
A 58ª Exposição Agropecuária de Paragominas (PA) foi aberta na noite de sábado (9) no auditório central do Sindicato Rural, localizado dentro do Parque de Exposições Amilcar Tocantins, onde ocorre a Feira até o próximo domingo, 17 de agosto.
A presidente do Sindicato Rural do município, Maxiely Scaramussa Berganin, agradeceu a presença de autoridades, produtores rurais e convidados e o apoio do Ministério do Turismo, do governo do Pará, da prefeitura municipal e de empresas e instituições parceiras para a realização desta importante feira agropecuária do Norte do Brasil. “A AGROPEC movimenta a economia do município, gera mais de 5 mil empregos diretos, fora os indiretos, atrai mais de 200 mil pessoas para Paragominas, além de aumentar a arrecadação de impostos como o ISS e trazer tecnologia e conhecimento para os visitantes e produtores rurais”, afirmou Maxiely.

Feliz com a realização de mais uma Agropec, Maxiely Scaramussa Bergamin afirmou: “É com imenso orgulho que damos início a mais uma edição dessa Feira que se consolida como um dos maiores eventos do setor agropecuário da nossa região. A AGROPEC é mais do que uma vitrine de negócios e inovação. Ela é um motor de desenvolvimento econômico de valorização da cultural rural e de fortalecimento dos laços entre produtores, empresas, instituições e a sociedade. Este ano preparamos uma programação especial, repleta de conhecimento, oportunidades, experiência e com o melhor que o campo tem a oferecer. Boa feira a todos”, destacou a presidente do SPRP.
Em entrevista ao Conexão Rural, Maxiely Scaramussa, falou sobre a expectativa dos números da AGROPEC 2025. “Esta é uma edição especial: 60 anos de Paragominas e estamos fazendo uma feira com os portões abertos todos os dias, graças ao apoio do Ministério do Turismo, do governo do estado do Pará, da prefeitura de Paragominas, dos vereadores e de empresas parceiras. A AGROPEC oferece cultura, turismo, grandes negócios, entretenimento e inclusão social. O parque de exposições está lotado e a feira movimenta a economia do município. Só no ano passado, a AGROPEC movimentou mais de R$ 800 milhões e neste ano deveremos superar estes números e só de ISS no mês de agosto de 2024 foram gerados R$ 570 mil a mais na arrecadação da prefeitura municipal, sem esquecermos a responsabilidade social”, ressaltou Maxiely.
Autoridades
O evento contou com a presença do ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino, do senador Zequinha Marinho, do prefeito de Paragominas, Sidney Rosa, do prefeito de Dom Eliseu, Silon Gama, do prefeito de Abel Figueiredo, Marcone Lacerda, do deputado estadual Aveilton Sousa, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leonardo Galo, e do vice-presidente, Sandro Marques, do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), Fernão Zancaner, do secretário de Agricultura do município, Rosemiro Ribeiro, secretários municipais, representantes de empresas patrocinadoras, lideranças ruralistas, e produtores rurais da região.

Todas as autoridades e convidados que fizeram uso da palavra durante a cerimônia de abertura da AGROPEC parabenizaram a presidente do SPRP, Maxiely Scaramussa Bergamin e a diretoria do sindicato pela organização de mais uma feira, ressaltando que “o momento é difícil para o agro e não é fácil realizar um evento desta magnitude”.
Para o ministro Celso Sabino, a AGROPEC faz parte do calendário nacional de feiras. “A AGROPEC é uma das feiras mais importantes do Brasil, onde grandes negócios são fechados e há sempre uma movimentação econômica na cidade com hotéis, bares e restaurantes lotados e pessoas de diversos municípios do Pará, de estados vizinhos e até do exterior. Então, o Ministério do Turismo não poderia deixar de apoiar esse grande evento”, afirmou o ministro do Turismo.
O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) disse que Paragominas sempre foi protagonista desses grandes eventos. “Além de volume de recursos e de pessoas, na AGROPEC há a questão da qualidade com grandes expositores e tecnologia em abundância. Isso faz com o que o evento fique mais forte, mais importante e mais pujante. Paragominas representa uma região de alta produtividade do estado do Pará, que tem atraído grandes investidores na área do agronegócio”, destacou o senador paraense.

O prefeito de Paragominas, Sidney Rosa, destacou que “a AGROPEC já é uma feira tradicional, com quase 60 anos de existência e este ano está sendo realizada com os portões abertas para que toda a população possa ter acesso à Feira”. Ele disse ainda que “a prefeitura está aproveitando o evento para reforçar a divulgação de duas importantes campanhas: a do PREVFOGO, de combate às queimadas no município, e do repovoamento do rio Uraim, que nasce a 30km de Paragominas e deságua no rio Gurupi, na divisa com o Pará e Maranhão, ou seja, não permitir em 2 anos a pesca de tarrafa e rede e apenas de anzol, para que o rio volte a ser como antes”.

O prefeito de Dom Eliseu (PA), Silon Gama (UNIÃO), elogiou a presidente do Sindicato Rural de Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin, e sua diretoria pela realização de mais uma grande feira. “A AGROPEC é muito forte economicamente para o Pará. Vamos continuar unidos para que nossa região continue cada vez mais agricultável e forte na agropecuária, gerando desenvolvimento”, disse Silon.

Outro prefeito que elogiou a diretoria do SPRP e destacou a importância da AGROPEC foi Marcone Lacerda (UNIÃO), de Abel Figueiredo (PA). “A presidente Maxiely e sua diretoria estão de parabéns. Como produtor rural sei que o agro vive um momento difícil e reconheço que não é fácil realizar uma feira tão grande como essa, que é forte e muito importante para a região”, destacou Lacerda.

Empresas dos mais importantes segmentos do agronegócio participam da AGROPEC 2025 em Paragominas. A Plantão Rural, revenda de máquinas e implementos agrícolas da multinacional JACTO foi criada há 16 anos e há 15 anos participa da Exposição Agropecuária de Paragominas, de acordo com o proprietário da empresa, Ricardo Carneiro. “A Feira é um ótimo momento para mostramos as novidades do mercado, mostrar o lado social do agronegócio, que o agro não polui, que o agro gera emprego e renda e receita para o país. Na AGROPEC há uma troca de conhecimento e experiência e as pessoas podem conhecer melhor nossos equipamentos e é onde fazemos negócios futuros também”, afirmou Ricardinho, como é conhecido o empresário.

Leilão
No sábado à tarde a Fazenda Guarani realizou mais um grande leilão de bovinos de alta qualidade genética.
À noite, houve shows com Felipe Amorim e com Jú Marques.
CAVALGADA
No domingo (10), foi realizada mais uma grande cavalgada da AGROPEC 2025, com participação de milhares de cavaleiros e amazonas de Parabominas e de outros municípios vizinhos.
E à noite, foi celebrada uma missa e ocorreu o 21º CELEBRAI com show de Ramon & Rafael
A programação da AGROPEC é extensa e até domingo que vem serão realizadas importantes palestras, leilões, provas equestres e a III Expo Regional do Cavalo Mangalarga Marchador, o rodeio da CIA DALLAS, entre outros eventos.
Lima Rodrigues, de Paragominas (PA)
A COBERTURA DA AGROPEC 2025 TEM O PATROCÍNIO DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS (SPRP) – 58ª Agropec – 60 anos de Paragominas – Cultivando o Futuro, Valorizando Nossas Raízes
MERCURIO ALIMENTOS – MAIS SABOR EM SUA VIDA!
APROSOJA – PA
PLANTÃO RURAL – REVENDEDORA JACTO – SOLUÇÕES QUE GERAM RESULTADOS – PARAGOMINAS – PA.
