Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Coluna do Lima Rodrigues – Expoama é realizada com sucesso em Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Marabá, Lima Rodrigues, e o vice-presidente Nenê do Manelão (Foto: Ana Cláudia Aragão)

Realizada com sucesso, de 20 a 24 de julho, a 34ª Exposição Agropecuária de Marabá, no sudeste do Pará. A programação oficial  da Expoama começou dia 17 de julho, domingo, com uma grande cavalgada, quando  dirigentes do Sindicato Rural, autoridades, e cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas da cidade até ao Parque de Exposições José Francisco Diamantino, localizado às margens da BR 155.

Na quarta-feira, dia 20, houve a abertura oficial da Expoama, com a presença de autoridades e dirigentes ruralistas. Na quinta-feira, dia 21, ocorreu a abertura do rodeio, sempre destaque nas feiras agropecuárias. No ritual tradicional de abertura, com a presença do presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, houve execução do Hino Nacional Brasileiro, com a apresentação do experiente berranteiro e comentarista de rodeio, Roberto Grotto, um paulista de Araçatuba (SP), 61 anos, que mora em Imperatriz (MA) há 39 anos e há 40 anos vive no mundo do rodeio.

 

O vice-presidente do Sindicato Rural de Marabá, Nenê do Manelão também mostrou que toca berrante muito bem. E o garoto Felipe, de apenas 7 anos, também tocou o berrante para a alegria do público presente.

 

O evento contou ainda com a presença do chefe de gabinete da prefeitura de Marabá, Walmor Costa, dirigentes do sindicato rural, diretores da Companhia de Rodeio Ítalo Toddy, da rainha e das princesas da Expoama, entre outros convidados.

 

O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, agradeceu o apoio da diretoria, das autoridades governamentais, dos empresários do município, a presença do público e desejou bom rodeio a todos.

 

Todos os expositores ouvidos pelo programa Conexão Rural elogiaram a organização da Expoama, os leilões realizados e o público prestigiou   todas as noites do rodeio.

 

No domingo, dia 24 de julho, último dia da Expoama, ocorreu no Tatersal Pedro Miranda de Oliveira,  o Leilão de Gado Comercial do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. Antes do início do leilão, houve doações para o Hospital do Amor, por intermédio do Instituto Esperança e Vida, de Marabá. Em seguida, houve a abertura oficial com a presença dos dirigentes do sindicato rural, autoridades e produtores rurais de vários municípios do Pará.

 

À noite, houve a final do rodeio e mais uma vez o público prestigiou o evento, inclusive lideranças ruralistas. Depois de muita disputa foram selecionados os cinco melhores peões do rodeio, que teve início na quinta-feira, e o resultado foi divulgado pelo experiente locutor Delcivan Moreno.

 

Em 5º lugar ficou Fernando Ricardo, do Tocantins; 4º  lugar, Dione da Mota, de Itupiranga (PA); 3º colocado, Carlos Vinícius, de Novo Repartimento (PA); o segundo lugar ficou com Gledson Aranha, de Tucuruí (PA), E o primeiro lugar foi conquistado pelo jovem peão Sávio Monteiro, de Itupiranga, também no Pará.

 

Agradecimento

 

Obrigado presidente do Sindicato Rural de Marabá, Ricardo Guimarães; vice-presidente Nenê do Manelão, e Paulo Ricardo, secretário do Sindicato Rural e coordenador da Expoama, pelo total apoio para que pudéssemos fazer a cobertura desta grande feira agropecuária do sudeste do Pará.

Obrigado meus amigos Zé Mário Ferreira, da Brasil Rural – a Força do Camp; Dona Cláudia, da Disbrava Chevrolet; Seu Roque e o Thiago, da Sinacom – Sinalização e Equipamentos; César Olivi, da Petrolivi – entregamos óleo diesel onde for preciso; Hélio Moreira Júnior, da Colombo Agronegócios; Dr. Luiz Gustavo Garcia, especialista em regularização fundiária e sucessão familiar no campo; Daniel Freire, do grupo Mercúrio Alimentos, de Ananideua (PA); e ao amigo Walmor Costa, chefe de Gabinete da prefeitura municipal de Marabá.

Galeria de fotos da Expoama:

Lima Rodrigues e o empresário e pecuarista Zé Mário Ferreira, da Brasil Rural, de Marabá

 

 

 

Jorge e Mateus

 

O destaque musical da Expoama ficou por conta da dupla goiana Jorge e Mateus, que concedeu entrevista ao Conexão Rural; o cantor Léo Magalhães, e a cantora Luiza Martins, que fazia dupla com o cantor de Imperatriz, Maurílio, que morreu recentemente.

Mateus, Lima Rodrigues e Jorge, antes de grande show que a dupla goiana realizou na Expoama em Marabá-PA

 

Conexão Rural

 

Além da Expoama de Marabá, o Conexão Rural do próximo fim de semana (TV Web O Progresso) traz ainda o seguinte destaque:

 

Jornalistas e influenciadores digitais do agronegócio conhecem em Mato Grosso o programa de melhoramento de carcaça da fazenda experimental da FAMATO e uma fazenda que tem como destaque a pecuária de leite com genética girolando, do experiente pecuarista Getúlio Vilela, de 85 anos, um mineiro que mora em Mato Grosso desde 1984.

 

Road Show

 

O Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais foi realizado de 4 a 7 de julho, em Mato Grosso, numa promoção do portal Agronews de Cuiabá, do publicitário Vicente Delegado, em parceria com a Texto Comunicação, de São Paulo, do jornalista Altair Albuquerque,  com o patrocínio do Sindicato Rural de Cuiabá.

 

No dia 5 de julho, terça-feira, os jornalistas do agro visitaram o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Verde. Eles foram recepcionados pelo presidente do sindicato, Alexandre Schenkel, pelo vice-presidente, Rodrigo  Minuzzi e pelo prefeito do município, Alexandre Lopes.

Os dirigentes ruralistas destacaram a força do município no agronegócio e em seguida os jornalistas percorreram o Parque de Exposições, onde estava sendo realizada a Feira Agropecuária da cidade.

 

NEPI

 

O grupo de comunicadores do agronegócio conheceu o trabalho do Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva-Nepi, que adota tecnologias aplicadas para intensificar a pecuária de corte em Mato Grosso.

O Nepi, vinculado ao curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, tem por objetivo a realização de pesquisas e atividades que contribuam com a intensificação da pecuária de corte.

Visando buscar soluções relevantes para uma pecuária intensiva de alta eficiência, o Nepi mantém uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso- FEMATO.

Entre os objetivos estão: planejar e executar pesquisas  científicas;  organizar  atividades de extensão, realizar palestras, organizar cursos de capacitação e proporcionar treinamento técnico.

A coordenação do Nepi é do professor-doutor Eduardo Moraes e da professora e doutora Kamila Andreatta, especialistas em Nutrição e Produção de Bovinos de Corte.

 

Grupo Cinco Estrelas

 

Os jornalistas conheceram também o trabalho desenvolvido de semiconfinamento e pastagem desenvolvido pelo experiente pecuarista Getúlio Vilela, 85 anos, do Grupo Cinco Estrelas Agropecuária em Santo Antônio do Leverger, na região metropolitana de Cuiabá. Seu Getúlio, que chegou a Mato Grosso em 1984, e é considerado o Rei do Gado Leiteiro, com as principais doadoras da raça gir leiteira e girolando, fortalecendo cada vez mais a cadeia leiteira de Mato Grosso e do Brasil.

 

Na Aprosoja Mato Grosso, os jornalistas ouviram explicações do presidente da entidade, Fernando Cadore,  sobre a produção do grão no estado. Ele disse que “Mato Grosso produz  40 milhões de toneladas de soja e tem hoje 12 milhões de hectares plantados”.

Na oportunidade, foi apresentado um vídeo sobre o Projeto Soja Legal.

 

Os jornalistas e influenciadores digitais do Agronegócio visitaram ainda a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e foram recebidos pelo presidente da entidade Gustavo Oliveira.

Ele falou sobre a potência econômica de Mato Grosso e sobre a contribuição da indústria mato-grossense para um crescimento sustentável. Houve explicações econômicas também de dirigentes da FIEMT sobre a produção industrial de Mato Grosso com foco na sustentabilidade.

Social

Parabéns, dona Iraídes

Nesta terça-feira, dia 26 de julho, minha mãe, Iraídes Lima Rodrigues,  que mora em Imperatriz, fez aniversário. Ela completou 95 anos de idade com saúde, graças à Deus. Que ela tenha muitos e muitos anos de vida e felicidade.