Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aprovada a concessão de títulos de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para quatro personalidades do município

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Vereador Zacarias Marques (PP)

Quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que concedem o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para pessoas com atuações relevantes no município, foram aprovados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (24).

O vereador Zacarias Marques (PP) apresentou o PDL nº 37/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Parauapebas para o repórter policial Ronaldo Modesto Pereira, o “Vela Preta”. Raianny Rodrigues (Pros) propôs a concessão da referida homenagem, por meio do PDL nº 38/2023, para o pastor Antônio Demilton dos Anjos Portela.

O vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou dois projetos: o PDL nº 40/2023, que concede o referido título para Manoel Fernandes, e o PDL nº 41/2023, que concede a honraria para Moacir Bispo dos Santos.

Os quatro projetos foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares presentes em plenário. A entrega das honrarias ocorrerá em sessão solene, a ser realizada pela CMP ainda neste segundo semestre de 2023.

Confira o histórico dos homenageados:

“Vela Preta”

Ronaldo Modesto Pereira, popularmente conhecido como “Vela Preta”, nasceu em Pedreiras (MA). É solteiro e tem um filho de vinte e cinco anos. Trabalha em Parauapebas há vinte anos, inicialmente no Jornal Correio do Tocantins e atualmente no Grupo Correio de Parauapebas. Ele é reconhecido por sua atuação como repórter policial, cobriu fatos relevantes e marcantes na história do município. É extremamente dedicado à profissão, mesmo já tendo passado por dificuldades e enfrentado ameaças.  Além de seu trabalho jornalístico, Vela Preta é evangélico e realiza atividades sociais em sua comunidade.

Antônio Demilton dos Anjos Portela

Antônio Portela chegou a Parauapebas em 1993 em busca de trabalho para sustentar sua família. Casado, ele é pai de sete filhos e tem dois netos. Formado em teologia e acadêmico de Direito, Pastor Antônio é Presidente da Assembleia de Deus Galiléia das Nações, onde se dedica a servir ao próximo, compartilhando seu conhecimento empírico adquirido ao longo de seus 50 anos de vida e oferecendo aconselhamento baseado em princípios bíblicos.

Manoel Fernandes

Manoel Fernandes é natural de São Mateus (ES), casado, pai e avô, tem uma vida dedicada ao bem-estar da comunidade, participando ativamente de ações religiosas da Igreja Católica. Ele se destaca por seu envolvimento em projetos comunitários, programas de caridade e iniciativas sociais, onde oferece não apenas seu tempo, mas também seus recursos pessoais para apoiar os necessitados.

Moacir Bispo dos Santos

Moacir Bispo dos Santos nasceu em Ecoporanga (ES) e é graduado em Engenharia Elétrica. Em meados dos anos 1980 empregou-se na Serra dos Carajás como fiscal Engenheiro de obras. Ao enfrentar dificuldades trabalhistas, teve a iniciativa de criar uma instituição sindical justa.  Estabeleceu parcerias com os trabalhadores e ajudou a unir a comunidade em torno de melhorias trabalhistas e qualificações profissionais. Criou o Sthopa Cidadão, atribuindo à entidade uma visão social e humanitária.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

 

Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)

Câmara Municipal de Parauapebas