Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Atribuições de professor de música da rede municipal de Parauapebas são aprovadas pela Câmara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O vereador Elias da Construforte foi o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça

O cargo de professor de música da prefeitura de Parauapebas foi criado no ano de 2011, entretanto, na época não foram criadas as atribuições da função. Tendo em vista esta situação, o prefeito Darci Lermen encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 25/2024, que estabelece as atribuições deste docente. A proposição passou por votação na sessão ordinária de terça-feira (2).

“A presente alteração é urgente e necessária, tendo em vista que o cargo em questão foi originalmente criado sem prever devidamente as suas atribuições e especificações, o que pode causar diversas dificuldades para os servidores públicos e para a Administração Pública. Ademais, por definição, as atribuições e especificações são quesitos elementares de qualquer cargo público”, justificou o prefeito no texto da proposição.

Darci Lermen ressaltou ainda que a medida não resultará em aumento de gastos aos cofres públicos, portanto, não foi necessária a realização de estudo de impacto-orçamentário.

Atribuições

O Projeto de Lei nº 25/2024 traz detalhadamente as atribuições do cargo de professor de música em 25 incisos, entre elas destacam-se:

– ministrar aulas de Educação Musical, teoria musical, prática de conjunto e outras disciplinas;

– lecionar aulas de canto, musicalização, prática instrumental e performance, especialmente em áreas de percussão, cordas, sopro e outros;

– ministrar os dias e horas-aula estabelecidos, ensinando o conteúdo de forma crítica e construtiva, proporcionando o desenvolvimento de capacidade e competências;

– participar do processo de elaboração e execução do projeto político pedagógico da escola;

– planejar, executar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento educacional dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades para seu melhor aproveitamento na aprendizagem;

– propor e realizar projetos específicos na área da educação musical, performance e produção técnica;

Tramitação

A proposição foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que teve o vereador Elias da Construforte como relator; e pela Comissão de Educação e Cultura (CEC),  que contou com a vereadora Eliene Soares como relatora.

Ambas as comissões emitiram pareceres favoráveis ao Projeto de Lei nº 25/2024, que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes e, posteriormente, seguiu para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023

 

Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)

Câmara Municipal de Parauapebas