Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agroindústria tem alta de 2,3% em setembro de 2025, ante o mesmo mês do ano passado, revela o FGVAgro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Essa é a primeira alta após três meses consecutivos de contrações e, apesar do bom desempenho, o resultado só foi suficiente para zerar as perdas do trimestre

São Paulo, novembro de 2025 – O volume de produção agroindustrial registrou expansão de 2,3% em setembro de 2025, ao comparar com o mesmo mês do ano anterior, sendo o primeiro resultado positivo após três meses consecutivos de retrações, é o que revela os dados da pesquisa sobre o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro) do FGVAgro.

A expansão da Agroindústria foi puxada pelos segmentos de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 5,8% no período. Por sua vez, o Segmento de Produtos Não Alimentícios contraiu 1,5%. Na realidade, quando se considera os setores que compõem os segmentos, observa-se que houve uma expansão quase que generalizada. Os únicos setores que não registraram crescimento foram Bebidas Alcoólicas (–6,7%) e Biocombustíveis (–24,4%). A queda do setor de Biocombustíveis foi tão intensa que mais do que compensou as altas nos demais setores do segmento de Produtos Não Alimentícios.

Apesar do bom desempenho no mês, o estudo revelou que foi suficiente apenas para zerar as perdas no trimestre. No acumulado do 3º trimestre, a Agroindústria retraiu (–0,01%) quando comparada com o mesmo trimestre de 2024. Por fim, para que o setor consiga registrar crescimento em 2025, basta que ele acumule uma leve alta de 0,3% ao longo do 4º trimestre frente ao mesmo período do ano anterior. No entanto, dado a evolução observada ao longo do ano, esse desempenho está longe de ser garantido.

Os pesquisadores do FGVAgro explicam que a Agroindústria ainda tem desafios como a taxa de juros elevada, que aumenta o custo de capital e um tarifaço que deteriorou as expectativas do setor. Por outro lado, há um mercado interno aquecido e uma busca por novos mercados para tentar contornar os efeitos adversos ao atrito comercial com os Estados Unidos

Confira a apresentação dos resultados no anexo. anexo 1.pdf

Informações à imprensa:

Insight Comunicação

Tel. (11) 99143-0274 e (11) 99982-8640 

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br

Marina Ciaramello – marina.ciaramello@insightnet.com.br