Mais de 2.200 cavaleiros e amazonas de dezenas de comitivas de fazendas e sindicatos rurais do sul e sudeste do Pará participaram neste sábado (2) de grande cavalgada em Xinguara, como parte da programação oficial de abertura da Feira Agropecuária da cidade, a tradicional FAX 2023.
As comitivas deixaram a rotatória da BR 155 (da via de acesso ao Sindicato Rural), saíram por um trecho da rodovia e depois percorreram as principais ruas e avenidas de Xinguara. Muita gente foi para as portas de casas e lojas ver e aplaudir os participantes da grande cavalgada.
Depois de quase duas horas, a cavalgada chegou ao ponto final, próximo à rotatória da BR 155, na altura do Hotel Comaxin, onde as comitivas foram avaliadas em vários quesitos por um corpo de jurados.
Depois, cavaleiros e amazonas seguiram para o Sindicato Rural para participar da tradicional Queima do Alho. Foram preparadas 200 costelas bovinas, de acordo com os organizadores. Várias equipes serviram churrasco à vontade para o grande público presente nas dependências do Parque de Exposições.
O presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Dr. Joel Lobato, disse que “a cavalgada transcorreu sem nenhum incidente” e agradeceu o empenho da diretoria do SPRX para a realização do evento, que movimenta a economia do município, assim como a Feira Agropecuária. “Deu tudo certo. Foi uma belíssima cavalgada e agora vamos para a Queima do Alho comemorar”, afirmou o presidente em entrevista ao Conexão Rural.
O deputado federal Joaquim Passarinho e o deputado Aveilton Souza, que participaram da cavalgada, elogiaram a diretoria do SPRX e destacaram que “esta foi uma das mais maiores e mais organizadas cavalgadas da cidade”. Para Joaquim Passarinho, “isso mostra a força do Homem do Campo e a força do agronegócio de Xinguara e do Pará”.
O deputado Aveilton Souza também elogiou o presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, e a diretoria pela realização “da maior cavalgada do sul e sudeste do estado, reunindo milhares de cavaleiros e amazonas em verdadeiro clima de confraternização”.
Para o prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria, o Dr. Moacir, “esta foi a maior e mais bem organizada cavalgada que o Sindicato Rural promoveu ao longo de sua história”. Ele parabenizou a diretoria do SPRX e destacou que “a cavalgada e a Feira Agropecuária (FAX) atraem pessoas de vários municípios da região e movimentam a economia de Xinguara”. Dr. Moacir completou: “Quando apoiamos com recursos a FAX não estamos gastando dinheiro, estamos investindo em um grande evento que traz retorno financeiro para o município com a presença de tanta gente de fora”, destacou.
O empresário e pecuarista Hermínio Gomes e a esposa Bárbara, do Marlboro Ranch, gostaram bastante da cavalgada e disseram que “o evento é maravilhoso e muito bem organizado”.
A cobertura da FAX 2023 tem o patrocínio do Sindicato Rural de Xinguara, Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis, Grupo Comaxin, Marlboro Rabch, Fazenda Rio Vermelho (Grupo Quagliato), Mercúrio Alimentos, do Sindicato Rural de Sapucaia e Fazenda Céu Azul, deputado federal Joaquim Passarinho e Neres Hotel de Xinguara.