Equipe já está trabalhando no projeto de comunicação do maior movimento que visa aproximar a cidade do campo e construir a marca do setor
Após o lançamento para o mercado do Projeto Marca Agro do Brasil, o grupo de trabalho anuncia as agências que consolidarão todo o planejamento do projeto, que tem como objetivos despertar os sentimentos de admiração e tornar o Agro em uma paixão nacional. Foram selecionadas seis agências para o desmembramento prático de ações on-line, off-line e relacionamento com jornalistas.
A escolha das agências passou por um rigoroso processo de concorrência distribuído em três etapas. A banca de avaliadores foi composta por Diretores e Conselheiros da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), jornalistas especializados em marketing e no Agro e profissionais de entidades que atuam no setor. Entre os critérios de seleção das agências estavam o entendimento e atendimento ao briefing enviado, a originalidade das soluções, a criatividade e a visão de médio e o longo prazos para a construção e consolidação da marca Agro do Brasil.
“Desde a sua concepção, o Projeto Marca Agro do Brasil foi pautado pela transparência e preocupação técnico-científica para entendermos como o Agro deve se comunicar com a sociedade urbana. E não poderia deixar de ser diferente na decisão das agências que trabalharão conosco, que mostraram durante todas as etapas, boa estrutura, ética e criatividade. Estamos muito entusiasmados em tê-los no nosso grupo de trabalho para transformarmos o Agro em uma paixão nacional”, avalia o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, mentor do Projeto Marca Agro do Brasil.
Conheça as agências
O planejamento estratégico, a criação do conceito criativo e a campanha de propaganda ficou a cargo da RV Mondel. “Ver o Projeto Marca Agro do Brasil ser lançado é presenciar a consolidação de um trabalho árduo que demandou quase cinco anos de dedicação, nos quais, nós da RV Mondel, nos orgulhamos em termos participado e de estarmos presentes. Esse é um projeto fruto de um planejamento muito bem estruturado e que teve como base de trabalho a pesquisa ‘Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro’, o maior e mais completo estudo que avaliou e entendeu os sentimentos da população a respeito do Agro do seu país. Estamos muito empolgados e certos de que, juntos, todos a uma só voz, tornaremos o Agro uma grande paixão nacional”, projeta Isabel Araújo, Gerente de Planejamento da RV Mondel.
A agência Babushka será responsável pelo conteúdo e pelas campanhas para os meios digitais. “Somos a agência digital da Marca Agro do Brasil. Depois de vencer uma concorrência entre importantes agências brasileiras, a Babushka foi escolhida para ser a responsável por trazer para o ambiente digital a paixão pelo que é produzido no campo. Chegar a um público mais amplo, promovendo educação, conexão e orgulho pelo setor são alguns dos desafios que abraçamos. Nossa relação com o campo vem sendo fortalecida nos últimos anos pela parceria com clientes muito fortes que atuam no setor e da relação deles com produtores e produtoras rurais. Falamos diariamente sobre o agro que gera energia, alimenta as pessoas e movimenta a economia. É uma grande alegria poder levar esse universo para ainda mais pessoas, de forma qualificada, humanizada e baseada em estudos”, declara Carol Andreis, sócia-fundadora da Babushka.
O Projeto Marca Agro do Brasil também terá ativações de live marketing em diferentes ambientes e a estruturação de projetos culturais que estarão no comando da VIV Experience. “Nós, da VIV Experience, estamos muito felizes em participar de um projeto dessa magnitude. Iremos organizar todas as ações de live marketing para a divulgação da Marca Agro do Brasil, englobando uma variedade de atividades, como eventos interativos em escolas, stands informativos e promocionais em shoppings, além de concursos culturais destinados a diversos públicos. Essas iniciativas permitirão não apenas apresentar os valores e a qualidade da Marca Agro, mas também envolver e engajar diferentes segmentos da população. Dessa maneira, conseguiremos demonstrar toda a expertise da VIV, atuando de maneira integrada e eficiente em todo o território nacional, alcançando e impactando milhões de pessoas”, projeta Guto Rodrigues, Diretor Executivo.
A Hay Produtora será a agência que irá liderar as produções dos filmes e comerciais do movimento de comunicação. “Estamos muito orgulhosos pela Hay Produtora integrar esse grupo. Um time de feras que conduzirá um Projeto que chegou na hora certa, de alcance tão social e de forma democrática para todos os brasileiros. Apresentar todas as informações sobre o agronegócio, que coloca o Brasil como referência na segurança alimentar do mundo e assumindo a posição de maior exportador de commodities, certamente será motivo de orgulho para todos. Será através desse grande projeto que a população poderá ter acesso às histórias de sucesso do campo, que hoje representa a maior riqueza do país. Nós cuidaremos de honrar as expectativas, empregando a mais alta tecnologia em produção de comerciais e filmes, comenta o Diretor Itagiba Cobra.
A trilha sonora dos comerciais, programetes, spots para o rádio e o jingle da campanha ficará a cargo da Lua Nova. “Acreditamos no Agro do Brasil, uma das mais importantes molas propulsoras da nossa economia. Entendemos que este momento é crucial para que possamos avançar, ainda mais, na implementação de uma marca respeitada no Brasil e no mundo inteiro. A música tem, reconhecidamente, o poder de criar conexões, principalmente emocionais entre marcas e pessoas. Faz parte da nossa expertise a construção de marcas fortes e estamos certos de que a música, o som e o áudio têm uma importância vital para que isso se efetive. Acreditamos no Projeto Marca Agro do Brasil e entendemos que ele é mais do que oportuno e necessário: é obrigatório. E, claro, será um prazer para nós, da Lua Nova, poder contribuir. Temos ajudado a criar e construir grandes marcas ao longo dos 43 anos de existência de nossa empresa. Nosso time está mais do que motivado e muito entusiasmado”, declara o sócio-fundador Thomas Roth.
Já a assessoria de imprensa e o relacionamento com os jornalistas estão a cargo da Vira Comunicação. “Estamos extremamente entusiasmados em dar as boas-vindas ao Projeto Marca Agro do Brasil como nosso mais novo cliente de assessoria de imprensa aqui na Vira Comunicação. O Projeto Marca Agro do Brasil pretende ser um movimento revolucionário dentro do setor, e estamos honrados em ter a oportunidade de trabalhar com esta iniciativa que compartilha paixão, inovação e excelência. Acreditamos que nossa parceria fortalecerá a presença no mercado, promovendo suas ações e conquistas de maneira estratégica e impactante. Estamos ansiosos para esta jornada juntos e alcançar grandes resultados”, comenta Leonardo Pichonelli, Head de Desenvolvimento de Projetos e Negócios na Vira Comunicação.
Sobre o Projeto Marca Agro do Brasil
Com o objetivo de transformar o Agro em uma paixão nacional, o Projeto Marca Agro do Brasil foi baseado em dados e pesquisas para entender o sentimento do brasileiro sobre o setor e como ele pode direcionar as melhores mensagens para a comunicação. O ponto de partida são os insights revelados pela pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos a Uma só Voz, que abordou 4.215 pessoas. De todos os extratos, 33% mostram-se distantes do Agro, sendo que 51% desse grupo são jovens com idade entre 15 a 29 anos e com tendência a boicotar o setor. Por meio de uma capilaridade de ações de comunicação on-line e off-line, o projeto irá dialogar com todas as camadas sociais, mas tendo como foco o público neutro.
Contato para pautas
Marcos Araújo – marcos.araujo@viracomunicacao.com.br – Vira Comunicação – contato@viracomunicacao.com.br