
A Friboi de Casa de Tábua, no Pará, foi sede da 31ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 12 de novembro, quando 471 animais de oito pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do total de animais, 80% dos machos possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de dois anos de idade) e o peso médio foi de 19,8 arrobas.
Já entre as fêmeas, 98% delas apresentavam até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade) e 78% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 13,8 arrobas.
“Foram avaliados 471 animais de excelência, que fizeram parte de mais uma etapa de sucesso do Circuito Nelore de Qualidade 2025. Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos, que mostraram todo o trabalho árduo que os pecuaristas da região têm com a raça Nelore”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
O primeiro lugar de melhor lote de carcaças de machos, que garantiu a medalha de ouro, ficou com Alexandre Rosa Vilela, da Fazenda Patropi (São Félix do Xingú/PA). A prata foi para a Fazenda Araguaia Agropecuária (Santa Maria das Barreiras/PA) e o bronze terminou com a para a Agropecuária Santa Olímpia, da Fazenda Nova Vida (Santana do Araguaia/PA).
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Gisele de Biasi Godói, da Fazenda Mula Preta (Cumaru do Norte/PA) ganhou a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. A Agro Cumuru, da Fazenda Belo Horizonte (Santa Maria das Barreiras/PA) garantiu a prata e Bruno da Costa Marquez, da Fazenda Nossa Senhora do Carmo (Cumaru do Norte/PA) ficou com o bronze.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
| Gabriela Carvalho – Texto Comunicação Corporativa – SP |



