Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Casa Amazônia Nova York leva autoridades e empreendedores brasileiros para debater inovações sustentáveis na Climate Week 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Primeira edição do evento recebeu mais de 600 visitantes em 2023. Crédito: Divulgação

Nessa segunda-feira (23), acontece a segunda edição da Casa Amazônia Nova York, que pretende oferecer um mergulho profundo na riqueza cultural e ambiental da Amazônia. O evento, que estreou na Semana do Clima no ano passado, tem sua segunda edição marcada no moderno Lightbox, escolhido para realçar a proposta imersiva do projeto. Este ano, o tema “Fazer Amazônida” conduzirá os participantes por uma narrativa que entrelaça técnicas ancestrais e inovações contemporâneas, revelando as características do modelo sustentável de manejo do território e de seus produtos, e apresentando um cartão de visitas da sede da COP 30 ao público internacional.

A primeira edição atraiu mais de 600 visitantes e contou com a presença de 40 instituições e palestrantes, como a cantora Fafá de Belém e o governador do Pará, Helder Barbalho. Na edição de 2024, o evento contará com uma série de palestras de alto nível, que mesclarão líderes da administração pública, empresários e pesquisadores do bioma amazônico, compartilhando seus desafios e visões sobre o futuro sustentável da região.

“O grande objetivo da Casa Amazônia neste ano é mudar o foco da narrativa, sairmos de um discurso onde a Amazônia é um local que precisa ser salvo, um local vítima de desmatamento e outras crimes, para um local de excelência, de protagonismo. Apesar de todos os desafios da região, que passa nesse momento por uma seca extrema, temos uma riqueza cultural e de pessoas que o tornam um território de excelência, em diferentes campos, na ciência, no terceiro setor, na cultura, no empreendedorismo”, explica Caroline Rocha, pesquisadora e doutora em direito pela USP e uma das idealizadoras do evento.

Entre os temas que serão discutidos estão bioeconomia, financiamento climático, COP 30, equidade e mercado criativo. “Os temas desta edição foram priorizados de forma a dar um panorama sobre a importância das práticas sustentáveis na região, e como podemos nos inspirar nos povos tradicionais neste sentido. Um dos focos serão os produtos amazônicos, sua bioeconomia, com um olhar sobre o financiamento e as oportunidades que serão trazidas pela COP30”, complementa.

Para sensibilizar os visitantes e proporcionar engajamento entre palestrantes e público, o espaço será transformado em um ambiente imersivo, onde projeções multimídia em 360º destacarão produtos amazônicos. As exibições não apenas mostrarão as práticas tradicionais, mas também a maneira como a modernização e a sustentabilidade mantêm essas técnicas ancestrais vibrantes e relevantes. Cada produto será apresentado como uma obra de arte, refletindo a beleza e a complexidade da região. A experiência será enriquecida por totens interativos com ativação de realidade aumentada e rodas de conversa com produtores, empreendedores e artistas locais, proporcionando um diálogo direto entre o público e as vozes autênticas da Amazônia.

A iniciativa reuniu artistas locais e pesquisadores para mostrar as formas de expressão que surgem da floresta em diversas linguagens. “A Amazônia é um caldeirão, um fervilhão, uma fonte inesgotável de cultura e diversidade. O painel sobre o mercado criativo traz o protagonismo de quem sustenta essa criatividade, que são espíritos de resiliência, espíritos de preservação e espíritos de promoção da cultura amazônica”, acrescenta Rocha.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Instagram oficial do evento: casamazonia.ny

Confira a programação completa:

Painel 1: Bioeconomia Sociobiodiversa. 9h30 (horário de NY).

Participantes: Roberto Waack (Presidente do conselho do Instituto Arapyaú), Joanna Martins (Sócia fundadora da Manioca), Amiraldo Picanço (Presidente da associação comunitária Amazonbai), Mariana Gómez (Alianza Nor Amazónica – ANA) (Gaia Colombia), Francisca Arara (Secretária de Povos Indígenas do Acre).

Moderação: Ana Cláudia Cunha (Co-fundadora da Casa Amazonia e RAC, Diretora da CX US).

Painel 2: Financiamento Climático, 10h30 (horário de NY).

Participantes: Gustavo Luz (Diretor do Fundo Vale), Andrea Azevedo (Diretora do Fundo JBS pela Amazônia), Juliana Tinoco (Executive Coordinator | Socio-environmental Funds of the Global South), Belén Paez (Diretora Executiva da Fundación Pachamama Ecuador), Lise Tupiassu (Professora UFPA e CESUPA).

Moderação: Marcelo Furtado (Diretor de Sustentabilidade Itaúsa).

Painel 3: Oportunidades com a COP30, 11h30 (horário de NY).

Participantes: Puyr Tembé (Co-fundadora da ANMIGA e Secretária de Povos Indígenas do Pará), Mariana Barbosa Cirne (Procuradora-Chefe, Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente – ProNAcliMA, Flávia Bellaguarda (Fundadora da LACLIMA), Ana Rosa (Diretora Executiva do Engajamundo e coordenadora da RCOY 2024), Fany Kuiru (Coordenação Geral, Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), Iris Olivera (Coordenadora, Derecho, Ambiente y Recursos Naturales (DAR) Perú).

Moderação: Caroline Rocha (Cofundadora da RAC | Diretora de Política Pública e Engajamento LACLIMA).

Lançamento do livro “Inquietação de um Brasil Contemporâneo”, 14h30 (horário de NY).

Participantes: Izabella Teixeira (Copresidente do Painel Internacional de Recursos – PNUMA, Ex-Ministra Meio Ambiente), Marcelo Brito (Secretário Executivo do Consórcio dos Governadores da Amazônia), Samela Sateré Mawé (Comunicadora ANMIGA e APIB, ativista ambiental), Francisco Gaetani (Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação), Roberto Waack (Presidente do Conselho do Instituto Arapyaú).

Moderação: Renata Piazzon (Diretora Geral do Instituto Arapyaú).

Painel 4: Educação, clima e equidade na Amazônia, 15h05 (horário de NY).

Participantes: Daniel Nardin (Fundador do Amazônia Vox), Adriana Guimas (Consultora Plantar), Cristieni Castilho (Fundadora e CEO da MegaEdu), Rossieli Soares (Ex-Ministro da Educação e Secretário de Educação do Pará).

Moderação: Anna Penido (Diretora do Centro Lemann).

Painel 5: Mercado Criativo, 16h (horário de NY).

Participantes: Isabelle Nogueira (cunhã poranga do boi Garantido), Monique Galvão (Rare), Daniel Contrucci (Climate Ventures).

Moderação: Cleide Pinheiro (Temple).

Serviço: Temple Comunicação – Assessoria de Imprensa Oficial da Casa Amazônia Nova York. @templecomunicacao | www.temple.com.br

Contato: Renan Araujo –  renan.araujo@temple.com.br

Alan Bordallo – alan.bordallo@temple.com.br