produtor, já que permitem personalização em design e impressão. Usando a tecnologia HyGraphics® de pré-impressão com qualidade fotográfica, que elimina a necessidade de embalagens adicionais ou displays, o produto se destaca no ponto de venda. Dessa forma, a identidade visual é transmitida até a mesa do consumidor.
“A tecnologia, que é exclusiva da WestRock na América do Sul, oferece possibilidades de personalização de cor e formato, de acordo com a identidade visual da marca, com opção de criar alças e contornos específicos”, completa Vivian.
Já para o mercado de frutas de grande porte, a empresa desenvolveu na linha SmartGuard® BINs de papelão ondulado, caixas grandes e resistentes para uso no transporte, comumente feito à granel, como melancia, que também facilitam a exposição no varejo, esta, aliás, foi uma exigência de um varejista norte-americano para a comercialização das melancias brasileiras. A solução também pode aplicar-se a outras frutas maiores, como melão.
Soluções serão apresentadas no principal evento do segmento da América Latina
Entre os dias 16 e 18 de abril, a WestRock participará da primeira edição da Fruit Attraction na América Latina, organizado pela IFEMA MADRID e pela FEPEX. Além de embalagens de fibra natural, biodegradáveis e sustentáveis para transporte e venda de frutas e legumes, a empresa apresentará soluções de automação para embalamento, que apresentam grande procura pelo segmento.
Laís Modesto | |
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