- Sete a cada 10 machos avaliados tinham até 3 anos e peso médio de 21,4 arrobas
- Entre as fêmeas, 80% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme
A primeira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 485 animais. No dia 27 de junho, em Araguaína (TO), foram analisados 283 machos não castrados e 202 fêmeas no frigorífico Friboi, que apoia a iniciativa ao lado da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT). O Circuito é uma iniciativa criada e desenvolvida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
“Nesta etapa, tivemos a participação de oito pecuaristas e pudemos comprovar que a cidade é, efetivamente, a ‘capital do boi gordo’. Afinal, o peso dos machos e das fêmeas foi o grande destaque, além do bom acabamento de gordura dessas mesmas fêmeas. Ano a ano, temos verificado no Circuito que os neloristas da região estão elevando cada vez mais a qualidade de seu rebanho”, afirma André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Entre os machos avaliados, 73% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes – o que significa uma idade de até 3 anos – e o peso médio por animal foi de 21,4 arrobas. Já entre as fêmeas, cuja pesagem da carcaça teve média de 16,6 arrobas, as estatísticas indicam que 80% delas apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Melhores lotes de carcaças de machos
Apurados os resultados das avaliações, a medalha de ouro na categoria de melhor lote de carcaças de machos foi concedida a Marco Antônio Andrade Barbosa, da Fazenda Guanabara (de Ananás/TO). A medalha de prata foi conquistada por Graciele Helena Eneias Figueiredo, da Fazenda Ipê (Santa Fé do Araguaia/TO), e a de bronze ficou com Hamilton Tormin Guimarães, da Fazenda Estrela Dalva (Carmolândia/TO).
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
A medalha de ouro da categoria de melhor lote de carcaças de fêmeas foi entregue à Vale do Boi Agropastoril, que possui a Fazenda Vale do Boi (de Carmolândia/TO). O segundo lugar, com a medalha de prata, ficou com Sirvana Resende Fioravante, da Fazenda União (Araguaína/TO). Quem completou o “pódio”, com a medalha de bronze, foi a JBJ Agropecuária, proprietária da Fazenda Santa Rita (Figueirópolis/TO).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva.
O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Seus resultados consolidados serão conhecidos na Nelore Fest 2024, grande celebração da raça no país, em 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Os convites individuais para o evento já estão sendo comercializados. Saiba mais pelos telefones (11) 3293-8900 e (11) 99145-2165.
Sobre a ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
–Graziele Oliveira – Texto Comunicação Corporativa – SP