Elaborada por pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), a publicação “O Negócio da Cacauicultura – Guia para o Produtor Rural” trata da melhoria do cultivo do cacau na Amazônia
Quando a cultura e a ciência se unem, o resultado é sempre significativo. Exemplo disso é a cartilha “O Negócio da Cacauicultura – Guia para o Produtor Rural” que será lançada nesta sexta-feira, 11, às 16h, no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço que integra o Instituto Cultural Vale.
Elaborada por pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), a publicação é uma ferramenta de apoio aos agricultores que podem utilizar a pesquisa científica, associada ao conhecimento tradicional, na melhoria do cultivo do cacau na Amazônia.
Para o lançamento da cartilha, estarão presentes membros do ITV, produtores de cacau, estudantes e comunidade local, oportunidade em que serão realizadas apresentações de experiências sobre a produção do cacau e atividades culturais com os alunos da Escola de Música e Dança da Casa da Cultura. O evento marca também a integração entre as equipes que trabalham na pesquisa e desenvolvimento dos territórios onde a Vale atua.
A programação é gratuita, aberta à comunidade, e para mais informações sobre o lançamento da publicação, os interessados podem entrar em contato pelo número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, no bairro Jardim das Palmeiras.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás no Youtube e contará também com tradutor/intérprete de Libras.
Serviço
O quê? Lançamento da cartilha “O Negócio da Cacauicultura – Guia para o Produtor Rural”
Quando? Dia 11 de agosto, sexta-feira, às 16 horas.
Onde? Auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – Rua das Esmeraldas, 141 – Jardim das Palmeiras, Canaã dos Carajás.
Quem pode participar? Toda a comunidade e com entrada gratuita.
Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (94) 99220-3451.
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Tecnológico Vale
Inaugurado há 13 anos, o Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS), instituição sem fins lucrativos mantida pela Vale, atua com foco na geração de conhecimento e valor para a Vale e a Amazônia, a partir do estudo e desenvolvimento de soluções tecnológicas e científicas para os desafios da cadeia de mineração e sustentabilidade nos territórios em que a mineradora está presente.
Com sede em Belém (PA), no coração da Amazônia, o ITV DS é um instituto de pesquisa multidisciplinar. “Nossas pesquisas usam tecnologias de sensoriamento remoto, clima e tempo, mudanças climáticas, perpassando pela biodiversidade do solo, plantas e animais, a genética dessas espécies, e também passando pelas pessoas, com estudos sócios econômicos. Todos esses elementos nos dão uma visão bem completa do ambiente”, destaca o diretor científico do ITV DS, o pesquisador Guilherme Oliveira.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
_____________________________
Contato para imprensa: (94) 9 8117-1249 – Jéssica Borges.