Palestras, leilões, exposições de animais, de veículos, de insumos e de outros inúmeros produtos dos mais diversos segmentos do agronegócio fizeram parte da programação da 4ª Feira de Agronegócios de Carajás (FEAGRO), que foi aberta na quinta-feira (9) no auditório do Sindicato Rural de Marabá (PA) e terminou no domingo, dia 12 de outubro.
A Feagro teve como objetivo reunir entidades, produtores e empresas do setor para momentos de palestras e compartilhamento de informações e tecnologias, que buscam o fortalecimento da produção rural, além de potencializar o agronegócio em Marabá e região.
Diversas empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio participam da FEAGRO.
O estande do Grupo Zucatelli marcou presença na feira exibindo as renomadas marcas Fiat, Mitsubishi, Mahindra Motore, Effa e Miller, e também com animais da RR Agropecuária que expôs na FEAGRO vários tipos de bovinos como reprodutores da raça Nelore e Girolando, haverá também exposição de touros da raça Sindi, Gir e Brahma. Os animais da RR Agropecuária são de excepcional qualidade, foram selecionados durante décadas de trabalho dedicados á melhoria genética, em busca do melhor acabamento, morfologia, aprumos e docilidade.
Cerimônia de abertura
Na quinta-feira pela manhã houve cerimônia de abertura, que contou com a presença do presidente do SPRM, Ricardo Guimarães, do vice-presidente Neném do Manelão; diretores do sindicato, do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias; do chefe de Gabinete da prefeitura, Walmor Costa; do gerente regional da Adepará, Geraldinho Capota; do Coronel Oeiras, representando o Batalhão Rural do sul e sudeste do Pará; do representante da Associação Comercial da cidade, o diretor Alberico Araújo Oliveira, o Rock; Lu do Sebrae; Adenilson Goldine, representante do secretário regional de Governo, João Chamon; do Dr. Luís Gustavo Trovo, representando a OAB local; produtores rurais, professores e estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), entre outros convidados. A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional e depois um momento de oração com o Pastor Aldo Lopes.
À tarde, teve início o ciclo de palestras jurídicas:
– Dr. Pietro Rodrigues – Compliance no agronegócio
– Dr. Raimundo Oliveira – Regularização Fundiária
– Dr. Luís Gustavo Trovo – Função social da propriedade
– Dr. Antônio Quaresma – Crédito Rural – A defesa do produtor rural em juízo
Nesta sexta-feira foram realizadas outras palestras de interesse do homem do campo:
Após os discursos das autoridades civis e militares e de representantes de entidades, o presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, deu por aberta a 4ª FEAGRO. Ele agradeceu o apoio das empresas parceiras e o esforço de todos para que a Feira fosse realizada.
À tarde, teve início o ciclo de palestras jurídicas:
O Dr. Pietro Rodrigues, presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB de Marabá, falou sobre Compliance no agronegócio.
Em seguida o Dr. Raimundo Oliveira abordou o tema Regularização Fundiária em Terras Públicas da União na Amazônia Legal.
O Dr. Luís Gustavo Trovo Garcia fez palestra sobre Função social da propriedade.
Encerrando o ciclo de palestras jurídicas, o Dr. Antônio Quaresma abordou o tema: Crédito Rural – A defesa do produtor rural em juízo.
Na sexta-feira, dia 10 de novembro, na FEAGRO de Marabá, foram realizadas várias palestras de interesse do homem do campo:
O engenheiro agrônomo João Tiarine falou sobre Manejo de fertilidade do solo.
Ele é formado pela Universidade Federal de Goiás e é diretor da Tiarine Assessoria Agronômica, de Rondon do Pará.
Em seguida, o mineiro residente em Marabá, Rafael Araújo abordou o tema Suplementação nas águas.
Ele é coordenador de consultoria da Rehagro (Referência em educação para o agronegócio) no Pará e atua também na área de cursos de nutrição. Rafael Araújo é zootecnista formado pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.
O engenheiro agrônomo José Renato Silva falou sobre Intensificação da produção de gado de corte a pasto.
Ele é formado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz) de Piracicaba (SP), com mestrado e doutorado em produção animal e pastagem há 23 anos.
José Renato trabalha como gestor e pesquisador numa fazenda modelo – estação experimental da Esalq em Londrina, no Paraná.
O médico veterinário João Alexandrino abordou o tema: Estratégia nutricional durante o ano.
Ele é formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem mestrado em zootecnia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jabotical (SP), e é coordenador técnico da Campo Nutrição Animal em Goiânia (GO).
O zootecnista Emerson Alexandrino falou sobre Manejo de pastagem. Ele formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e com pós-graduação também na UFV. Atualmente, Emerson é professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e coordena o Programa de Pós-Graduação Integrada em Zootecnia e participou da FEAGRO a convite da Campo Nutrição Animal.
O experiente pesquisador da Embrapa, Dr. Lourival Vilella abordou o tema Integração Lavoura Pecuária e sua aplicação como incremento para a viabilidade econômica da atividade agropecuária no Brasil.
No sábado (11) houve palestra do Dr. Orlando Barros sobre Nutrição Animal. Ele é mineiro, reside em Marabá, e é formado pela Universidade Federal de Minas Geais, campus de Montes Claros, e coordenador técnico da Campo Nutrição Animal no Pará.
Encerrando o ciclo de palestras de interesse do produtor rural no sábado, o médico veterinário Helcius Doria falou sobre A identificação como ferramenta de gestão da porteira para dentro. Ele é formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), campus de Poços de Caldas e trabalha na empresa MSD Saúde Animal.
No sábado à noite houve leilão Nelore Provodie, sob a coordenação da JC Leilões, de Marabá.
E domingo aconteceu o Leilão Comercial, também sob a coordenação da JC Leilões.
(Lima Rodrigues, de Marabá – PA – com informações da assessoria de imprensa do Grupo Zucatelli)
A cobertura da FEAGRO teve o patrocínio do Sindicato Rural de Marabá;
Grupo Zucatelli, Marabá – PA
RR Agropecuária, Vila Sororó – Marabá – PA
Oliveira Consultoria e Serviços – fabricação de porteiras e troncos de ferro e estruturas metálicas de um modo geral – Rua 20, Nº S/N – Quadra141 Lote 33 no bairro Nova Carajás em Parauapebas – PA
Multvet Agronegócios – Rodovia Transamazônica, 104, Rua do Aeroporto, bairro Amapá, Marabá (PA) – representante da ABS Genética Bovina
Alvorada Produtos Agropecuários – Endereço: Via VE-003, OCSII.31 – OCSII.31. Quadra 1, Lote 2-A – Nova Marabá, Marabá – PA, representante da Corteva, Polli, Bimeda, entre outras grandes marcas do agronegócio
E da Petrolivi – Transportador e Revendedor Olivi Ltda, com experiência de vários anos no ramo de combustíveis – Marabá – PA.
Muito obrigado a todos os patrocinadores. Tamo junto.
A cobertura completa da FEAGRO estará no Conexão Rural do próximo fim de semana.