O tema deste ano é “Um Espetáculo de Tradição e Modernidade”
Além de famosa por seu potencial mineral (com jazidas minerais de cobre, níquel e ferro), tendo como destaque mundial o Projeto Mineral S11D da Vale, Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, com cerca de 80 mil habitantes, segundo o IBGE, também tem se destacado nos últimos anos com a realização de sua Feira Agropecuária, que movimenta a economia da cidade e região. E com a presença de famílias que vieram no início da década de 1980 de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Ceará e outros estados, Canaã também se fortalece a cada dia no setor agropecuário.
A cavalgada realizada neste sábado (31 de agosto) reuniu milhares de pessoas em Canaã dos Carajás e muita gente veio de outras cidades paraenses como Parauapebas, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã, Curionópolis e Marabá. Os hotéis da cidade estão lotados, os bares e restaurantes e salões de beleza estão faturando mais nesse período de ExpoCanaã. A feira começou neste sábado e termina dia 7 de setembro no espaço de eventos do bairro Ouro Preto. A extensa programação da ExpoCanaã inclui shows, leilões, provas de muares e de Três Tambores, rodeio, exposições culturais, palestras, e a Fazendinha da Secretaria de Agricultura, entre outras atividades.
Muitas famílias foram para as calçadas de lojas e residências para ver cavaleiros e amazonas passarem com suas belas traias e fortes animais. Alguns participantes foram montados em bois.
Cerca de 20 comitivas participaram da cavalgada da ExpoCanaã, reunindo mais de 2 mil animais, segundo a diretoria do Sindicato Rural de Canaã, o Sicampo.
A cavalgada começou às 10h20 da manhã, quando cavaleiros e amazonas saíram da área em frente ao Parque de Exposições, chegaram à principal avenida da cidade, a Weyne Cavalcante e percorreram as principais ruas de Canaã e depois de quase de 3h, com o apoio da Polícia Militar e do Detran, chegaram de volta à área do parque sem nenhum incidente.
Após a cavalgada foi servido um farto churrasco aos participantes. “Matamos 10 vacas para oferecer um grande churrasco ao povo que foi prestigiar a nossa cavalgada”, disse o vice-presidente do Sicampo, Denis da Silva, em entrevista à Rádio Correio, de Canaã dos Carajás.
Repercussão
O presidente do Sicampo, Gilvan da Van, disse que cavalgada deste ano superou as expectativas: “Em 2024, mais uma grande cavalgada aqui em Canaã dos Carajás. Para gente é um motivo de muita alegria estar à frente do Sindicato Rural mais uma vez, e entregando uma das maiores cavalgadas do Pará aos moradores e visitantes da cidade”, afirmou Gilvan em entrevista ao programa Conexão Rural.
A cavalgada contou com a presença do pecuarista Marcin da Marcovel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Redenção, uma das principais cidades do Pará em se tratando de agronegócio. “Muito boa a cavalgada. O pessoal está de parabéns. Cada dia que passa a cavalgada de Canaã está melhorando mais ainda. Canaã dos Carajás está de parabéns. Parabéns ao presidente do Sicampo, Gilvan da Van, a diretoria e à organização da cavalgada. Parabéns ao pessoal do Frigorífico Rio (PA) que vem participando e trazendo o que é melhor nas cavalgadas, apresentando seus muares premiados no Pará e no Brasil. Com certeza, a ExpoCanaã será uma festa de muito sucesso em Canaã”, destacou Marcin da Marcovel, também em entrevista ao Conexão Rural.
Várias comitivas se destacaram, entre as quais a do Frigorífico Rio Maria, da cidade Rio Maria (PA); a do Cavalo Mangalarga Marchador; do Grupo Umuarama; Filhos do Estradão, Pantanal, e a comitiva Cowboy Fora da Lei.
“Todo ano tenho que vim a Canaã. Para mim, a cavalgada desse ano foi a melhor de todas. Muita organizado e muita gente. Neste ano, o Sicampo separou os tratores dos animais. E isso é importante, porque é perigoso os tratores pertos dos animais na cavalgada. Foi muito boa a cavalgada. Está de parabéns o presidente do Sicampo, Gilvan da Van, porque não é fácil organizar uma festa desse tamanho”, declarou o pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, um dos maiores apoiadores de provas equestres no Pará.
SHOWS
Neste sábado à noite houve shows de Israel Novaes e Jads e Jadson. E neste domingo, 1º de setembro, shows com o DJ Alok e Washington Brasileiro.
LEILÃO NELORE ÁGUA FRIA
Neste domingo (1º), dentro da programação da ExpoCanaã, será realizado, a partir de 12h, no Tatersal Florentino Guirelli, o leilão de touros Nelore PO e bezerros da Nelore Água Fria, da Família Guimarães. Haverá também leilão de Mula de Patrão do Haras Santos Reis.
A COBERTURA DA EXPOCANAÃ 2024 TEM O PATROCÍNIO DO SINDICATO RURAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS (SICAMPO), FRIGORÍFICO RIO MARIA E MARCOVEL VEÍCULOS – REDENÇÃO E PARAUAPEBAS-PA).’
(Lima Rodrigues, de Canaã dos Carajás)