Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Alex Ohana propõe ações de inclusão, segurança viária, fiscalização de barragens e transparência em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cinco proposições foram apresentadas por Alex Ohana (PDT) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (15). As matérias abordaram temas como atenção às pessoas neurodivergentes, segurança viária, informações sobre as barragens da Vale, divulgação da Campanha da Fraternidade e a transparência em contratos da prefeitura.

Atendimento Multidisciplinar para Neurodiversidade

Na Indicação nº 185/2025, Alex Ohana propôs ao Executivo Municipal a criação do Centro de Atendimento Multidisciplinar para Neurodiversidade, com foco na atenção integral às pessoas neurodivergentes em todas as fases da vida e o suporte psicossocial às famílias e cuidadores, especialmente às mães cuidadoras, por meio de atuação articulada entre as secretarias municipais.

Em sua justificativa, Alex Ohana destacou a crescente demanda da sociedade por um espaço público acolhedor e estruturado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, Síndrome de Down, entre outras condições abrangidas pela neurodiversidade. O vereador ressaltou que o centro proposto se diferenciaria por sua abordagem ampla, integradora e articuladora, complementando as iniciativas já existentes no município.

“Não se trata de mais um equipamento, mas de um espaço de referência técnica e comunitária que permitirá a continuidade do cuidado, especialmente na fase de transição da infância para a vida adulta”, explicou Ohana.

A proposta do centro prevê atendimento multiprofissional contínuo (incluindo psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psiquiatria e pedagogia especializada), grupos de apoio para mães e cuidadores, espaços para treinamento da vida independente e inclusão produtiva, laboratório de tecnologias assistivas e um observatório municipal da neurodiversidade. A gestão do centro seria intersetorial, com atuação das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), da Saúde (Semsa) e de Educação (Semed).

Segurança viária

Na área de segurança no trânsito, Alex Ohana pediu ao Poder Executivo Municipal, na Indicação nº 186/2025, a adoção urgente do sistema de área de espera para motos em semáforos municipais, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (alterado pela Lei nº 14.071/20).

Para o vereador, a medida é essencial para “reduzir o número de acidentes nos cruzamentos, dar mais visibilidade aos motociclistas, facilitar a fluidez do trânsito e, principalmente, proteger os condutores mais vulneráveis”.

Ohana ressaltou que a implantação da sinalização da área de espera é simples, de baixo custo e alto impacto, podendo ser aplicada de forma gradual, priorizando vias com grande circulação de motos e com histórico de acidentes. “Trata-se de uma medida urgente e necessária que trará benefícios diretos à mobilidade urbana de Parauapebas e à preservação da vida”, argumentou.

Barragens de rejeito

Preocupado com a segurança ambiental da população, Alex Ohana também apresentou o Requerimento nº 57/2025, no qual requer da mineradora Vale informações e estudos técnicos atualizados sobre a segurança estrutural das barragens de rejeito localizadas no município.

Na proposição, o parlamentar, que é Presidente da Comissão de Mineração, Energia e Defesa do Meio Ambiente da Câmara, demonstrou preocupação com as chuvas e o terremoto que ocorreu no dia 3 de abril em Parauapebas. O tremor foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), com magnitude de 4,3 na Escala Richter.

“O presente requerimento visa resguardar a segurança da população, prevenir eventuais riscos ambientais e garantir a transparência das informações sobre as condições dessas estruturas”, ressaltou. O vereador solicitou relatórios técnicos, planos de contingência, informações sobre inspeções e manutenções, estudos de impacto ambiental e social, e medidas preventivas adotadas.

Campanha da Fraternidade

Na sequência, Alex Ohana propôs, por meio do Requerimento nº 73/2025, a realização de uma sessão solene para a apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2025, que é realizada pela Igreja Católica.

Este ano a campanha abordará a “Fraternidade e Ecologia Integral” com o lema “Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31)” e o seu Ebook COP 30 nas escolas ‘Amigos da casa comum’, por parte da Diocese de Marabá. O pedido do vereador é para que a solenidade seja realizada no próximo dia 21 de maio.

Transparência

Por fim, buscando transparência na gestão pública, Alex Ohana apresentou o Requerimento nº 74/2025, no qual cobrou do Poder Executivo Municipal informações detalhadas sobre a empresa Qualitech Engenharia Ltda., que prestou serviços à prefeitura nos últimos anos.

Na matéria, o parlamentar pediu a relação completa das notas de empenho, cópias das medições das obras e serviços executados, identificação das unidades escolares contempladas com serviços de manutenção preventiva e corretiva, informações sobre contratos, relatórios técnicos e quaisquer outras informações pertinentes para o completo esclarecimento da atuação da empresa junto ao município.

“O presente requerimento visa garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos, bem como o devido acompanhamento e fiscalização das ações da administração municipal, papel essencial do Poder Legislativo”, justificou.

As cinco proposições de Alex Ohana foram todas aprovadas por unanimidade.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025–

Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)

Câmara Municipal de Parauapebas