Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cerrado e Amazônia são biomas brasileiros mais afetados pelo desmatamento, aponta estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

Juntos somam mais de 347 mil hectares de área desmatada. Famosa norma de certificação ambiental pode ser aliada
Dados do MapBiomas apontam que, em 2022, o desmatamento no Brasil cresceu 22,3%, construindo um cenário desafiador para a preservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais. A Amazônia e o Cerrado respondem a 90,1% dos biomas atingidos, com 190.433 e 156.871 hectares desmatados, respectivamente.
A adoção da norma FSC® Cadeia de Custódia, criada pela organização sem fins lucrativos Forest Stewardship Council, é uma ferramenta que demonstra aos consumidores que os produtos adquiridos são provenientes de florestas geridas com responsabilidade, respeitando a fauna, flora e os povos nativos locais.
“Isso significa que cada etapa do processo é cuidadosamente monitorada para garantir que o material provém de fontes sustentáveis e que respeita os direitos das comunidades locais e dos trabalhadores envolvidos”, explica Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global.
O FSC® reviu seus princípios e critérios, implementando o chamado Direito ao Consentimento Livre, Prévio e Informado (DCLPI), possibilitando que as comunidades indígenas e tradicionais que permitiram o manejo de suas terras por organizações, façam parte das decisões, podendo até retirar a concessão de manejo desses territórios.
“A implementação dessa norma não é uma exigência mercadológica, mas é uma questão de ética e honestidade com os consumidores, que estão sim cada vez mais exigentes com esse aspecto, porém estão apenas exercendo seu direito de saber o que estão adquirindo”, completa Bertolini.
Além da criação de normas, como a Cadeia de Custódia e o Manejo Florestal, o FSC® trabalha para prevenir a participação em atividades ilegais e promove a rastreabilidade dos produtos florestais, ajudando a evitar a comercialização de madeira proveniente de fontes ilegais.
Para conquistar a certificação FSC, o primeiro passo é entrar em contato com um organismo certificador acreditado, que através de auditorias, avaliará se a organização cumpre os requisitos e, caso cumpram, o certificado é emitido – com validade de cinco anos, porém com manutenção anual para comprovar que as boas práticas estão sendo seguidas.
Sobre a APCER
APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos no site da APCER.
Assessoria de Comunicação da APCER Brasil

Assessores: Alexandre Lacerda, Ana Flavya Hiar e Andrezza Hernandes

Tel.: (11) 94834-5879 / (11) 3112-0020 / (11) 98368-4141

E-mail: flavyahiar@infographya.com / andrezza.hernandes@infographya.com