Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AgroSB inaugura Unidade de Armazenamento em Xinguara-PA e transformará de forma sustentável 8.000 hectares em agricultura até o final do ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A AgroSB, com forte atuação no agronegócio nos municípios de São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte e Xinguara, no Pará, tem metas ousadas para os próximos anos. Até o final de 2025, a empresa planeja transformar 8.000 hectares de pastagens degradadas em áreas agrícolas, com destaque para a plantação de soja. Na segunda safra, 50% da área será destinada ao plantio de milho, integrando a lavoura com a pecuária, possibilitando fazer em uma área 3 safras ao ano agrícola, com Soja, Milho e Boi. O objetivo é converter gradualmente áreas degradadas de pastagens em agricultura, mantendo a pecuária como parte integrante do processo.

Durante a safra 2024/2025, já foram colhidos 35% da produção, com uma produtividade média de 71,6 sacas de soja por hectare. “Temos muitos talhões com produtividade acima de 70 sacas por hectare, alguns acima de 80, poucos acima de 90 e um que passou de 100, especialmente na unidade de Cumaru do Norte”, destacou Cristiano Soares, diretor-presidente da AgroSB. Ele expressou sua satisfação com a produção de grãos das fazendas no Pará durante a cerimônia de inauguração das novas instalações de padronização e armazenagem de grãos da unidade de produção Vale Fértil, em Xinguara (PA).

A unidade de armazenamento foi construída pela Kepler Weber

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, do presidente da Aprosoja PA, Vanderlei Ataídes, do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, diretores da Kepler Weber, representantes de empresas parceiras e produtores rurais da região. Participaram por videoconferência os diretores da Kepler, Diego Wenningkamp e Jean Felizardo de Oliveira.

Compromisso com a Comunidade

“A nova estrutura reforça nosso compromisso com a comunidade de Xinguara, criando oportunidades de emprego e oferecendo uma estrutura moderna e eficiente para processamento e armazenamento de grãos, beneficiando também os produtores locais”, destacou Cristiano Soares em seu discurso. Ele lembrou que, quando Xinguara produzia apenas 300 hectares de soja, a AgroSB confiou no potencial da região e iniciou o plantio de 3 mil hectares. Hoje, a empresa consolida ainda mais a força da região com a inauguração de uma moderna unidade de armazenamento de grãos na Unidade de Produção Vale Fértil.

 Meio Ambiente

Juliana Perez Correa, diretora Jurídica e de Sustentabilidade, afirmou que a AgroSB se compromete com o desmatamento zero, preservando 227 mil hectares de floresta nativa e promovendo a regularização de áreas e a rastreabilidade dos bovinos. “Há muita área de pastagem para ser recuperada no Pará, sempre com preocupação ambiental e social, promovendo o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Juliana Perez Correa, Diretora Jurídica e Sustentabilidade, Cristiano Soares, Diretor-Presidente da AgroSB, Márcio Ferreira, Diretor de Operações, e Fábio Barbosa, Coordenador de Engenharia e Obras

Repercussão

Márcio Ferreira, diretor de Operações da AgroSB, ressaltou que o empreendimento oferece oportunidades não só para a AgroSB, mas também para produtores rurais da região. “Visualizamos o potencial de Xinguara para integrar agricultura e pecuária, e estamos muito otimistas em relação à agricultura no sul do Pará”, afirmou.

Bruno Flores, líder de Implantação de Projetos da Kepler, destacou a satisfação em entregar mais um empreendimento para a AgroSB. “Construímos essa unidade em tempo recorde, com capacidade de recebimento de 240 toneladas por hora e secagem de 180 toneladas por hora”, explicou.

Cleber Lima, coordenador Comercial da Kepler, mencionou o aumento da produção de grãos no sul do Pará e a intensificação da procura por armazéns. “Estamos aumentando nossa atuação no estado do Pará para atender mais produtores rurais”, disse.

Vanderlei Ataídes, presidente da Aprosoja PA, parabenizou a AgroSB pelo investimento em Xinguara. “É uma grande conquista para o município e para o estado”, afirmou.

Joel Lobato, presidente do Sindicato Rural de Xinguara, destacou o potencial da região para a produção de soja e a importância da integração com a pecuária. “Esperamos que este empreendimento estimule os produtores vizinhos a seguir com os investimentos”, concluiu.

A Unidade de armazenamento foi construída pela Kepler Weber

Sobre a AgroSB

A AgroSB é uma companhia de excelência no desenvolvimento de terras, transformando pastagens degradadas em áreas agrícolas sustentáveis e de alto potencial produtivo, com foco na produção de soja, milho e pecuária bovina em sistema extensivo.

Por Lima Rodrigues

Fotos: Assessoria de Imprensa da AgroSB