Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cavalgada da 9ª ExpoCanaã é realizada com sucesso neste sábado e movimenta as ruas de Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O tema deste ano é “Um Espetáculo de Tradição e Modernidade”

O presidente do Sicampo, Gilvan da Van, e a diretoria do Sindicato Rural lideraram a cavalgada pelas ruas e avenidas de Canaã dos Carajás (PA) – (Fotos: Lima Rodrigues)
Comitiva do Sicampo

Além de famosa por seu potencial mineral (com jazidas minerais de cobre, níquel e ferro), tendo como destaque mundial o Projeto Mineral S11D da Vale, Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, com cerca de 80 mil habitantes, segundo o IBGE, também tem se destacado nos últimos anos com a realização de sua Feira Agropecuária, que movimenta a economia da cidade e região. E com a presença de famílias que vieram no início da década de 1980 de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Ceará e outros estados, Canaã também se fortalece a cada dia no setor agropecuário.

Muitas famílias foram para às portas de lojas e casas para ver a cavalgada passar

A cavalgada realizada neste sábado (31 de agosto) reuniu milhares de pessoas em Canaã dos Carajás e muita gente veio de outras cidades paraenses como Parauapebas, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã, Curionópolis e Marabá. Os hotéis da cidade estão lotados, os bares e restaurantes e salões de beleza estão faturando mais nesse período de ExpoCanaã.  A feira começou neste sábado e termina dia 7 de setembro no espaço de eventos do bairro Ouro Preto. A extensa programação da ExpoCanaã inclui shows, leilões, provas de muares e de Três Tambores, rodeio, exposições culturais, palestras, e a Fazendinha da Secretaria de Agricultura, entre outras atividades.

Muitas famílias foram para as calçadas de lojas e residências para ver cavaleiros e amazonas passarem com suas belas traias e fortes animais. Alguns participantes foram montados em bois.

A Comitiva do Frigorífico Rio Maria marcou presença mais uma vez na cavalgada de Canaã dos Carajás

Cerca de 20 comitivas participaram da cavalgada da ExpoCanaã, reunindo mais de 2 mil animais, segundo a diretoria do Sindicato Rural de Canaã, o Sicampo.

A cavalgada começou às 10h20 da manhã, quando cavaleiros e amazonas saíram da área em frente ao Parque de Exposições, chegaram à principal avenida da cidade, a Weyne Cavalcante e percorreram as principais ruas de Canaã e depois de quase de 3h, com o apoio da Polícia Militar e do Detran, chegaram de volta à área do parque sem nenhum incidente.

Após a cavalgada foi servido um farto churrasco aos participantes. “Matamos 10 vacas para oferecer um grande churrasco ao povo que foi prestigiar a nossa cavalgada”, disse o vice-presidente do Sicampo, Denis da Silva, em entrevista à Rádio Correio, de Canaã dos Carajás.

A Comitiva do Cavalo Mangalarga Marchador mostrou a beleza da raça na cavalgada de Canaã

Repercussão

O presidente do Sicampo, Gilvan da Van, disse que cavalgada deste ano superou as expectativas: “Em 2024, mais uma grande cavalgada aqui em Canaã dos Carajás. Para gente é um motivo de muita alegria estar à frente do Sindicato Rural mais uma vez, e entregando uma das maiores cavalgadas do Pará aos moradores e visitantes da cidade”, afirmou Gilvan em entrevista ao programa Conexão Rural.

Presidente do Sicampo, Gilvan da Van, concedeu entrevista ao programa Conexão Rural

A cavalgada contou com a presença do pecuarista Marcin da Marcovel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Redenção, uma das principais cidades do Pará em se tratando de agronegócio. “Muito boa a cavalgada. O pessoal está de parabéns. Cada dia que passa a cavalgada de Canaã está melhorando mais ainda. Canaã dos Carajás está de parabéns. Parabéns ao presidente do Sicampo, Gilvan da Van, a diretoria e à organização da cavalgada. Parabéns ao pessoal do Frigorífico Rio (PA) que vem participando e trazendo o que é melhor nas cavalgadas, apresentando seus muares premiados no Pará e no Brasil. Com certeza, a ExpoCanaã será uma festa de muito sucesso em Canaã”, destacou Marcin da Marcovel, também em entrevista ao Conexão Rural.

Marcin da Marcovel, presidente do Sindicato Rural de Redenção (PA)

Várias comitivas se destacaram, entre as quais a do Frigorífico Rio Maria, da cidade Rio Maria (PA); a do Cavalo Mangalarga Marchador; do Grupo Umuarama; Filhos do Estradão, Pantanal, e a comitiva Cowboy Fora da Lei.

Umberto Paulinelli e o pai dele, Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, sempre prestigiam a cavalgada de Canaã dos Carajás

“Todo ano tenho que vim a Canaã. Para mim, a cavalgada desse ano foi a melhor de todas. Muita organizado e muita gente. Neste ano, o Sicampo separou os tratores dos animais. E isso é importante, porque é perigoso os tratores pertos dos animais na cavalgada. Foi muito boa a cavalgada. Está de parabéns o presidente do Sicampo, Gilvan da Van, porque não é fácil organizar uma festa desse tamanho”, declarou o pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, um dos maiores apoiadores de provas equestres no Pará.

Após a cavalgada, o Sicampo ofereceu um delicioso churrasco aos participantes da cavalgada

SHOWS

Neste sábado à noite houve shows de Israel Novaes e Jads e Jadson. E neste domingo, 1º de setembro, shows com o DJ Alok e Washington Brasileiro.

LEILÃO NELORE ÁGUA FRIA

Neste domingo (1º), dentro da programação da ExpoCanaã, será realizado, a partir de 12h, no Tatersal Florentino Guirelli, o leilão de touros Nelore PO e bezerros da Nelore Água Fria, da Família Guimarães. Haverá também leilão de Mula de Patrão do Haras Santos Reis.

A COBERTURA DA EXPOCANAÃ 2024 TEM O PATROCÍNIO DO SINDICATO RURAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS (SICAMPO), FRIGORÍFICO RIO MARIA E MARCOVEL VEÍCULOS – REDENÇÃO E PARAUAPEBAS-PA).’

(Lima Rodrigues, de Canaã dos Carajás)