Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Coluna do Lima Rodrigues

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Coluna do Lima Rodrigues

21 Jornalistas de 9 estados participaram do Road Show MT
Autoridades estaduais e municipais e dirigentes do Sindicato Rural participaram da abertura da Expoagro 2022 em Cuiabá dia 4 de julho

 

Road Show MT e Expoagro

De segunda-feira (4) até quinta-feira (7), eu e minha esposa Ana Cláudia Aragão, que é produtora do programa Conexão Rural, participamos do Road Show Mato Grosso para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, a convite do Sindicato Rural de Cuiabá, que promove desde o dia 2  até o dia 10 de julho, domingo,  a 54 ª  Expoagro, após 4 anos sem realização, devido à pandemia. O evento conta com  uma  programação diversificada, como shows, Fórum das Cadeias Produtivas, rodeio, hipismo, prova de laço e atrações de entretenimento.

Os 21 jornalistas de 9 estados participaram da cerimônia de abertura da Expoagro na segunda-feira (4). A coordenação é dos jornalistas Vicente Delgado, do portal Agronews, de Cuiabá, e de Altair Albuquerque, da Texto Comunicação, de São Paulo.

Celso Nogueira

O anfitrião e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, ressaltou a produção sustentável. “Os jornalistas de fora vão ter conhecimento para falar da grandeza do Estado de Mato Grosso, na produção com respeito ao meio ambiente e que é pulmão do Brasil”, disse.

Vice-prefeito de Cuiabá/MT

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, destacou também a produção do agronegócio com respeito ao meio ambiente. “Até pouco tempo atrás se tinha o mito de que a agricultura e a pecuária agrediam o meio ambiente. E hoje produzimos respeitando o meio ambiente“, afirmou. Ele ainda informou que no próximo ano uma parte do Parque de Exposição estará reformado, após investimos de R$ 5 milhões da prefeitura do total de R$ 17 milhões.

SEDEC

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do governo, César Miranda, também ressaltou a produção agropecuária com preservação ambiental. “Trabalhamos para um Estado cada vez mais empreendedor, que garanta segurança alimentar e exemplo de preservação ambiental. Preservamos 62% do nosso território”, chamou a atenção. “Temos condição de dobrar nossa produção em 10 anos sem derrubar uma árvore. Só usando áreas degradadas”, descreveu uma tendência.

Já o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Osvaldo Pereira Junior, afirmou sobre a pujança do agro local e a importância dele para regiões não produtoras, como a capital. “A gente ouve falar que o Mato Grosso é a bola da vez, que esse Estado ninguém segura. E Cuiabá tem que ser o centro das atenções e não pode ficar fora desse circuito de crescimento. Essa onda. O Brasil fornece alimentos para o mundo”, explicou. (Com informações de Jonas da Silva/AGRONEWS®).

FAMATO

O diretor administrativo financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, lembrou do recorde da produção de grãos e proteínas animais que o Estado lidera com aplicação de novas tecnologias. Ele comparou o crescimento de Mato Grosso ao da China para demonstrar o poder do agro.

“Quem faz isso são os homens do campo. Que alimentam nós e o alimentam o mundo. Temos problemas. Mas aprendermos a produzir e respeitar o meio ambiente”, apontou. Para arrematar: “Tenho orgulho de fazer o correto dentro da minha propriedade. E quem está errado, vamos buscar informações para ele corrigir”, recomendou.

Maior produção de algodão

O tom das autoridades e lideranças ao pesar o agronegócio no desenvolvimento do Estado pode ser explicitado nas grandezas que vem da lavoura. Mato Grosso é o maior produtor de soja, algodão e biodiesel do Brasil. E tem o maior rebanho bovino, com cerca de 32 milhões de cabeças em comparação com os 3,5 milhões de habitantes. Além do destaque na produção de milho. Já o Brasil tem o agro que ampara 29% do Produto Interno Bruto (PIB), primeiro produtor mundial de soja, laranja, café e cana de açúcar. E segundo produtor mundial de bovinos e aves.

Visitas

Para o fortalecimento da pecuária mato-grossense, houve um dia inteiro destinado ao tema, onde o grupo de jornalistas visitou propriedades como: Fazenda Fartura – Grupo Bom Futuro, Fazenda Serrinha – Especializada em carnes nobres, Agropecuária GV5 – Referência em genética de gado leiteiro, Fazenda Boqueirão – Um case de sucesso na integração pecuária-floresta, Estância Oasis – Programa de melhoramento Nelore. Além disso, o grupo se integrará ao restante da programação contida no Fórum das Cadeias Produtivas que está contido na programação geral da 54ª Expoagro.

Agradecimento

Muito obrigado presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso  Nogueira;  publicitário Vicente Delgado,  do portal Agronews, e jornalista Altair Albuquerque, da Texto Comunicação (SP), coordenadores do evento,  pelo convite e parabéns pela realização do Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio. Foi show.

Nelore marca presença no Isso é Churrasco, de Fernando e Sorocaba

A dupla Fernando & Sorocaba se apresentará no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, em Bragança Paulista (SP), no próximo dia 30 de julho, a partir das 14 horas. O show, que faz parte da turnê “Isso é churrasco”, conta com a parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), entidade que representa a maior e mais importante raça bovina do país. O Nelore estará presente na linha especial de carnes Maturatta, da Friboi, em degustação na churrascada que acontece durante o show. Além disso, a entidade realizará a 1ª Exponel Bragança Paulista, que terá animais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pintado.

Nelore

“Esse festival, programado de forma simultânea à 1ª Exponel Bragança Paulista, será histórico. Teremos ótima música, grande público e carne Nelore de alta qualidade. O Nelore é a raça-mãe do Brasil. Oito a cada 10 bovinos são Nelore ou têm sangue Nelore. Em números, são mais de 170 milhões de animais! Participar de um evento desse porte é mais um importante passo para aumentar o conhecimento da população sobre a raça e, especialmente, sobre a carne Nelore”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

A mostra de animais Nelore, que ocorrerá durante o evento, permitirá ao público a aproximação aos bovinos, com possibilidade de interação e captação de fotos junto ao animal. A ação é promovida pela ACNB a fim de que as pessoas possam conhecer a raça responsável pela produção da carne brasileira.

O gerente executivo da entidade, André Locateli, destaca que devido à sua importância, a raça Nelore contribui bastante para movimentar a economia e, por consequência, o fornecimento de carne bovina – inclusive para exportação para mais de 150 países. O Brasil produz cerca de 95 milhões de toneladas de carne bovina por ano e exporta 2 milhões de toneladas. “Os pecuaristas brasileiros merecem ser reconhecidos pelo que fazem pelo país. Além disso, o show de Fernando & Sorocaba, dupla bastante identificada com a força do nosso agronegócio, contribui para nos aproximarmos ainda mais do público urbano que ama carne, mas não conhece a realidade da cadeia de produção”, comenta Locateli.

FRIBOI

Eduardo Pedroso, diretor executivo da Friboi, sócio do Toro Negro e ex-ACNB, destaca a importância do evento para a cadeia de produção da pecuária. “Para nós é uma honra ter o Toro Negro como anfitrião desse evento, que será uma celebração do agronegócio, com a apresentação ao público de toda a cadeia que envolve o universo do churrasco: desde a produção de Nelore até a carne de alta qualidade no seu melhor preparo, em um encontro coroado com mais de três horas de show da dupla Fernando & Sorocaba”.

A ACNB promove exposições de animais, abates técnicos e selos de qualidade, entre outras iniciativas, contribuindo para os produtores aderirem a práticas sustentáveis, para o contínuo aumento da oferta de carne de qualidade, com respeito aos animais e ao meio ambiente, para o Brasil e o mundo.

O show de Fernando & Sorocaba na turnê Isso é Churrasco tem como parceiros o restaurante Toro Negro Steakhouse, de Bragança Paulista, e a ACNB. Toda a carne consumida no evento é Nelore da linha Maturatta, da Friboi. Chefs, especialistas em churrasco, estarão no evento para preparar diferentes cortes para os cerca de 3 mil participantes esperados.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://byma.com.br/event/627ecdd19d3fb0742919f8e3.