Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Associação sem fins lucrativos de inovação e impacto científico, referência nacional, lança programa que une ciência e empreendedorismo para impulsionar negócios de impacto na Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 Expectativa é formar milhares de cientistas e pesquisadores locais, para fortalecer o desenvolvimento de novos negócios do ecossistema do norte do país
 São Paulo, novembro de 2025 – A Amazônia é hoje um dos maiores símbolos globais de biodiversidade e também um dos maiores desafios para o futuro sustentável do planeta. É nesse território estratégico que nasce o InovaRaízes, iniciativa da Wylinka, associação sem fins lucrativos de inovação e impacto científico , que quer transformar estudantes e pesquisadores da região em protagonistas de soluções capazes de unir ciência, empreendedorismo e impacto socioambiental em larga escala. A iniciativa prepara jovens talentos para desenvolver negócios escaláveis que fortaleçam o ecossistema amazônico e mostrem ao mundo o poder transformador da ciência brasileira.
 Os participantes poderão vivenciar uma jornada prática e imersiva de 10 semanas, com conexões entre ciência e empreendedorismo, passando por uma jornada de capacitação e transformação, com mentorias, workshops e conexões estratégicas.
 “A Amazônia tem conhecimento científico abundante, mas falta o apoio para que tudo isso vire soluções escaláveis e de alto impacto. É exatamente esse cenário que queremos mudar”, comenta Ana Calçado, CEO da Wylinka.
 A Wylinka mantém um olhar atento e dedicado à Amazônia, considerado o próximo polo de ciência e inovação do país. Para se ter uma dimensão, o número de startups agro na Região Norte cresceu mais de 300% em 2023, passando de 26 para 116 iniciativas, segundo o Radar Agtech Brasil 2023, estudo realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens. O dado mostra como o ecossistema de inovação no agronegócio vem se fortalecendo e ampliando sua presença também fora dos grandes polos tradicionais.
 “Com o InovaRaízes, a expectativa é formar milhares de cientistas locais em empreendedorismo, estimular o desenvolvimento de novos negócios e fortalecer o ecossistema amazônico. Por isso, acreditamos também que esta é uma das melhores oportunidades para quem deseja investir em projetos bem estruturados e que entreguem resultados de impactos reais”, finaliza Ana.
 Sobre a Wylinka
 A Wylinka é uma organização sem fins lucrativos que transforma conhecimento científico em inovações para os grandes desafios da sociedade. Desde 2013, conecta universidades, empresas, governos e comunidades para tirar ideias do papel e gerar impacto real. Já capacitou mais de 10 mil pessoas e apoiou mais de 1.800 instituições em todo o Brasil. Reconhecida como uma das 200 organizações de maior impacto social no mundo e entre as 15 melhores do Brasil pela thedotgood, a Wylinka também está entre as três únicas organizações brasileiras presentes simultaneamente em dois rankings globais da entidade, um reflexo do trabalho consistente desenvolvido ao longo de mais de uma década. Ao fortalecer o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, impulsiona o desenvolvimento sustentável do país. Acredita que inovação e conhecimento caminham juntos e que, quando conectados, transformam o presente e moldam o futuro.

Fernanda Araujo Santos – fsantos=piarcomunicacao.com.br@pr-agencia.com