Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.100 animais em Imperatriz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No total, 1.108 animais foram avaliados no Circuito Nelore em Imperatriz (Foto: Fribal/Divulgação)

O frigorífico Fribal, de Imperatriz (MA), foi sede da 29ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 nos dias 6 e 7 de novembro.  No total, 1.108 animais machos foram avaliados nessa etapa, sendo 308 deles terminados em pastagens e 800 terminados em confinamento. O Circuito Nelore é uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o próprio frigorífico. 

Jornalista Lima Rodrigues e Carlos Antônio Schmidt, diretor da Fribal

Na noite de sexta-feira, 7 de novembro, houve um jantar de confraternização e premiação dos pecuaristas participantes do Circuito Nelore em Imperatriz, no El Shaddai Eventos. Participaram do evento diretores do Sindicato Rural de Imperatriz, diretores do Grupo Fribal e da Associação de Criadores de Nelore do Brasil – ACNB e produtores rurais de Imperatriz e região tocantina. O secretário do Sindicato Rural de Imperatriz, Jurandir de Carvalho Filho, representou o presidente do Sinrural, Glen Maia. A pecuarista Érika Lira representou o grupo As Fazendeiras.

A pecuarista Érika Lira também concedeu entrevista ao Conexão Rural

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão apresenta um rebanho com mais de 10 milhões de cabeças de gado. Já o município de Imperatriz, possui cerca de 104 mil bovinos, sendo de extrema importância para a pecuária do estado. 

André Locateli, gerente executivo da ACNB, destacou que Imperatriz é um polo importante da pecuária maranhense, com produtores comprometidos com o desenvolvimento da raça.

Renato Corrêa, Diretor de Originação do Grupo Fribal, agradeceu a presença de todos destacou a qualidade do rebanho bovino do Maranhão

O Circuito Nelore de Qualidade tem o patrocínio da Matsuda – Sementes e Nutrição e do Frigorífico Fribal. A Matsuda foi representada na cerimônia pelo Gestor Comercial do Grup, Neto Brambilla.

Carlos Antônio Schmidt, diretor da Fribal, também agradeceu a presença dos pecuaristas e a parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com a Nelore Nordeste e com a Matsuda.

A Matsuda foi representada na cerimônia pelo Gestor Comercial do Grupo, Neto Brambilla.

Realizado pela ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.       

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.       

Premiação

Sob o comando do gerente Executivo da ACNB, André Locatelli, foram entregues troféus para os pecuaristas vencedores nas categorias Bronze, Prata e Ouro.

Medalha Bronze Melhor lote carcaças 2025 Macho a Pasto foi para Evandro Ribeiro Cerqueira Jr., da Fazenda Pontal, Cidelândia, Maranhão.

Medalha de Prata Roque Jeremias Bercht, da Fazenda Salmourão, Ribamar Fiquene, Maranhão.

Medalha ouro ficou com Otílio Sirqueira Lima, Fazenda Novo Horizonte, Açailândia, Maranhão.

Medalha Bronze melhor lote carcaças 2025 machos Confinamento: Almir Simões Vieira Filho, Fazenda Dona Célia, senador La Roque, Maranhão.

Medalha Prata: João Batista Carneiro Filho, Fazenda Altamira, Açailândia, Maranhão.

A Medalha de ouro foi conquistada pela CFSO Agropecuária, Fazenda São João, Campestre, Maranhão.

Pecuaristas que participaram da cerimônia e do jantar de confraternização do Circuito Nelore de Qualidade em Imperatriz, Maranhão, entre os quais Franciscano Soares e Armelindo Ferrari, destacaram – em entrevista ao Conexão Rural – a importância do evento e a força da pecuária no estado, “cada vez pujante” e ressaltaram a importância da raça Nelore no Brasil.

Lima Rodrigues e o pecuarista Franciscano Soares

Depois de Imperatriz, o Circuito Nelore foi realizado na segunda-feira, 10 de novembro, em Santana do Araguaia (PA) e nesta quarta-feira (12) acontece em Casa de Tábua (PA), sexta-feira (14) em Redenção (PA) e 18 de novembro em Campo Grande (MS) – Unidade II da Friboi.  (Com informações de Graziele Oliveira – Texto Comunicação Corporativa – SP).

A festa de premiação dos participantes da 29ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade foi encerrada com show da dupla de Imperatriz, Bruno Sampaio e Josué.

Os detalhes do evento do Circuito Nelore estarão no programa Conexão Rural neste fim de semana.

Lima Rodrigues, com informações de Grazileire Oliveira da Texto Comunicação Corporativa – SP

Fotos: Conexão Rural