Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CMP aprova concessão de títulos de “Cidadão Honorário” e “Comenda Milton Martins” para oito pessoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Vereador Rafael Ribeiro (União)

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) aprovou oito Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que concedem honrarias municipais para pessoas com atuações relevantes no município, na sessão ordinária realizada na quarta-feira (12).

Foram sete títulos de “Cidadão Honorário de Parauapebas” e uma Comenda Municipal Do Mérito Milton Martins, de autoria dos vereadores Zacarias Marques (MDB), Francisco Eloecio (PSDB), Luiz Castilho (União), Anderson Moratorio (PRD), Aurélio Goiano (Avante) e do presidente da CMP, Rafael Ribeiro (União).

Vereador Aurélio Goiano (Avante)

Os homenageados são: o pioneiro Eli Areias, o comunicador Rui Guilherme, a conselheira tutelar e pastora Edileuza Gonçalves, o empresário Alexsander Reis (Magela), empresária Erinelba Sousa, a servidora pública municipal Nhirly Miranda, o ex-deputado estadual Gesmar Costa e o pioneiro Valdeon Dias Padilha

As oito proposições foram votadas em bloco. Todas passaram por análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJR), que emitiu pareceres favoráveis à aprovação das matérias. Os vereadores aprovaram por unanimidade os PDLs. A entrega das honrarias ocorrerá em sessão solene, em data a ser definida posteriormente pela CMP.

Eli Areias

Zacarias Marques foi autor de dois PDLs. No primeiro, Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2024, concede a “Comenda Municipal do Mérito Milton Martins” ao pioneiro Eli Areias Oliveira.

Nascido em Mucuri (BA), Eli Areias Oliveira veio para a região de Carajás no ano de 1980. Assim que chegou trabalhou como comerciante e logo depois exerceu diversas atividades ligadas a causas sociais. Participou de movimentos sóciopolíticos, sindicatos e direção partidária. Lutou pela apropriação agrária da Gleba Ampulheta, atual Vila Paulo Fonteles. Areias, como é popularmente conhecido, atuou, ao lado de outros pioneiros, diretamente na luta pela emancipação de Parauapebas. Foi secretário municipal de Agricultura, diretor do Detran Regional, diretor da Secretaria Municipal de Saúde e atualmente é diretor da empresa Metamonet Biodigestores Rurais.

“Esta homenagem é uma singela retribuição por sua contribuição para o desenvolvimento do município de Parauapebas e da nossa sociedade. O senhor Eli Areias Oliveira escolheu esta cidade e nela construiu uma história de luta por uma sociedade justa e independente. Nós agradecemos e reconhecemos sua generosidade”, enalteceu o vereador.

Rui Guilherme

Em seguida, Zacarias Marques apresentou o PDL nº 14/2024, que concede o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para Rui Guilherme Santos de Oliveira, que mora na região desde 1985 e tem uma contribuição significativa na área da comunicação.

Em 1998, Rui Guilherme, juntamente com um grupo de amigos, fundou a Rádio Tribus FM. A emissora, que ficou no ar por 16 anos, tinha grande audiência e mesmo sendo um veículo alternativo, tinha um papel relevante na prestação de serviços de utilidade pública e levando informações para a comunidade. O homenageado também fundou o Jornal Semanal e administrou o portal de notícias estadodecarajas.com.br.

“O senhor Rui Guilherme Santos de Oliveira escolheu esta cidade e aqui construiu uma história de dedicação à população que aqui vive”, enfatizou Zacarias.

Edileuza Gonçalves

O vereador Francisco Eloecio (PSDB) apresentou o PDL nº 15/2024, que concede o título de “Cidadã Honorária de Parauapebas” para a conselheira tutelar e pastora Edileuza Aparecida Correa Gonçalves.

Pastora Edileuza nasceu em Ataléia (MG) e veio para a Região de Carajás em 1984, onde participou ativamente do plebiscito que levou à emancipação de Parauapebas de Marabá. Foi a primeira mulher a apresentar programas de rádio no município, na Rádio Cidade FM; exerceu diversas funções públicas, incluindo professora e assessora parlamentar, além de empreender com a Gráfica Criativa e trabalhar na Vale. Em 2020, foi eleita Conselheira Tutelar e reeleita em 2023.

“É uma mulher cuja vida e trabalho representam os valores de resiliência, liderança e serviço comunitário. Sua história é um testemunho inspirador de dedicação e amor por Parauapebas, fazendo dela uma figura exemplar e digna de reconhecimento”, destacou Eloecio.

Alexsander Reis – Magela

O vereador Luiz Castilho (União) foi autor de três proposições. O primeiro foi o PDL nº 16/2024, que concede o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o empresário Alexsander de Castro Reis, conhecido como Magela.

Nascido em Itabira (MG), Magela mudou-se para Parauapebas em 1983 com sua família. Ele começou a trabalhar ainda jovem e atuou tanto no setor público quanto privado. Contribuiu com o desenvolvimento tecnológico da cidade, ajudando a implementar fibras ópticas e o primeiro CPD da prefeitura. Fundou empresas de informática e provedores de internet, como a Win Time Informática e a Flexanet. Atualmente dedica-se à produção rural e, juntamente com sua esposa, criou o Centro Integrativo Célia Castro, focado em desenvolvimento pessoal e terapias comportamentais.

“Sua inquietude e visão de desenvolvimento o impulsionam atualmente em implantar um mais novo empreendimento, agora na área da educação esportiva, sempre pensando no melhor para os munícipes de Parauapebas”, informou Castilho.

Erinelba Sousa

Na sequência, Luiz Castilho apresentou o PDL nº 19/2024, que concede o título de “Cidadã Honorária de Parauapebas” à empresária e empreendedora Erinelba Marques de Sousa. Nascida em Xinguara (PA), começou a trabalhar na adolescência, vendendo verduras na frutaria do tio.

Fez faculdade de Biologia e passou em um concurso público na cidade de Eldorado do Carajás, aos 18 anos. Casou-se com Claudiomar Pereira da Silva, eletricista, e juntos abriram uma loja de materiais elétricos e de construção. Em 2014, mudaram-se para Parauapebas, onde abriram uma loja no mesmo segmento e atualmente é proprietária de três lojas, empregando dezenas de pessoas.

“Além de seu sucesso empresarial, ela é ativa em ações sociais, ministra palestras e inspira outros a empreender e perseguir seus sonhos. Sua trajetória é um exemplo de trabalho árduo e dedicação transformando sonhos em realidade”, afirmou o parlamentar.

Nhirly Miranda

A última proposição de autoria de Luiz Castilho foi o PDL nº 20/2024,  que concede o título de “Cidadã Honorária de Parauapebas” à servidora pública municipal da área da saúde Nhirly Samara Araújo Brito Miranda.

Natural de Teresina (PI), Nhírly mudou-se para Parauapebas em 1990. Trabalhou como vendedora no comércio local e depois como costureira. No serviço público, atuou como assessora parlamentar e tornou-se servidora efetiva na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 2005, no cargo de técnica de enfermagem. Trabalhou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova, na UBS do Bairro da Paz e na UPA do Bairro Cidade Jardim. Formou-se em Enfermagem e especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente é Diretora do Departamento de Regulação, Controle, Avaliação e TFD de Parauapebas.

“Assim, totaliza dezoito anos de serviços ininterruptos prestados à população na Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, com extrema excelência, dedicação e presteza”, destacou Castilho.

Gesmar Costa

Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante) apresentaram juntos o PDL nº 17/2024, que concede o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o ex-deputado estadual Gesmar Rosa da Costa.

Gesmar Costa é um pioneiro do município, que teve um papel importante na emancipação política de Parauapebas.  Trabalhou em diversas funções em instituições públicas e privadas. Como empreendedor, criou negócios que geraram empregos e contribuíram com o desenvolvimento da economia local. Foi secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, chefe de Gabinete do Prefeito e diretor do Saaep. Como Deputado Estadual, atuou na busca por melhorias para a região, contribuiu com a implantação da Agência da Previdência Social, destinação de recursos para aquisição de ambulâncias e a instalação da Unidade Regional de Ensino (URE).

“É inquestionável que Gesmar Costa personifica os valores de compromisso, dedicação e contribuição para o bem comum, que são os pilares de um verdadeiro cidadão honorário, sendo sua história de vida e realizações em prol de Parauapebas um exemplo inspirador para todos nós”, enfatizaram os parlamentares na proposição.

Valdeon Padilha

Já o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro, apresentou o PDL nº 18/2024, que concede o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o pioneiro Valdeon Dias Padilha.

Nascido em São Miguel do Araguaia (GO), o homenageado chegou à Parauapebas em 1984, quando ela ainda era uma vila de Marabá. Instalou-se com sua família na região da VS-10, sendo um dos primeiros moradores da localidade e lá mora até hoje.

“Valdeon acompanhou e participou de todos os grandes acontecimentos de nossa história, desde a luta pela emancipação até os dias de hoje. Homenageá-lo é reconhecer a importância dos milhares de homens e mulheres que, com a força de seus braços, construíram e constroem até hoje nossa cidade”, enfatizou Rafael.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024–

Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)

Câmara Municipal de Parauapebas