Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Alta eficácia no campo: IHARA lança fungicida sistêmico que proporciona maior controle da mancha-alvo e aumenta o rendimento da lavoura de soja

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Comprovado por pesquisadores renomados, SEIV, nova solução IHARA, oferece mais de 90% de eficácia no controle do patógeno, com aumento de até três sacas por hectare na produtividade

A mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola, tem se consolidado como uma das doenças mais prejudiciais à cultura da soja no Brasil. Nos últimos seis anos, sua incidência cresceu 33%, impactando uma área tratada superior a 145 milhões de hectares. O avanço do patógeno é favorecido por períodos de chuva bem distribuída, e em cultivares suscetíveis, pode causar desfolha severa, resultando em perdas de produtividade de até 40%.

Diante desse cenário, o mercado de fungicidas em soja movimenta cerca de USD 3,8 bilhões por safra, evidenciando o investimento crescente dos produtores no controle de doenças. Anualmente, mais de 285 milhões de hectares são tratados, com uma média de 6,20 aplicações de fungicidas por hectare. Especificamente no caso da mancha-alvo, estima-se que 71% das lavouras brasileiras recebam aplicações voltadas ao seu controle, com destaque para o Mato Grosso, onde há 95% de adoção entre os produtores do estado.

Para enfrentar os desafios crescentes no controle de doenças na soja, a IHARA — empresa referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas — acaba de anunciar o lançamento de SEIV, um fungicida que promete revolucionar o manejo da mancha-alvo. Com formulação exclusiva, SEIV combina dois ingredientes ativos de alta performance – protioconazol e metominostrobina -, composição que o diferencia dos produtos disponíveis atualmente no mercado. Sua formulação em suspensão concentrada (SC) maior seletividade,  proporciona efeito fisiológico de folhas mais verdes e saudáveis e oferece alta capacidade de absorção, ampliando o espectro de proteção.

“SEIV chega como uma inovação real para o agricultor brasileiro. É um produto completo, que oferece máxima proteção, alta sistemicidade e potencial máximo de produtividade, garantindo mais soja no campo e maior rentabilidade ao produtor. Estamos trazendo ao mercado a melhor solução para o controle da mancha-alvo e outras doenças foliares da soja”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente de produtos da IHARA, Archimedes Nishida.

Segundo Archimedes, a metominostrobina nunca foi utilizada isoladamente, ou seja, sempre esteve em misturas. “Na formulação de SEIV, esse ativo é aplicado conforme nossa recomendação, com foco em manejo com multissítio, o que garante maior proteção da molécula e eficácia no controle. Isso proporciona uma ação mais prolongada e consistente contra a mancha-alvo. É importante ressaltar que os principais fungicidas hoje utilizados contra essa doença foram lançados há mais de dez anos. SEIV representa, portanto, um diferencial exclusivo da IHARA.”, explica Nishida.

O gerente de produtos reforça ainda que SEIV é o fungicida mais sistêmico do mercado, graças à rápida absorção e elevada mobilidade da metominostrobina na planta. “Essa molécula se distribui amplamente pelas folhas, oferecendo um controle superior. Isso se deve à sua maior solubilidade em água em comparação aos concorrentes, o que garante melhor cobertura foliar e, consequentemente, mais eficácia e produtividade para o agricultor.”

O SEIV também se diferencia por seu amplo espectro de ação: é indicado para aplicações preventivas, mas atua de forma curativa e erradicante. Trata-se de uma solução completa para o manejo integrado de doenças na soja.

Desempenho comprovado: máximo controle, mais soja colhida e maior rentabilidade

Em testes conduzidos por renomados institutos de pesquisa, SEIV demonstrou desempenho superior em relação aos concorrentes, alcançando 95% de eficácia no controle da mancha-alvo e proporcionando um aumento de até três sacas por hectare na produtividade. O produto também possui registro para o controle da ferrugem asiática da soja, com eficácia comprovada de 80% nesse alvo. Já no combate às DFCs (Doenças Fúngicas de Final de Ciclo), o novo fungicida da IHARA apresentou eficácia de 70%.

Segundo o engenheiro agrônomo, pesquisador e sócio-proprietário da empresa Proteplan, Ivan Pedro, as manchas foliares são um grande problema na cultura da soja, assim como a ferrugem. “Ter ferramentas eficazes, que ofereçam espectro de controle e seletividade, faz todo sentido dentro da estratégia de manejo. E a IHARA traz o fungicida SEIV, que, sem dúvida, é uma nova solução para contribuir no controle de doenças foliares na soja, com ênfase na estratégia de rotação de ativos, novos modos de ação e no gerenciamento de casos de resistência.”, enfatiza Pedro.

O pesquisador em Fitopatologia, Marcelo Madaloso, da Madaloso Pesquisas, ressalta que atualmente vêm sendo desenvolvidas formulações à base de protioconazol, em combinações com misturas bastante promissoras. “Estamos falando de uma mistura inédita: protioconazol com metominostrobina. Tenho testado e observado que apresenta excelente seletividade nos manejos de soja. Um ponto importante que contribui para essa seletividade é a formulação SC, que impede que o protioconazol penetre de forma agressiva na folha. Associado à metominostrobina, essa formulação permite a rotação de ativos dentro do manejo, com amplo espectro de controle de doenças e mantendo a seletividade para a cultura. É uma ferramenta muito valiosa, que chega para integrar o sistema de manejo com segurança e eficiência.”, ressalta Madaloso.

“Com o fungicida SEIV, a IHARA reafirma seu compromisso com a inovação no campo, oferecendo ao agricultor uma solução eficaz, moderna e segura para o controle das principais doenças da soja, com mais produtividade e rentabilidade por hectare”, afirma Archimedes.

SOBRE A IHARA

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824