Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Câmara aprova tramitação em regime de urgência de projetos que tratam de reajuste salarial dos servidores públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, com base no artigo 236, §2º do Regimento Interno, os pedidos de urgência para a tramitação de cinco propostas legislativas que tratam de reajuste salarial e atualização do auxílio-alimentação dos servidores públicos municipais.

As matérias que passam a tramitar em regime de urgência são os Projetos de Lei nº 50, 51 e 52/2025, de autoria do Poder Executivo, e 55/2025 e o Projeto de Resolução nº 03/2025, ambos apresentados pela Mesa Diretora da Câmara.

Os Projetos de Lei nº 50, 51 e 55/2025 tratam da revisão das remunerações dos servidores públicos do município, contemplando diferentes categorias funcionais.

Já o Projeto de Lei nº 52/2025 propõe a atualização do valor do auxílio-alimentação previsto na Lei Municipal nº 4.531/2013, garantindo um incremento no benefício mensal destinado aos servidores ativos. Assim como o Projeto de Resolução nº 03/2025, de autoria da Mesa Diretora, que também visa aplicar reajustes no auxílio-alimentação dos servidores do Poder Legislativo Municipal, alinhando os valores à política de valorização profissional e à recomposição inflacionária.

Com a aprovação do regime de urgência, os projetos terão prazo reduzido para análise nas comissões parlamentares permanentes da Casa e pela Procuradoria Legislativa Especializada, agilizando sua apreciação pelo plenário. A medida atende à expectativa de valorização dos servidores públicos e à necessidade de garantir reajustes salariais compatíveis com a inflação e o custo de vida atual, segundo justificativas apresentadas pelo Executivo e pela Mesa Diretora. 

Caso a tramitação nas instâncias técnicas seja concluída nos próximos dias, as propostas poderão ser inseridas na pauta da próxima sessão ordinária para votação em plenário.

Texto: Josiane Quintino / Fotos: Renato Resende (AscomLeg 2025)

Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)

Câmara Municipal de Parauapebas