Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cellva é a única empresa da América Latina a produzir gordura suína cultivada para a indústria de alimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Sérgio Pinto (CEO da Cellva) e Bibiana Matte (CSO da Cellva) Foto: Juan Gasparin

Startup de impacto, focada em bioingredientes alimentares, Cellva está entre as Top 10 empresas brasileiras na Copa do Mundo de Startups de 2023

A Cellva é a mais destacada startup da América Latina focada no desenvolvimento e produção de bioingredientes alimentares, começando pela gordura suína cultivada. É a sexta empresa no globo a investir no desenvolvimento de biotecnologia voltada para produção de gorduras e lipídios, e a primeira no hemisfério sul, sendo a única que apresentou protótipos com e sem aplicação.

De acordo com um relatório da ResearchAndMarkets, o tamanho do mercado global de gordura de porco foi avaliado em US$ 18,9 bilhões em 2020 e deve chegar a US$ 23,1 bilhões em 2026, crescendo a um CAGR de 3,2% durante o período de previsão.

Fundada para revolucionar o mercado B2B por meio da cultura de células, começando com gordura suína, a Cellva foca em ingredientes que são melhores para o consumidor, sem fazer mal a qualquer animal, com soluções para diferentes indústrias, para que possam oferecer à sociedade a melhor gordura do mercado.

A tecnologia apresenta vários benefícios potenciais em relação aos métodos tradicionais de produção de gordura de porco, incluindo maior eficiência, menor impacto ambiental e melhor perfil nutricional.

Afinal, levam-se 21 dias para o cultivo desta gordura em laboratório. Já em um processo convencional de crescimento do animal e abate, 18 a 24 meses. Uma solução perfeita para um mercado que sofre com escassez, levando os preços de gorduras e óleos a saltarem 104% num intervalo de 12 meses, entre 2021-2022.

Ao cultivar células de gordura de porco em laboratório, a Cellva produz um produto mais consistente e de alta qualidade, reduzindo a necessidade de terra, água e recursos alimentares usados na suinocultura tradicional.

Aplicabilidade

A Cellva foca em gorduras de base animal, responsáveis pelo sabor e a experiência de preparo dos alimentos. No corpo, a gordura fornece energia e ajuda na absorção de nutrientes vitais. E elas são usadas em uma variedade de aplicações em vários setores, incluindo alimentos, cosméticos, rações animais, produtos farmacêuticos e biocombustíveis.

Sobre a Cellva

Cellva é a mais destacada startup da América Latina focada no desenvolvimento e produção de bioingredientes alimentares, começando pela gordura suína cultivada. É a sexta empresa no globo a investir no desenvolvimento de biotecnologia voltada para produção de gorduras e lipídios, e a primeira no hemisfério sul, sendo a única que apresentou protótipos com e sem aplicação. Sua tecnologia apresenta vários benefícios potenciais em relação aos métodos tradicionais de produção de gordura de porco, incluindo maior eficiência (tempo recorde), menor impacto ambiental e melhor perfil nutricional. Possui parcerias com empresas globais (Givaudan, GFI) e nacionais (STATE, UFPR e SLC Agrícola), além de ser parte da frente de aceleração da SCE em Munique, Alemanha.

Informações: https://cellva.com/

Contatos para a Imprensa

NQM Comunicação (www.nqm.com.br)

Marina Capistrano (41) 99814-6669 – marina@nqm.com.br