Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Circuito Nelore de Qualidade avalia 485 animais na primeira etapa nacional do ano, em Araguaína (TO) 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Sete a cada 10 machos avaliados tinham até 3 anos e peso médio de 21,4 arrobas 
  • Entre as fêmeas, 80% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme 

A primeira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 485 animais. No dia 27 de junho, em Araguaína (TO), foram analisados 283 machos não castrados e 202 fêmeas no frigorífico Friboi, que apoia a iniciativa ao lado da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT). O Circuito é uma iniciativa criada e desenvolvida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). 

“Nesta etapa, tivemos a participação de oito pecuaristas e pudemos comprovar que a cidade é, efetivamente, a ‘capital do boi gordo’. Afinal, o peso dos machos e das fêmeas foi o grande destaque, além do bom acabamento de gordura dessas mesmas fêmeas. Ano a ano, temos verificado no Circuito que os neloristas da região estão elevando cada vez mais a qualidade de seu rebanho”, afirma André Locateli, gerente executivo da ACNB. 

Entre os machos avaliados, 73% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes – o que significa uma idade de até 3 anos – e o peso médio por animal foi de 21,4 arrobas. Já entre as fêmeas, cuja pesagem da carcaça teve média de 16,6 arrobas, as estatísticas indicam que 80% delas apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme. 

Melhores lotes de carcaças de machos 

Apurados os resultados das avaliações, a medalha de ouro na categoria de melhor lote de carcaças de machos foi concedida a Marco Antônio Andrade Barbosa, da Fazenda Guanabara (de Ananás/TO). A medalha de prata foi conquistada por Graciele Helena Eneias Figueiredo, da Fazenda Ipê (Santa Fé do Araguaia/TO), e a de bronze ficou com Hamilton Tormin Guimarães, da Fazenda Estrela Dalva (Carmolândia/TO). 

Melhores lotes de carcaças de fêmeas 

A medalha de ouro da categoria de melhor lote de carcaças de fêmeas foi entregue à Vale do Boi Agropastoril, que possui a Fazenda Vale do Boi (de Carmolândia/TO). O segundo lugar, com a medalha de prata, ficou com Sirvana Resende Fioravante, da Fazenda União (Araguaína/TO). Quem completou o “pódio”, com a medalha de bronze, foi a JBJ Agropecuária, proprietária da Fazenda Santa Rita (Figueirópolis/TO). 

Circuito Nelore de Qualidade  

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.  

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva. 

O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Seus resultados consolidados serão conhecidos na Nelore Fest 2024, grande celebração da raça no país, em 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Os convites individuais para o evento já estão sendo comercializados. Saiba mais pelos telefones (11) 3293-8900 e (11) 99145-2165. 

Sobre a ACNB    

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.   

–Graziele Oliveira – Texto Comunicação Corporativa – SP