O evento foi realizado nesta sexta-feira (8) pela Coopa-DF
Cerca de 500 pessoas, incluindo produtores rurais, pesquisadores da Embrapa, representantes de empresas do agro, dirigentes da Emater-DF e da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), participaram nesta sexta-feira (8) do Dia de Campo Competição de Cultivares de Soja, uma prova tradicional e o marco inicial da AgroBrasília, que será realizada de 21 a 25 de maio.
Realizada pela Coopa-DF, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o ensaio é a oportunidade para as empresas apresentarem suas cultivares para os produtores rurais. O evento contou também com o apoio da Embrapa.
Faz parte da competição o tradicional Dia de Campo, quando os produtores podem conhecer de perto o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes, o que auxilia na tomada de decisões para as próximas safras.
Nesta edição, 16 empresas participaram do torneio, quando apresentaram 64 cultivares. O plantio ocorreu no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023. Ao todo, são quase 19 hectares de plantio.
A competição de cultivares é uma das atividades de referência da AgroBrasília, cujos resultados serão divulgados durante a Feira, que ocorrerá de 21 a 25 de maio. A prova é uma oportunidade para que agricultores avaliem o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes.
José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF e da AgroBrasília, disse ao Conexão Rural que o Dia de Campo “é pontapé inicial da maior Feira do Planalto Central, a AgroBrasília, porque temos a chance de avaliar as cultivares de soja que existem no mercado”. Segundo Brenner, “a soja é uma cultura importante para a região do DF e os produtores podem, no Dia de Campo, avaliar qual material será mais adequado para a sua terra”.
AgroBrasília
A AgroBrasília é maior feira tecnológica do Planalto Central, e acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, na BR 251, Km 5, a 60km de Brasília.
Os detalhes em breve no Conexão Rural, há mais de 12 anos a voz do campo na TV.
(Lima Rodrigues, com informações da Assessoria de Imprensa da AgroBrasília).