Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agro & Cia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Gil Reis

Jamaica – furacão atinge agro jamaicano.

Projetada para resistir a ventos de 240 km/h, a granja de ovos que Osbourne Brumley construiu com suas economias de uma vida inteira na paróquia de St. Elizabeth, no oeste da Jamaica, não foi páreo para o furacão Melissa, de categoria 5, informou a Reuters. Na terça-feira, os ventos de Melissa, com velocidades de 298 km/h (185 mph), devastaram o lado oeste da ilha, danificando as instalações da Brumley e matando milhares de galinhas. St. Elizabeth, considerada o celeiro da Jamaica, ficou devastada após a tempestade, que arrasou plantações de inhame, abóbora, batata e mandioca no oeste da Jamaica e causou perdas no gado. Os danos causados ​​pela tempestade suscitaram receios de que o país, com 2,8 milhões de habitantes, onde pelo menos 28 pessoas morreram devido à tempestade, possa enfrentar escassez de alimentos básicos, enquanto os agricultores lutam para se recuperar e replantar.

Irlanda – Ministro vê breve retorno da carne bovina irlandesa ao mercado chinês.

As vendas de carne bovina irlandesa na China foram suspensas no ano passado após a descoberta de um caso de BSE (encefalopatia espongiforme bovina) na Irlanda. O Departamento de Agricultura está progredindo em convencer as autoridades de Pequim de que a carne bovina irlandesa é segura, mas ainda não está claro quando ela poderá retornar ao mercado chinês, disse o secretário de Estado da Agricultura, Timmy Dooley, na sexta-feira. As vendas de carne bovina irlandesa na China foram suspensas no ano passado após a descoberta de um caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) na Irlanda, e não há indícios de que a proibição será suspensa em breve. “Do nosso ponto de vista, estamos livres da BSE”, disse o Sr. Dooley ao The Irish Times.

Reino Unido – desenvolve porco resistente à peste suína clássica.

Cientistas britânicos criaram um, utilizando tecnologia de edição genética. A descoberta pode trazer benefícios para outros animais de criação, pois o vírus que causa a peste suína clássica é semelhante ao patógeno responsável pela diarreia viral bovina em bovinos. “A mesma edição genética poderia, teoricamente, ser aplicada a outras espécies de animais de criação, oferecendo uma proteção mais ampla contra doenças”, afirma o comunicado da Universidade de Edimburgo que divulgou a descoberta. Os cientistas de Edimburgo, que colaboraram com a empresa de genética animal Genus e outros pesquisadores europeus, fizeram sua descoberta ao se concentrarem em um grupo de vírus chamados pestivírus e em como eles interagem com as células de porco.

França – retoma exportações de gado vivo.

França anunciou a retomada das exportações de gado sob condições sanitárias controladas. No mês passado, o Ministro da Agricultura francês introduziu uma proibição à saída de todo o gado da França continental para evitar a propagação da dermatite nodular contagiosa (DNC). Desde 18 de outubro de 2025, “medidas rigorosas, mas necessárias” estabilizaram a situação sanitária no país, afirmou a Ministra da Agricultura, Agroalimentação e Soberania Alimentar, Annie Genevard, em uma atualização recente. O Ministério da Saúde afirmou que não foram declarados novos surtos fora das áreas regulamentadas, o que confirma a eficácia da estratégia de saúde na França e dos protocolos implementados.

Nigéria – estado proíbe movimentação de aves.

O governo do estado de Taraba impôs uma proibição imediata à movimentação de aves e produtos avícolas para dentro e para fora das áreas de governo local de Ibi e Wukari, após a confirmação de um surto de gripe aviária no estado. O Comissário para Agricultura e Segurança Alimentar , Professor Nicholas Namessan, anunciou a medida no fim de semana durante uma coletiva de imprensa em Jalingo. Representado pelo Diretor de Serviços Veterinários, Dr. Francis Nathan, o comissário afirmou que a decisão foi tomada para conter a disseminação do vírus altamente contagioso, que representa riscos significativos tanto para aves quanto para humanos.

Coreia do Sul – inicia exportação de carne para Singapura.

A Coreia do Sul iniciou oficialmente a exportação de carne bovina e suína da Ilha de Jeju para Singapura, após um acordo firmado durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Gyeongju, província de Gyeongsang do Norte, na semana passada. O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais anunciou no domingo que as exportações de carne suína e bovina congeladas podem começar imediatamente, marcando um marco para os produtos pecuários coreanos. A decisão foi tomada depois que as autoridades de Singapura inspecionaram matadouros e instalações de processamento em Jeju, em agosto, e aprovaram os padrões de higiene e quarentena da Coreia.

Gil Reis