
A Falker, empresa brasileira referência em tecnologia para agricultura de precisão, apresenta na Agrishow 2025 o Novo SoloDrill — nova geração do seu amostrador hidráulico de solo, com melhorias estruturais e operacionais em três pilares principais: mais eficácia na amostragem (15% mais leve), mais conforto para o operador e mais segurança na operação (nova carenagem traseira protege a unidade hidráulica, reduz o ruído durante a operação e melhora o conforto térmico para o operador). Além disso, mantém a robustez e simplicidade que tornaram o SoloDrill um dos equipamentos mais confiáveis do mercado nacional.
Com reduções de 20 kg no peso e 10 cm na largura, o centro de gravidade do Novo SoloDrill foi deslocado para mais próximo do meio do veículo, melhorando significativamente a dirigibilidade e o equilíbrio do conjunto em movimento.

“Equipamento confiável, simples de operar e de fácil manutenção, o Novo SoloDrill foi especialmente projetado para a realidade da agricultura brasileira. A torre de amostragem continua sendo um diferencial, garantindo que o solo coletado não sofra contaminação ou perda durante o processo”, destaca Eduardo Aloísio, Gerente Comercial da Falker.
“Os agrônomos, produtores e consultores são os verdadeiros protagonistas da agricultura de precisão. Eles nos mostram o que funciona, o que pode melhorar e onde há espaço para inovação. O Novo SoloDrill é o resultado desse diálogo constante com quem está na linha de frente do agro”, complementa Aloísio.
Os visitantes da Agrishow 2025 podem conhecer o equipamento no estande da Falker, na Arena de Soluções Agro. Estão programadas demonstrações técnicas e explicações sobre suas principais funcionalidades.
Outra novidade da Falker na Agrishow é o SoloFlux, que mede o fluxo e calcula condutividade hidráulica do solo saturado. O equipamento é resultado de trabalho conjunto entre a Falker, a Embrapa Solos (RJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O novo equipamento tem potencial de incrementar a medição de parâmetros físicos relacionados ao comportamento da água no solo, impactando questões agronômicas e de infraestrutura urbana.
Medir a permeabilidade da água no solo é importante para descrever a capacidade de drenar e redistribuir a água que infiltra no solo. SoloFlux automatiza a aquisição, transmissão e leitura de dados, registrando os fluxos de água no tempo que permitem calcular a condutividade hidráulica saturada do solo. Essas informações são transmitidas via aplicativo e sistema web, com sincronização e armazenamento na nuvem, display gráfico e comunicação via USB e Bluetooth para leitura remota dos dados de solos.
Outro diferencial é que ele é digital e 100% nacional, substituindo os aparelhos analógicos importados, que necessitam de um operador especializado para cada equipamento em uso para anotar os dados de fluxo a cada um ou três minutos, dependendo do solo.
Com design voltado exclusivamente para as demandas da agricultura de precisão e desenvolvimento 100% nacional, a Plataforma Elétrica para Agricultura de Precisão foi concebida pelo setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Falker para estabelecer um novo patamar de eficiência, sustentabilidade e inteligência no campo.
O veículo elétrico é o primeiro do país em sua categoria: multifuncional, totalmente elétrico, conta com sistema disruptivo com quatro motores instalados diretamente nas rodas e foi desenvolvido para aplicações agrícolas, com foco exclusivo na realidade do campo brasileiro.
“O agro brasileiro tem desafios únicos, que não são atendidos por soluções adaptadas de outros contextos. Por isso, estamos desenvolvendo uma plataforma do zero, com estrutura, potência, dimensões e sistemas embarcados pensados especificamente para a agricultura de precisão”, afirma Alexandre Andreoli, gestor de Inovação da Falker.
Movido a energia elétrica, o veículo é silencioso e livre de emissões. A plataforma foi projetada para ter autonomia suficiente para um dia inteiro de operação em campo, com recarga prevista a partir de tomadas simples de energia elétrica, usuais em qualquer propriedade agrícola. A implantação de fontes de recarga solares também faz parte dos estudos do veículo-conceito.
A viabilização do projeto foi possível graças ao apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que permitiu à Falker reunir uma equipe multidisciplinar e investir em uma solução de alto grau de originalidade e complexidade.
“Queremos que essa plataforma vá além de um veículo: ela será um robô agrícola inteligente, ampliando a capacidade de monitoramento no campo e gerando dados com uma granularidade inédita. Isso permitirá decisões mais precisas, sustentáveis e rentáveis”, projeta Andreoli.
Fernanda Souza – Texto Comunicação Corporativa – SP |