A chapa “Vez e Voz”, liderada pela candidata à presidência do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Marta Ventura, viúva do coronel Ventura, que faleceu em novembro de 2021, realizou uma confraternização na noite de quinta-feira, dia 21 de setembro, na maçonaria localizada na rua alagoas, no bairro juçara.
O encontro reuniu pecuaristas que compõem a chapa “Vez e Voz” e pecuaristas de vários municípios do sul do maranhão. A cerimônia foi conduzida pelo empresário e ex-vereador Hamilton Miranda.
Houve momento de oração com o pecuarista Marcos Alex, que destacou a importância da candidatura de Marta Ventura e da união de todos para a chapa sagrar-se vencedora dia 23 de outubro.
Em seguida vários pecuaristas destacaram a força da chapa “Vez e Voz, também solicitando a união e o fortalecimento da candidatura de Marta Ventura. Discursaram os pecuaristas Raimundo Azueide, que chegou a ser cotado para disputar a eleição do Sinrural, mas não aceitou a indicação alegando decisão da família dele; Paulo Lira, presidente do Sindicato Rural de Açailândia (MA), que também chegou a ser cotado para concorrer à presidência do Sinrural, mas não aceitou, alegando o mesmo motivo, ou seja, família contrária à sua candidatura em Imperatriz; João Barbudo, candidato a vice-presidente na chapa “Vez e Voz”; dona Odice Brige; e Valdir Joaquim de Oliveira – “Valdir Di Paula”.
Dona Marta Ventura chegou a Imperatriz em 1981
E depois falou a pecuarista Marta Ventura, a primeira mulher candidata à presidência do Sindicato Rural de Imperatriz, na história do Sinrural.
Ela é gaúcha de Bagé, chegou a Imperatriz em 1981 como funcionária do extinto Getat-Grupo Executivo de terras do Araguaia e Tocantins, e depois passou a ser funcionária do Incra, com a extinção do Getat. É formada em administração, e tem muito trabalho social realizado em Imperatriz.
O marido de dona Marta, o coronel Ventura, que morreu em novembro de 2021, presidiu o Sindicato Rural de Imperatriz por três mandados consecutivos.
Em seu discurso, Marta Ventura disse que a principal meta como presidente do Sinrural “é combater a invasão de terra, além de fortalecer o pequeno produtor rural e as mulheres no agronegócio”.
Em entrevista ao Conexão Rural, ressaltaram a importância da candidatura de dona Marta Ventura à presidência do Sinrural, os pecuaristas Valber Maia, pecuarista, Frederico Milhomem, a juíza e pecuarista Maria das Graças Carvalho de Souza, Carlos Marques, ex-presidente do Sinrural; Gilvan Barros, empresário, pecuarista e ex-deputado federal; Eric Costa, deputado estadual (PSD-MA), e o pecuarista José Alfredo – “Marcelo”.
A eleição para a presidência do Sindicato Rural de Imperatriz ocorrerá dia 23 de outubro deste ano e o mandado é de dois anos.
A festa de confraternização foi animada pelo músico Miltinho dos Teclados.
Por Lima Rodrigues, de Imperatriz (MA)